sábado, 4 de abril de 2020

Homenagem ao Tribuna – um periódico por excelência



 Homenagem ao Tribuna – um periódico por excelência

Há 14 anos destacando fatos regionais e documentando a história amapaense.


Por Pedro Velleda
Quando inquirido por meu Rei (forma atenciosa a que me refiro ao editor-chefe) a compor uma menção ao (no modesto entendimento deste articulista) mais credível jornal destas bandas, o vultuoso Jornal Tribuna Amapaense, ao qual tenho sustentado uma relação prestativa, desde o início do ano 2010 até os dias atuais, senti uma indócil e gravame sensação.
Falar do Tribuna é referenciar um grande comunicador e amigo, o incomparável jornalista Roberto Gato, que depois de se destacar nos gramados da vida, como exímio jogador de futebol, descobriu a afinidade de bem comunicar-se.
Um intrépido descendente de negros e portugueses, de olhos azuis e gateados, que começou a revelar seu dom jornalístico no rádio, televisão e impressos até criar o seu próprio jornal, em 2006, o ‘Tribuna Amapaense’, alimentando sua ânsia de informar a sociedade, o que até hoje faz com maestria e credibilidade.
Nesse preâmbulo, sobre o Tribuna Amapaense, não poderia deixar de mencionar outro craque na arte das palavras, o já referido na inicial deste meio-artigo, o querido amigo jornalista e professor Reinaldo Coelho, peça importantíssima nesse xadrez informativo.
Pois bem, o intuito é homenagear o Jornal Tribuna Amapaense por seus 14 anos de existência. De forma que o faço recordando a trajetória dos informativos impressos desde os tempos monárquicos, que garantiram a circulação de ideias, notícias e publicações, censuradas à época, abrindo espaço para a crítica e o desenvolvimento da imprensa nacional.
Como tais, o Tribuna vem fazendo o seu papel, tipografando a história do Amapá, interagindo com o cotidiano da capital e adotando padrões que tem orientado o desenvolvimento político e econômico deste Estado.
Difundir as letras e as ideias, através das notícias publicadas em suas centenas de edições.
E assim tem sido, em meio as dificuldades, peculiares nesse métier, com a diferença de preço de produção, de lucro e de consumo que as plataformas impressas e digitais, hoje, apresentam. Por isso, o fato de estar limitado a produção de notícias no meio digital, que praticamente não exige investimentos financeiros, em meio a concorrência e a crise econômica que o país vive, o que afeta diretamente os jornais impressos.
A internet revolucionou a informação em segundos, obrigando os jornais a terem qualidade para sobreviver, com atualizações diárias, destacando, preferencialmente os fatos regionais. Justamente o que tem feito, atualmente, o Tribuna, em sua ‘fanpage/blog’.
Parabéns TRIBUNA AMAPAENSE, Gato, Reinaldo, Jamile, e todos os que preenchem as páginas deste Premiado Jornal.
Que voltem as edições impressas, o leitor vai agradecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...