sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Eleição Municipal 2020, em Macapá, deverá ocorrer no mês de dezembro.

 Eleição Municipal 2020, em Macapá, deverá ocorrer no mês de dezembro.


Em coletiva de imprensa na tarde quinta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) informou que a previsão é realizar a Eleição Municipal 2020, em Macapá, no mês de dezembro.

Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Rommel Araújo, a expectativa é de realizar os dois turnos antes do dia 27, mas tudo ainda depende da orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 Rommel esclareceu que o pedido de adiamento, concedido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, foi motivado por informações de agências de inteligência sobre o risco de protestos e violência, que poderiam ameaçar a segurança.

"Nenhuma decisão da corte eleitoral foi baseada em achismo. Em mera vontade de querer adiar o processo eleitoral, que estamos prontos para realizar. Agências de inteligência, Abin, setor de inteligência do Exército, da PRF, da Polícia Federal, todos estiveram reunião com presença da Procuradoria Regional Eleitoral e nos passaram a informação de que a realização das eleições em Macapá, diante disso, colocaria em risco a integridade física do eleitor", declarou.

Sobre a mobilização de policiais, o presidente do TRE-AP explicou que a capital sofreu baixas no efetivo de policiais, muitos deles acometidos pela Covid-19 e que não há tempo hábil para mobilização de homens da Força Nacional e nem do Exército para domingo (15).

Rommel Araújo declarou que além da incerteza sobre a data da votação em Macapá, que deve acontecer até 27 de dezembro pelo prazo constitucional, ainda não há confirmação sobre prolongamento de datas da campanha eleitoral e da propaganda gratuita no rádio e na TV, que encerram para o 1º turno nesta semana.

"Porquê só Macapá? Eu não realizando a eleição em Macapá eu tenho condições de deslocar policiais. Na data da realização das eleições em Macapá, eu tenho condições de trazer todo o policiamento do interior e de Santana para Macapá. E com isso garantir a segurança", explicou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...