segunda-feira, 23 de novembro de 2020

ARTIGO DO REI - A TRAGÉDIA DAS ENCHENTES: A culpa não é da chuva! É das pessoas que continuam a jogar entulhos pelas ruas da cidade.


A TRAGÉDIA DAS ENCHENTES:
A culpa não é da chuva! É das pessoas que continuam a jogar entulhos pelas ruas da cidade. 

AS PESSOAS QUE DEVERIAM  MUDAR SEUS HÁBITOS! POIS AS CHUVAS NÃO VÃO MUDAR!



Reinaldo Coelho

Dizem que o povo é a matéria-prima, que faz um país, se essa matéria-prima é esse povo que vemos nas ruas, jogando lixo de suas reformas em qualquer lugar, do seu lixo doméstico, dos resíduos sólidos, que contaminam por décadas o Meio Ambiente (garrafas pets e similares) percebemos que a maioria do povo brasileiro é gente de mal costume.  E é preciso que ele se conscientize disso, como um drogado, que não aceita que esta viciado. Pois é. O povo é viciado em sujeira, desde os pequenos papeis de bombons, as 'pitucas' do cigarro, a lata de cerveja abandonada na praia, ou muita vezes na calçada e o pior deles, o de mijar em plena rua, e não é somente no período carnavalescos ou de shows, onde apertar, despeja e deixa a 'inhaca' para os outros.



E o resultado desses atos de vandalismo ambiental? Será sempre a mesma história: chove forte, os igarapés e canais sobem, tudo que está próximo alaga, as pessoas perdem tudo,  e resta limpar, reconstruir… até a próxima chuva forte, então o ciclo recomeça.


 

Todo ano, ocorre uma limpeza ou manutenção da limpeza dos canais que cortam a cidade de Macapá e são muitos e seriam muito mais, e talvez com maior fluxo, se os gestores passados, não tivesse a brilhante idéia de 'ATERRAR' Macapá, o que dimensionou o problemas, pois as águas não encontram sua saida natural e ai cobram esse espaço, alagando tudo o que lhes apresentam como barreiras, o que no caso são as residências.


Geralmente, os gestores e a população falam apenas das chuvas. Mas a culpa não é da chuva! Chuvas fortes existem no planeta Terra há mais de 4 bilhões de anos. Chuva forte é normal no nosso planeta, principalmente na Região Amazônica, onde o inverno tem sua peculiaridade. 

O que seria estranho é se de repente os temporais deixassem de existir. A natureza está perfeitamente adaptada à elas. Nós é que não soubemos construir nossas cidades adaptadas às chuvas, e principalmente, não sabemos é mantê-las limpas para permitir o fluxo das águas pluviais em direção aos seus leitos naturais, que são os canais e as áreas de ressacas, que as recebem e redistribui na teia hidrográfica da cidade.

Essa é o problema dos alagamentos, particularmente em Macapá, O LIXO, esse rejeito de matéria orgânica e inorgânica, produzido pela proprio população, e que não o depositam no local certo.  

A prefeitura de Macapá, passa o ano todo eliminando centenas de lixeiras viciadas. Todo anos desde novembro a Prefeitura de Macapá vem atuado intensamente na execução dos serviços de limpeza dos canais de vazão, bueiros e galerias, como forma de prevenção para alagamentos em vários pontos da cidade.

A Prefeitura limpa, mas o povo imediatamente volta a jogar a lixarada nas ruas e nos canais, aí vem uma chuva mais forte e alaga tudo. E esse povo que mais suja é o que mais reclama depois.retirando entulhos domésticos dos leitos dos canais de Macapá, e em menos de 24 horas os locais retornam a acumular lixo. 


ISSO É O VICIO DA SUJEIRA. E QUANDO AS PESSOAS IRÃO MUDAR SEUS HÁBITOS?

Quando não puderem mais respirar, beber água, comer, já que não terão peixe, nem um vegetal, nada pra comers, devida a falta do que é que necessário pra viverem.

Depois que tem enchente a culpa é dos administradores. O maior problema é que os elementos que praticam essa pratica, ilegal e contra o meio ambiente, muitás vezes, não é residente no local onde depositam seus resíduos. E os prejudicados são os cidadãos que cumprem sua parte e mantém sua limpeza domestica.

"Acho que nunca vão mudar. Acontece isso no fundo do meu quintal.... Em frente à minha casa.... Gente sem noção!!! Não é só problema da Prefeitura.... Complicado! Quando alaga, minha casa é que sofre e eles estão distantes...', reclama a dona de casa aposentada Iracema Virtudes, Bairro Santa Rita.

"Depois que perderem casas, móveis tudo vão culpa o Prefeito que não faz nada pela cidade.E triste aqui também. As pessoas colocam lixo nas calçadas ou usam minha liteireira, põe lixo no domingo a noite quando acordo a imudisse está pra mim limpar". Dona Jesuina de Amaral, 60 anos. 





As pessoas esquecem que moram num planeta que é a nossa primeira morada, é nele que construímos nossas residências e deveríamos respeitar, pois estamos usando emprestado e zelarmos pelo Meio Ambiente e não produzir lixo suficiente para destruí-lo. Para depois reclamarmos das enchentes e só começar a chover A natureza cobrará  tudo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...