terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

AUMENTO DE INTERNAÇÃO - Prefeito Márcio Serrão, junto com governo do estado, reforça que prioridade é salvar vidas

 PREFEITURA DE LARANJAL DO JARI 

AUMENTO DE INTERNAÇÃO 

Prefeito Márcio Serrão, junto com governo do estado, reforça que prioridade é salvar vidas   




 

A guerra contra a Covid-19 é de todos nós! Se a gente fizer a nossa parte, evitando aglomerações e seguindo todas as medidas de segurança, vamos vencer este vírus.”, prefeito Márcio Serrão  


Reinaldo Coelho 

 

A situação nos municípios do sul do estado está ficando preocupante, este início de semana o governo do Amapá enviou uma Força Tarefa de órgãos de Saúde e de Assistência Social, para o município de Laranjal do Jari. Essa providencia se deu devido ao alarmante crescimento de 15 novas internações no município e os leitos clínicos atingiram 100% de ocupação.  


De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde a ida de uma equipe em força-tarefa ao município de Laranjal do Jari as frentes de trabalho farão o monitoramento dos novos casos de covid-19 e transferência de pacientes para Macapá, e também avaliação dos pontos de alagamento que atingem o município. 


A equipe é composta pelas secretarias de Estado da Saúde, Assistência e Mobilização Social, Vigilância em Saúde, Transportes e Defesa Civil. De acordo com o relatório, em um dia ocorreram 15 novas internações no município, o que gerou um alerta para o Estado, com isso o município atingiu 100% de ocupação de leitos clínicos. 


Como medidas para auxiliar a prefeitura no enfrentamento à doença, o Governo do Amapá enviou dois caminhões com cilindros de oxigênio, triplicando a capacidade de atendimento do hospital do Jari. 


“Acabei de reunir com a equipe de governo e determinei a ida ao Jari, de imediato, para socorrer e garantir a retaguarda necessária no enfrentamento à covid-19. Estamos adotando todas as medidas possíveis, triplicamos a capacidade de oxigênio e trabalhando em outras alternativas como a ampliação dos leitos na região e implantação de uma usina”, afirmou Góes. 


A equipe enviada também iniciará as providências necessárias para a transferência dos pacientes para a capital. A estimativa é de que sejam transferidos 6 pacientes que estão internados e necessitando de oxigênio.  


SITUAÇÃO  

De acordo com dados da Sesas/Ap nesta terça-feira (16) desde o dia 6 de fevereiro aconteceu um aumento de 200% no número de internações na Unidade de Pronto Atendimento de Laranjal do Jari que é de atendimento aos pacientes de Covid-19. 

No dia 6 de fevereiro tinha apenas seis pacientes internados e até o fechamento dessa edição já tinham 15 pessoas internadas.  E a prefeitura de Laranjal do Jari, já tinha implantado 11 novos leitos clínicos, hoje tem 31 leitos na UPA, sendo seis de UTI que tem apenas um ocupado. 

O número de mortes também está preocupando os gestores de saúde local, pois Laranjal do Jarí não registrava óbitos há dois meses neste fim de semana foram registrados dois falecimentos. 

PARCERIAS NAS AÇÕES DE COMBATE A COVID-19 



Em outra frente, o estado enviará amostras para análise, pois de acordo com o Comitê Médico, pelo comportamento do estado de saúde dos pacientes, há possibilidade de ser a nova variante do coronavírus. 



“Estamos há três semanas em alerta, pois o Jari faz fronteira com o oeste do Pará, onde já tem a variante. Estamos fazendo a nossa parte na assistência, vigilância e saúde, mas precisamos da sociedade para enfrentarmos essa batalha”
, alertou o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes.
 

Além do enfrentamento à covid-19, a equipe também avaliará a situação de pontos de alagamentos na região e monitoramento das chuvas que atingem o município, para que todo o suporte necessário seja destinado ao município. 


Esses dados vêm preocupando a administração de Márcio Serrão e do governador Waldez Góes, que além da ampliação do número de leitos, já pediu a instalação de duas usinas de Oxigênio aqui no Amapá. E de acordo com o governo estadual, existe a possibilidade de ser realizados transferências de pacientes em situações graves e internados em Laranjal do Jari, para serem tratados em Macapá. 


Mas mesmo com essas ações institucionais para conter mais uma vez esse avanço de contaminação e que não amplie o número letal de pessoas perdem a vida para o novo coronavírus é necessário que a população participe fazendo sua parte, principalmente cumprindo as determinações das autoridades sanitárias, através dos decretos estadual e municipal de medidas preventivas contra a Covid-19. 


A prefeitura de Laranjal do Jari postou um vídeo onde comunica e conclama a população para tomar os cuidados necessários para a prevenção sanitárias contra a contaminação da Covid-19. 

 

A mensagem do prefeito Márcio Serrão é: 



“Venho mais uma vez pedir encarecidamente a ajuda de todos. O nível de transmissão do vírus aumento significativamente esses últimos cinco dias. A unidade UPA Covid de Laranjal do Jari, que tem 16 leitos clínicos já tem 15 ocupados. Eu peço a ajuda de todos. Se sentir os primeiros sintomas, corra para a Unidade Ronaldo Nascimento, tome sua medicação, faça as suas consultas médicas. Não podemos perder essa batalha pro vírus. Mas do que nuca precisamos estar juntos. Então, eu peço a vocês, vamos usar álcool gel, vamos usar máscaras, se sair de casa, use mascaras, vamos evitar aglomerações, e o mais importante, vamos cuidar dos nossos idosos, quero contar com a ajuda de todos, vamos vencer essa batalha contra o covida-19" .


Decreto Municipal: renovado com medidas preventivas contra a Covid-19. 


De acordo com o documento publicado na edição de número Nº3493 do Diário Oficial do Município, o prefeito Márcio Serrão prorroga até o dia 18 de Fevereiro de 2021, Que Dispõe sobre novas restrições de aglomerações de pessoas de forma mais rígida temporariamente, com a finalidade de reduzir os riscos de transmissão do novo Coronavírus (COVID-19), conforme Decreto 177 de 11 de fevereiro de 2021. 

Clique aqui e confira o Decreto 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...