CHAMADA ESCOLAR 2021
Dia 5/02 encerra primeira fase da Chamada Escolar
A segunda
etapa que é a pré-matrícula, possui edital próprio e que está em validação.
Nesta fase é quando os pais poderão escolher a escola onde seus filhos irão
estudar, desde que tenham feito a Chamada Escolar.
Reinaldo
Coelho
O governo do Estado do Amapá, através da Secretaria Estadual de Educação deu início no dia 4 de janeiro, a chamada escolar para o ano letivo de 2021 na rede estadual e municipal de Macapá e Santana. O chamamento encerra no dia 5 de fevereiro pela internet.
A Chamada Escolar acontece por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e as secretarias municipais de Educação de Macapá e Santana. De acordo com o coordenador de educação básica e profissional da Seed, Ryan Muller, na primeira etapa, o procedimento teve finalidade de mensurar a demanda escolar para as redes municipais e estadual de ensino em 2021.
“É importante destacar que no dia 5 de fevereiro encerra a fase da Chamada Escolar, que nada mais é, do que um Censo da Rede Escolar Estadual e Municipal, o qual vai dar o indicativo da demanda, se foi na Zona Norte ou Zona Sul a maior procura de vagas”, explica Ryan Muller.
De acordo com a coordenação de Educação Básica e Profissional, após essa chamada, tanto as secretarias das redes de ensino estadual e municipal de Macapá e Santana, conseguirão mensurar esses dados e fazer o reordenamento das vagas.
“Esses
dados nos possibilitarão trabalhar com segurança se precisaremos abrir salas de
aula ou fechar, para poder iniciarmos a próxima fase que é a Pré-matrícula.” Define
Ryan Muller.
Para essa segunda etapa que é a pré-matrícula, que possui edital próprio, e é também onde os pais poderão escolher a escola onde seus filhos irão estudar, explica o coordenador.
As
primeiras escolas a serem selecionadas são as de gestão compartilhada com a
Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, além de duas escolas que ficam
localizadas no conjunto habitacional Macapaba.
Vale
destacar que as quatro escolas de gestão compartilhada com a Policia Militar e
Corpo de Bombeiros do Amapá, tem Edital própria.
Ryan
Muller destacou que o sistema de educação do Amapá tem duas escolas
cívico-militares, dentro do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares
(Pecim). que são: As escolas estaduais
Antônio Ferreira Lima Neto e Antônio Munhoz Lopes, ambas localizadas na
capital, e a Escola Bilingue no Macapaba
e a Duque de Caxias no Oiapoque.
“Essas oito
escolas elas possuem edital próprio. vem a primeira semana que é a pré-matrícula.
Na outra semana vamos ofertar o Ensino Médio, Fundamental anos finais e inicias
e pré-escola e encerraremos essa fase.”
As etapa:
1 Escolas de Gestão Compartilhadas e Bilíngue
2 Ensino Médio/ 1° e 2° Etapa Médio
3 Ensino Fundamental Anos Finais 6° ao 9° ano/ 3° e 4° Etapa Fundamental
4 Ensino Fundamental Anos Iniciais 1° ao 5° ano/ 1° e 2° Etapa Fundamental
5 Educação Infantil 1° e 2° período e Creche(As creches a procura e validação será na própria escola)
O
Coordenador destaca que estão aguardando manifestação do Ministério Público
Estadual (MPE/AP), pois devido a pandemia não foi possível agendar uma reunião.
“Mas, já sinalizamos para eles todo o processo, tudo o que foi acordado
desde 2019, quando sentamos com o MP e a Comunidade. Para poder deixarmos as normas
de matricular bem tranquila”.
Chamada
on-line
Este ano,
a Seed trabalha para que todo o processo seja feito de forma on-line, evitando,
assim, que haja aglomerações nas unidades escolares em decorrência do momento
de pandemia causada pela Covid-19. Isso significa que não será preciso os pais
ou responsáveis irem até as escolas levarem documentação.
Quem pode
fazer a chamada?
Todos os
pais que desejam colocar seus filhos nas seguintes séries: 1º período da
Educação Infantil, 1º e 6º ano do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio,
1ª e 3ª Etapas do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e
Adultos e 1ª Etapa do Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e
Adultos.
E os interessados em estudar nas escolas estaduais e municipais localizadas na zona rural dos municípios onde não haja acesso à internet, terão que preencher um formulário impresso presencial nas unidades escolares mais próximas. As informações declaradas no formulário serão inseridas na plataforma SigEduc pela secretaria escolar onde o documento foi preenchido.
A chamada
será realizada em duas etapas, via internet para estudantes interessados em
estudar nas escolas públicas da região urbana e rural que tenham acesso à
internet para o preenchimento do formulário online, disponível através do
endereço www.escolapublica.ap.gov.br
Documentos
necessários
Para o
preenchimento dos formulários, seja online ou presencial, serão obrigatórios os
documentos e dados dos estudantes como: Certidão de Nascimento, CPF, Carteira
do SUS e, quando maior de idade, e-mail e dos responsáveis a documentação
exigida é RG, CPF, Comprovante de Residência e o e-mail.
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