terça-feira, 9 de junho de 2020

Embrapa participa da programação Junho Verde no Amapá

Embrapa participa da programação Junho Verde no Amapá


Chefe-geral da Embrapa Amapá vai falar sobre o ZEE do Amapá e Gestão Ambiental



Como parte da programação Junho Verde 2020, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amapá (Sema), alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o chefe-geral da Embrapa Amapá, Nagib Melém, vai apresentar a palestra on line intitulada “Zoneamento Ecológico-Econômico  do Amapá e Gestão Ambiental”, a partir das 9 horas (horário de Brasília) desta terça-feira, 09/06, por meio do link https://doity.com.br/junho-verde.
A programação Junho Verde 2020 se estende até 30 de junho, tendo como tema central “As Boas Práticas no Uso dos Recursos Ambientais para o Desenvolvimento com Sustentabilidade”. Compõem-se de palestras, mesas-redondas e fóruns. Traz ainda atividades em stands virtuais - voltados para empreendimentos - e o Click Ambiental, uma seleção de fotografias aberta para o público geral.

O que é o ZEE

O ZEE será um instrumento para licenciamentos e investimentos do Governo do Estado, de investidores privados, órgãos de pesquisas, e outros segmentos nos meios rural e urbano. Em linhas gerais, o Zoneamento vai ordenar oficialmente o território do Amapá, contemplando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Atualmente o trabalho de campo está suspenso, devido às medidas restritivas de aglomeração determinadas pelas autoridades de saúde para combate à pandemia do novocoronvírus, mas prosseguem as atividades quem podem ser executadas em regime de home oficie. Os trabalhos do ZEE foram iniciados em dezembro de 2019 e com previsão de entrega para junho de 2022, e este período de suspensão de trabalhos de campo deverá ser compensado após a crise.

Na primeira fase foi elaborado o planejamento, ampliando a participação de várias instituições que atuam nos temas do ZEE, que são fauna, flora, solos, socioeconomia, patrimônio cultural, entre outros. Na segunda fase será feito o diagnóstico dos temas, quando as equipes vão a campo. Estão previstas para 2022 uma série de audiências públicas em municípios polos do Amapá. Na última etapa, o projeto do ZEE do Amapá deverá ser enviado em forma de Projeto de Lei do Executivo Estadual para ser apreciado e votado na Assembléia Legislativa.

Base Cartográfica do Estado do Amapá

O ZEE proposto para o Amapá será realizado em escala 1:250.000, elaborado segundo as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente para zoneamentos estaduais. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente já entregou a Base Cartográfica do Amapá ao pesquisador Sérgio Tosto, responsável pelas atividades no âmbito da Embrapa Territorial. Trata-se de uma plataforma de dados georreferenciados de todo o território estadual, elaborada pelo Exército.

O projeto do ZEE do Amapá é viabilizado por meio de um contrato de prestação de serviços entre a Embrapa, Governo do Amapá (contratante) e a Fundação Eliseu Alves (FEA). A coordenação deste projeto é formada pelo chefe-geral da Embrapa Amapá, Nagib Jorge Melém Junior; pelo técnico da Secretaria Estadual de Planejamento, Hebson Nobre; e pelo pesquisador do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), Aristóteles Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...