sexta-feira, 11 de setembro de 2020

PARABÉNS! RDM - RÁDIO DO POVO COMPLETA 74 ANOS

Difusora Macapá - Página inicial | Facebook        PARABÉNS!

 

RDM - RÁDIO DO POVO COMPLETA 74 ANOS  

 





 

Reinaldo Coelho 



E para comemorar mais ano da “Radio do Povo”, foi oferecido um café da manhã, a oito personalidades ligados a RDM e aos servidores. De acordo com o Diretor-presidente Jornalista Roberto Gato. “Os festejos deste ano ficaram restritos a poucas pessoas, devido a pandemia, para evitar aglomerações, restringimos a homenagear profissionais da comunicação que contribuíram para a grandeza da Rádio Difusora de Macapá.” á exatos 74 anos, no dia 11 de setembro de 1946, a Rádio Difusora de Macapá (RDM) AM 630, iniciava sua história no Amapá. Hoje, conhecida como a “Rádio do Povo”, a emissora mostra-se cada vez mais forte e segue a tendência do mundo digital.  


Jornalista Eraldo Trindade

j
 Segundo o jornalista Roberto Gato, a intenção é, com o evento, aproximar as personagens históricas que passaram pelos microfones da RDM e mesmo que os ouvintes não pudessem ser recebidos na sede da pioneira do rádio, como estão acostumados. Mas, se sintam prestigiados diariamente com nossa programação que são a eles direcionados.” 


O diretor da RDM continua “Nós temos um público que gosta de estar próximo à emissora. Por isso, optamos em realizar uma programação diretamente com a participação dos nossos ouvintes e esse festejo sempre teve suas presenças. Mas, temos de cuidar da saúde de nossos ouvintes”, declarou. 


Tribunal de Justiça do Amapá on Twitter: "Nesta edição do programa Bate  Papo com a Imprensa também estão presentes os jornalistas Reinaldo Coelho,  Aníbal Sérgio, Cley Sam e Roberto Gato. #BatePapoComAImprensa…  https://t.co/RTvynT0soY"


A cerimônia simples mais cheia de história, teve uma decoração estilo ‘túnel do tempo’, onde os nove homenageados caminhavam entre imagens que ‘narravam’ a história da RDM dos tempos idos até a data de hoje. Os personagens históricos também tiveram a oportunidade de participar como apresentadores e retornaram aos microfones da pioneira e se conectaram com os ouvintes da ‘Rádio do Povo’. 

 

O Jornalista Janderson Cantanhedo, que também já atuou como Editor de Jornalismo da Rádio Difusoura de Macapá, foi receber o Certificado de Honra ao Mérito em nome do seu pai Luiz Carlos Cantanhedo, que comandou como radialista programas na RDM e ministrou curso de radialismo.

 



“Recebi em nome do meu pai, Luis Carlos Cantanhede (in memoriam) Diploma de Honra ao Mérito, pelos 74 anos da Rádio Difusora de Macapá. Agradeço em nome do diretor e amigo, Roberto Gato, pelo carinho e reconhecimento.” 

 

 



HOMENAGEADOS COM CERTIFICADO DE HONRA AO MÉRITO 

 Christina Homobono, Humberto Moreira, Claudio Coutinho, Luiz Cantanhedo (In memoriam), Nilson Montorial, Eraldo Trindade, Gilberto Pinheiro, Paulo Silva, Sabá Oliveira. 




História  


A Rádio Difusora de Macapá foi a primeira emissora de rádio do Amapá. A ZYE 2 foi fundada em 11 de setembro de 1946 e pertencia ao Governo do Território Federal do Amapá. Em 1978, foi desativada e cedida para a Radiobrás. Nesse ano, o nome da emissora foi transformado para Rádio Nacional de Macapá. Em 1988, no mesmo ano de criação do Estado do Amapá, a emissora é comprada pelo governo estadual e volta a se chamar Rádio Difusora. Opera, atualmente, na frequência 630 kHz (Onda Média ou Amplitude Modulada) e 4915 kHz (Onda Tropical). 

Os equipamentos e equalizadores do sinal de Ondas Tropicais (OT) foram trocados, dando maior expansão ao sinal. Com a troca de outros elementos no parque, prevista para os próximos meses, a RDM poderá ser ouvida nos locais mais distantes do Amapá e fora dele, como o vizinho Estado do Pará. 

Mesmo com as mudanças no amplo campo da comunicação, com o advento das rádios FMs e internet, a emissora vem mantendo seu objetivo, que é informar aos ouvintes mais longínquos, servindo, muitas vezes, de porta-voz entre comunidade e gestão governamental.    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...