quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Juízes para a Democracia

 Juízes para a Democracia

 
     

              João Baptista Herkenhoff
             Juiz de Direito aposentado (ES) e escritor
               Email – jbpherkenhoff@gmail.com.br
 



Fui dos primeiros associados da Associação Juízes para Democracia (AJD) no Brasil e o primeiro no Estado do Espirito Santo.
Na Associação Juízes para Democracia encontrei magistrados cujas idéias comungavam com minha visão do Direito.
Colocava nas decisões a Fé que recebi na infância.
Isto porque entendia que o Estado é laico, mas o  magistrado, embora integrando um dos Poderes estatais, pode revelar sua crença, sem ferir a laicidade do Estado. 
Esta visão do Direito não era, de forma alguma, partilhada, naqueles tempos distantes, pelos magistrados do andar de cima.
      Porque tudo que eu fazia, era feito com retidão de propósito, o apelido de jurista marginal me magoava muito.
       Na Associação Juízes para a Democracia encontrei outros juízes marginais.
    Naquele pequeno grupo de juízes divergentes, eu não era marginal, porém companheiro.
         Estes são os misteriosos caminhos da vida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...