Eleição Municipal 2020, em Macapá, deverá ocorrer no mês de dezembro.
Em coletiva de imprensa na tarde quinta-feira (12), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP) informou que a previsão é realizar a Eleição Municipal 2020, em Macapá, no mês de dezembro.
Segundo o presidente do Tribunal, desembargador Rommel Araújo, a expectativa é de realizar os dois turnos antes do dia 27, mas tudo ainda depende da orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Rommel esclareceu que o pedido de adiamento, concedido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, foi motivado por informações de agências de inteligência sobre o risco de protestos e violência, que poderiam ameaçar a segurança.
"Nenhuma decisão da corte eleitoral foi baseada em achismo. Em mera vontade de querer adiar o processo eleitoral, que estamos prontos para realizar. Agências de inteligência, Abin, setor de inteligência do Exército, da PRF, da Polícia Federal, todos estiveram reunião com presença da Procuradoria Regional Eleitoral e nos passaram a informação de que a realização das eleições em Macapá, diante disso, colocaria em risco a integridade física do eleitor", declarou.
Sobre a mobilização de policiais, o presidente do TRE-AP explicou que a capital sofreu baixas no efetivo de policiais, muitos deles acometidos pela Covid-19 e que não há tempo hábil para mobilização de homens da Força Nacional e nem do Exército para domingo (15).
Rommel Araújo declarou que além da incerteza sobre a data da votação em Macapá, que deve acontecer até 27 de dezembro pelo prazo constitucional, ainda não há confirmação sobre prolongamento de datas da campanha eleitoral e da propaganda gratuita no rádio e na TV, que encerram para o 1º turno nesta semana.
"Porquê só Macapá? Eu não realizando a eleição em Macapá eu tenho condições de deslocar policiais. Na data da realização das eleições em Macapá, eu tenho condições de trazer todo o policiamento do interior e de Santana para Macapá. E com isso garantir a segurança", explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário