BENÇA, MÃE! BENÇA, PAI!
A preciosa bênção dos pais
Reinaldo Coelho
No meu tempo de criança, tomar a bênção dos pais, assim como dos avós, dos tios, dos padrinhos e até simplesmente das pessoas idosas, era costume obrigatório, quase sagrado, em todas as famílias. Pirralho nenhum saía pra escola ou chegava ou ia para a cama ou se levantava de manhã sem dizer bença pai, bença mãe.
Quando eu era criança, estava acostumado a pedir a bênção aos meus pais (AVÔS) a qualquer hora que saísse ou chegasse em casa. Era um apressado “bênça, VÓ!”, bênça, VÔ!”,” tão apressado que quase não se ouvia a resposta. Todos nós, quando crianças, estávamos tão acostumados a pedir a bênção dos pais que, quando saíamos sem ela, parecia-nos que faltava algo à nossa segurança ou ao sucesso de nossos planos.… Ao menos quatro vezes por dia eu e meus cinco irmãos pedíamos a bênção a nossa mãe: ao acordarmos, ao irmos para a escola, ao voltarmos da escola e ao nos deitarmos.
Meus avós tiveram um filho, e criaram dois netos, eu e minha irmã Maria das Graças, que sempre vi pedindo a benção todos os dias e assim cresci, peço a benção até hoje, para minha tia, a Tia Iranilde, seja por telefone ou olhando em seus olhos. Cresci também amando e respeitando meus tios, e as pessoas idosas, a quem também pedíamos a benção, conhecidos ou não.
Depois fui morar com minha mãezinha, e passei a praticar essa sagrada rotina, juntamente com meus irmãos. E o que a gente sentia de mais forte ao pedir bênção à mãe, no nosso caso, que somente tínhamos ela como pai e mãe, era o que vinha em seguida, quando ouvíamos o “Deus te abençoe”. E a nossa mãe Zoraide, além de abençoar, nos deixava na porta de casa e ficava nos olhando até sumirmos. Era uma maneira de ficar velando pelos filhos e orando pela nossa segurança.
O “Deus te abençoe” de nossa mãe era uma frase que penetrava nos nossos corações, não como um simples pedido a Deus para nos abençoar. Soava, em verdade, como a celebração de um contrato, de uma comunhão da nossa mãe com o grande Pai nosso. A bênção do pai ou da mãe representa sucesso e felicidade para o resto da vida. E não havia cláusula de anulação. De acordo com a jurisprudência das Escrituras, abençoou, estava abençoado.
Hoje, passados os anos, tenho profunda consciência da importância da bênção dos pais na vida dos filhos. É a Sagrada Escritura que nos alerta sobre a necessidade dessa bênção. Toda a Bíblia está repleta de passagens indicando a importância que Deus dá aos pais na vida dos filhos. Os pais são os cooperadores de Deus na criação dos filhos e, dessa forma, são também um canal aberto para que a bênção divina chegue a eles [filhos].
Infelizmente, muitos pais já não sentem a prerrogativa de que Deus lhes deu para educar formar e abençoar os filhos. Muitos já não acreditam no poder da bênção paterna e nem mesmo ensinam os filhos a pedi-la. O Senhor quis outorgar aos pais o direito e o poder de fazer a Sua bênção chegar aos filhos. É a forma que Deus usou para deixar clara a importância dos genitores.
BENÇÃO MÃE!
DEUS TE ABENÇOE, MEU FILHO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário