quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Presidente Bolsonaro assina MP que isenta pagamento de conta de luz dos amapaenses

Presidente Bolsonaro assina MP que isenta pagamento de conta de luz dos amapaenses

 


 Os usuários de energia contemplados pela MP são dos seguintes municípios: Calçoene, Cutias, Ferreira Gomes, Itaubal, Macapá, Amapá, Mazagão, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba, Santana, Serra do Navio e Tartarugalzinho.

Reinaldo Coelho

 

O presidente Jair Messias Bolsonaro (Sem partido) assinou no fim da tarde desta quarta-feira (25) na presença do Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), do Senador Lucas Barreto e do ministro de Minas Energias, Almirante Bento Albuquerque, a MP que isenta os amapaenses da conta de luz durante o apagão e o do rodizio de fornecimento de energia elétrica durante mais de 22 dias.

A MP prevê um aporte de R$ 60 milhões do Tesouro Nacional, que serão repassados à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Após um incêndio na principal subestação de energia do estado, em Macapá, no dia 3 de novembro, 13 dos 16 municípios do estado ficaram 3 semanas com o abastecimento de luz instável. Na madrugada desta terça-feira (24), o fornecimento de energia foi restabelecido. 


O evento que deveria acontecer quando de suas visitas ao Estado do Amapá, no sábado (21), devido a problemas de direcionamento dos recursos a cobrirem as despesas. Na ocasião o presidente declarou que "Estamos na iminência de assinar uma medida provisória para dar uma medida compensatória a todos os que foram prejudicados com essa falta de energia", afirmou após visita a duas subestações de energia em Macapá.

 

Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a medida vai compreender um período de 30 dias de isenção e deverá englobar a conta referente ao mês de novembro.

Dessa forma, o governo federal pretende custear eventuais cobranças de tarifas e outros valores feitas pela concessionária responsável pelo fornecimento de energia no estado. O senador Davi Alcolumbre afirmou que "o governo federal vai cobrir a conta de energia integralmente de todo o povo amapaense".

 

 

 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...