Um ano novo, uma década nova
2021 é o início da década de 20 do Século XXI
Final de ano e não temos muito o que festejar, mas temos o que celebrar, de reflexão, de análise e de recomeços. Para trás fica um ano que agora acaba, e dele devemos guardar o bom e esquecer o menos bom. Do sofrimento e das lágrimas guardemos apenas a certeza de que a elas sobrevivemos. Dos erros guardemos a aprendizagem; e das dificuldades guardemos o momento da superação.
Reinaldo Coelho
O ano de 2020 está acabando e pela frente encontramos 2021! Mas não é somente um ano novo, é uma década nova que está trazendo novos desafios para nós, seres humanos e, as nossas ações e tomadas de decisões pelos nossos governantes podem nos comprometer por décadas e mais décadas a frente…. A maioria das pessoas enxergam o ano novo como uma nova oportunidade de mudança na vida, mas será que essa mudança não pode ser realizada com os novos hábitos? E esses novos hábitos nos foram ensinados em 2020, devido a muitos fatores e um deles foi a pandemia que dominou o mundo neste ano.
Já parou pra pensar que, mais do que o fim de um ano esdrúxulo, surreal, contaminado, 2020 representou o fechamento de toda uma década?
Pois é, mais um ciclo termina. Dez anos da nossa vida se passaram. Nesse tempo nós vivemos histórias de amor, de superação, de terror, de contaminação, depressão, perda emprego, e o pior tivemos milhões de perdas de vidas de familiares, amigos e de anônimos, mas também conquistamos muitas coisas, novo estilo de viver, de ver o semelhante e ter empatia, a solidariedade cresceu e tudo isso nos proporcionou muito aprendizado. Portanto todas essas histórias ficarão gravadas em nós, mas agora, um novo capítulo começa.
Estamos terminando a década de 10, a primeira do Século XXI, pois a década de 20 não começou em 1º de janeiro de 2020, como andaram dizendo, ela vai começar agora em 1º de Janeiro de 2021. Essa afirmação e corroborada pela Real Academia Espanhola que respondeu que a nova década começará em 2021 porque "cada década começa em um ano acabado em 1 e termina em um ano acabado em 0".
Assim, a primeira década do século 21 é a que vai de 2001 a 2010; a segunda, de 2011 a 2020, etc., de acordo com o Dicionário Panhispânico de Dúvidas.
Mas vamos levar da década de 10 que está acabando, aprendizados tecnológicos, que ajudaram a humanidade a se entender, conversar, estudar e protestar, pois tudo se tornou virtual, das compras aos pagamentos, da delivery alimentar a do vestuário.
Os programas de Televisão, de Rádio, jornais online, lives culturais e musicais, tudo isso fez crescer a tecnologia em nossas vidas, acelerou a criatividade e acelerou a vida. Porém, trouxe problemas de adaptação e abertura para sedentarismo. Mas, as consultas médicas ganharam a telemedicina e as farmácias levaram os medicamentos as residências.
Mas... perdemos um pouco o contato com a natureza, respirar o ar puro direto da natureza, porém, com a pandemia sendo combatida com celeridade, devido as vacinas serem produzidas e testes em velocidade incrível, de dez anos para dez meses e isso se deve a tecnologia ter possibilitado esse mérito.
Na nova década que começará serão anos onde a tecnologia fará parte de cada pedacinho da nossa vida e com a ajuda desse recurso eu espero estar cada vez mais perto de você.
Em resumo: Que 2021 venha cheio de inovação, beleza e muita saúde pra todos nós. E que em 2021 o nosso país continue conquistando números que representem mais prosperidade para todos os brasileiros!
Feliz ano novo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário