sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Amapá firma cooperação com Guiana Francesa para sequenciar amostras do novo coronavírus

Amapá firma cooperação com Guiana Francesa para sequenciar amostras do novo coronavírus

Com casos confirmados de novas cepas no território francês, o Governo do Estado estreita relações para ampliar monitoramento e definir novas estratégias.


Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Governador Waldez Góes participou da reunião de alinhamento com a Agência Regional de Saúde da Guiana Francesa.




O Governo do Amapá firmou nesta sexta-feira, 19, uma cooperação regional em saúde com a Guiana Francesa para acelerar o processo de sequenciamento genético de amostras do novo coronavírus com objetivo de identificar possíveis mutações. A detecção precoce das variantes é fundamental para complementar a vigilância epidemiológica e virológica.

Atualmente, o Estado envia amostras para o Instituto Evandro Chagas, que fica em Belém (PA). O laboratório licenciado pelo Ministério da Saúde sequencia o vírus em uma média de 60 dias. Já o processo realizado pela Agência Regional francesa leva cerca de 10 dias para obtenção de resultado.

A nova parceria foi articulada pelo governador Waldez Góes em videoconferência com autoridades guianenses nesta sexta-feira, 19.

Ainda sem confirmação de novas variantes do vírus, o Amapá segue em alerta desde a notificação da Guiana Francesa, que já registrou a circulação de cepas mais contagiosas e agressivas. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) realiza a investigação epidemiológica no estado e monitora casos suspeitos.

Na videoconferência, Góes destacou a importância de estreitar as relações com o departamento ultramarino francês para ampliar o monitoramento, principalmente na região de fronteira (Oiapoque – Saint Georges), e definir novas estratégias de enfrentamento contra o novo coronavírus.

“O Amapá e a Guiana Francesa já possuem outras cooperações em várias áreas, inclusive na saúde. Essa relação tem sido importante e tivemos muitos avanços. Com a pandemia, a socialização de informação precisa ser intensificada mais ainda para uma melhor definição de estratégias de enfrentamento”, enfatizou o governador.

Dados e estratégias

Durante a reunião de alinhamento, as equipes de Saúde do Amapá e da Guiana Francesa apresentaram os históricos da pandemia em relação aos picos de contágios e internações, medidas de prevenção e enfrentamento, análises laboratoriais e a realidade atual da pandemia.

O Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP), dispositivo do Governo do Estado, apresentou um panorama nacional e estadual da covid-19, além das ações realizadas na região de fronteira, como a vacinação de 100% da população indígena acima de 18 anos.

Waldez Góes também destacou a solicitação feita ao Ministério da Saúde para a instalação de usinas produtoras de oxigênio no Hospital de Oiapoque e na UPA de Laranjal do Jari. Ambos municípios sofrem com a ameaça de novas cepas e na lotação de leitos clínicos de unidades de tratamento intensivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...