quinta-feira, 16 de abril de 2020

SAÚDE EM FOCO - A IMUNIDADE, PREVENÇÃO E PLANTAS MEDICINAIS


   A IMUNIDADE, PREVENÇÃO E PLANTAS MEDICINAIS

UNHA DE GATO





       O Sistema de Defesa ou Sistema Imunológico é considerado um dos mais complexos e fascinantes do corpo. São recentes as descobertas para a compreensão do sistema imune e as maneiras para estimulá-lo.    
       Muito está se falando, em função da pandemia de Covid19, da necessidade de fortalecer o sistema imunológico, pois é ele que defenderá o corpo diante das infecções importunistas e regula o processo inflamatório. Temos outros fatores como o sono, a alimentação equilibrada, mas vamos falar sobre o uso de suplementos no apoio imune.
      Enquanto a Naturopatia avançou nesse sentido, o sistema de saúde oficial prendeu-se no conhecimento exclusivamente cientificista, colocando à margem a contribuição da Medicina Natural. No tratamento da Covid19 a China usou a Medicina Tradicional Chinesa.
          O sistema imunológico é a nossa autodefesa, presente no nosso próprio corpo, nos vasos linfáticos, timo, baço, amigdala, adenoides e linfonodos, intestino, nas células do sangue (linfócitos, neutrófilos), nas células especializadas (macrófagos, mastócitos).
        O timo é a principal glândula do sistema imune, que regride com o envelhecer. Localiza-se no tórax, próximo e ao coração. É responsável por várias funções imunes, inclusive a produção de linfócitos T, na resistência à infecção (bactérias, fungos, leveduras, parasitas e vírus) e no combate a células cancerosas e alergias.  
        Produz timosina e timopoietina, cujos baixos níveis no sangue estão relacionados à baixa resistência e maior suscetibilidade à infecção.
        Para despertar o sistema imune precisamos ingerir nutrientes antioxidantes e suplementar nossa alimentação para podermos nos contrapor aos fatores que causam involução exagerada do timo: estresse, radiação, infecção e doenças crônico-degenerativas.           
 SUPLEMENTOS E IMUNIDADE.
          Os antioxidantes como Vitamina C, Vit. E, selênio, zinco e betacaroteno podem evitar a regressão do timo e ampliar a ação dos órgãos de defesa do corpo, antes citados.
        Vários minerais, vitaminas e plantas medicinais possuem essa capacidade de ampliação de nossa resistência.
         VITAMINA C: o homem é incapaz de sintetizar essa vitamina, que deve ser sempre reposta. A sua deficiência aumenta o risco de infecções virais, níveis mais altos de colesterol, doenças coronarianas e câncer, além de reduzir a resistência ao estresse.
         VITAMINA E: estudos indicam que quem tomava essa vitamina ou comia alimentos ricos dela, morriam menos e tinham maior longevidade. Os centenários possuem níveis altos de Vita E no sangue.
        O ZINCO é o nutriente crítico para a imunidade, na estimulação das células de defesa, linfócitos T e produção de anticorpos. Atua contra o crescimento de vários vírus, como o rinovírus (gripes) enteroviroses (diarreia viral).  O SELÊNIO é outro antioxidante formador de enzimas contra o câncer. Está presente nos grãos, amêndoas e castanhas, como a de caju e castanha-do-brasil.
       PLANTAS MEDICINAIS QUE ESTIMULAM A IMUNIDADE. 
       EQUINÁCEA (E. angustifólia). Planta  importante para estimular o sistema imune, atuando na ampliação da função dos macrófagos, presentes no baço, no fígado, na pele, no intestino, nos linfonodos (as ínguas).  Eles fagocitam (engolem) partículas bactérias, fragmentos celulares e células cancerosas.   
       ALCAÇUZ (G. glabla), que ativa a função do timo, atuando na produção de anticorpos, como interferon, com atividade antiviral potente.
       HIDRASTE (H. canadensis). Atua como um poderoso antibiótico natural, ativando o baço, aumentando o suprimento sanguíneo, promovendo a liberação e ação dos macrófagos. Entre as plantas amazônicas imuno-estimulantes, antivirais e antibacterianas, temos o PAU D’ARCO ou IPÊ-ROXO (Tabebuia sp) e a UNHA-DE-GATO (U. tomentosa). 
      Mais recentemente a AROMATERAPIA está indicando os óleos essenciais, como o mix protetor ON GUARD (cravo, canela, alecrim, eucalipto, laranja) na ativação da imunidade, com uso antimicrobiano, antifúngico e antiviral.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...