domingo, 28 de fevereiro de 2021

EMPREENDEDOR SOCIAL Laranjal do Jari tem uma juventude ativistas e atuantes do bem pelas suas comunidades

 EMPREENDEDOR SOCIAL 

Laranjal do Jari tem uma juventude   ativistas e atuantes do bem pelas suas comunidades 

 

 


Amazônia, os pequenos projetos precisam se desdobrar para viver e o papel do ativismo social é dar voz às pessoas invisíveis”, diz empreendedor Luiz Fernando Prado Pacheco de Laranjal do Jari (AP) 

 

 

 

Reinaldo Coelho 

 

Pessoas entre 18 e 26 anos tem a capacidade de inovar a maneira de pensar e agir de toda uma sociedade, capazes de mudar o estilo de vida e moldar gerações futuras. São os jovens que costumam quebrar tabus e impor mudanças na forma como as outras gerações, mais velhas e mais novas, pensam e se comportam. 

O jovem é um sujeito com valores, comportamentos, visões de mundo, interesses e necessidades singulares. Ser Jovem é estar imerso em uma sociedade com processos transitórios, a partir de uma NOVA conjuntura familiar, política e social estabelecida. 

Mas elas só fazem sentido, individual ou coletivamente, se estes movimentos forem capazes de dar voz às pessoas que sofrem com a invisibilidade social.  
 

E temos nesta nova década do século XXI milhares de jovens que tem se manifestado e engrossado as vozes em todas as frentes dos problemas da humanidade, Meio Ambiente, Alimentação, Direitos Humanos e LGBTs, antirracismo, empoderamento feminino, e pro ai vai. 

Essa tendencia do engajamento da juventude tem chegado ao Amapá e com maior força nos municípios e comunidades mais longínquas do nosso interior, o que demonstra que a sabedoria não tem centros especializados, em plena floresta amazônica temos jovens com sabedoria e força de ação extraordinárias. Faltam serem conhecidas e reconhecidas. 

Trouxemos para o conhecimento de todos as ações ativistas e de empreendedorismo social que vem acontecendo a anos em Laranjal do Jarí de um jovem de 23 anos e que há cinco já tem direcionamento para suas ideias e objetivos sociais. Além do sucesso de suas ações na área social junto as comunidades carentes este jovem que podemos chamar de amazônida, pois nasceu paraense e cresceu como amapaense, resolveu atender os pedidos e recebendo convite lançou-se na política, para poder dar ênfase e conseguir realizar mais com a força parlamentar. 

Esse jovem é Luiz Fernando Prado Pacheco, mais conhecido como Luiz Pacheco, nascido em Monte Dourado-PA e criado no município de Laranjal do Jari-AP, onde viveu a sua infância e juventude. Quando foi para Macapá em busca de capacitação Luiz tinha16 anos, terminou o ensino médio na escola estadual José Firmo, em 2016, no mesmo ano ingressou no curso de Fisioterapia, na faculdade Estácio de Macapá. Luiz tem 23 anos e além de está finalizando a graduação em fisioterapia, também é estudante do curso de inglês. 

  

A política chegou para somar ao ativismo social e em 2020, nas eleições municipais, após o apelo de amigos e familiares, Luiz Pacheco aceitou o desafio de se candidatar a uma vaga na Câmara de vereadores do município de Laranjal do Jari-AP, filiado na época ao Partido Socialista Brasileiro - PSB, Luiz Pacheco com uma campanha árdua e sem padrinho político ou envolvimento político financeiro, fez um trabalho limpo e honesto, o resultado do seu trabalho foram 44 votos de munícipes que se identificaram com as propostas do candidato. Em sua campanha Luiz Pacheco gastou cerca de 1000 reais que foi valor doado através do Fundo Eleitoral. 




“Tenho defendido que a verdadeira mudança começa na cidade. Temos todas as condições de ser referência nacional em políticas sociais, em criação de oportunidades e no combate à desigualdade e à corrupção. Vamos à luta por uma política mais transparente e colocando os interesses coletivos acima dos individuais”. 


Luiz Pacheco atua como idealizador de projetos sociais há 5 anos no município de Laranjal do Jari, com o intuito de ajudar famílias que precisam de um pouco mais de atenção.  São eles Projeto Social Criança Feliz (há 5 anos), Projeto Social Pai amigo (há 2 anos), Projeto Social Natal do Bem (2 anos). Você pode conhecer melhor os projetos através da página no Instagram @lpachecosocial. 

  


 A editoria procurou o jovem Luiz Pacheco e o entrevisto procurando conhecer suas ideias sociais e políticas os seus projetos sociais e avanços na vida profissional, pois Luiz Pacheco estuda em Macapá e trabalha em empresa privada para poder crescer intelectualmente e poder conseguir que suas atividades em Laranjal do Jari tenham ampliação e ajudem mais pessoas. Acompanhe a entrevista: 

Quem é Luiz Pacheco? 

Luiz Pacheco - Sou um cidadão comum, como uma trajetória de lutas e conquistas. Um jovem que sempre defende a igualdade social e oportunidade para todos.  

Como você se define atualmente quanto foi candidato e cidadão? 

Luiz Pacheco - Como um jovem que estava planejando o perfil ideal do futuro, com habilidades como comunicação, criatividade, resolução de problemas e conflitos e capacidade de trabalhar para população carente que é mais esquecida pelos nossos representantes. 

Qual o conceito de cidade você idealiza para Laranjal do Jari? 

Luiz Pacheco - Idealizo um município melhor para quem vive na área urbana, rural e ribeirinha, todos precisam e merecem viver dignamente. 

Como você observa Laranjal do Jari atualmente e como enxerga daqui a quatro anos? 

Luiz Pacheco - Atualmente é um município que segue avançando e que a precisa melhorar muito. Daqui há quatro anos enxergo um município com uma melhor infraestrutura, mobilidade urbana, segurança, lazer, educação municipal aprimorada, um município modelo para todos. 

Como foi a experiencia de fazer uma campanha política? 

Luiz Pacheco - Trabalhei com estratégia e criação para os maiores clientes públicos (População). Aprendi algumas lições que trago diariamente para a meu dia a dia. A inovação foi necessária para ressaltar a importância de cada voto e assim fortalecer uma campanha limpa e justa. Compreendei as mudanças, vivenciei com muitas histórias de famílias da região, conquistei novos amigos e principalmente observei  de perto as necessidades da população. 




Quais os cinco principais valores você pretende levar consigo para uma caminhada política? 

Luiz Pacheco - Os principais valores que levo comigo são Responsabilidade, Respeito, Honestidade, Solidariedade, compromisso e justiça.  

Seu trabalho como ativista e empreendedor social, com projetos sendo executados começou como? 

Luiz Pacheco Começou através de uma ideia de solidariedade, meu único objetivo era o mostrar para os mais vulneráveis o   fortalecimento e a qualificação para o empreendedorismo. Através dos trabalhos sociais procuro incentivar a geração de emprego e renda para o meu município, são bandeiras que defendo e acredito para tentar fazer a população de laranjal do Jari ter uma melhor condições de vida e conquistem sua autonomia.  

Através da grande vontade que meu avô tinha de realizar projetos socias no município de Laranjal do jari, foi algo que me motivou muito, porém antes da realização do nosso primeiro projeto social, o Criança Feliz, meu avô o saudoso Pacheco veio a falecer e infelizmente ele não teve a oportunidade de está conosco nesse marco 

  


Essa atividade social que mobiliza comunidades de Laranjal do Jari, lhe abriu portas para participar da vida política e tornar-se candidato a vereador? 

Luiz Pacheco - Através dos projetos sociais realizados, veio a cobrança e incentivo de amigos e familiares, para que eu participasse de um pleito eleitoral, foi então que comecei a estudar a ideia,  com a intenção de poder expandir as experiências vivenciada junto aos  projetos sociais realizados, vi a necessidade de concorrer a uma vaga, para que a população tivesse um representante com essa experiência apresentada.  



Como analisa a participação do jovem na política brasileira? 

Luiz Pacheco - Os jovens de hoje estão se tornando os protagonistas no cenário político, com a esperança, renovação de ideias, com uma maior capacidade de olhar o cenário vicioso, ser atuante no parlamento, defensor das classes sócias e lideranças públicas. Precisamos de mais jovens na política! 

Como vê a atuação dos governos estadual e federal, inclusive em relação à pandemia? 

Luiz Pacheco - Em relação ao governo estadual eu vejo que ainda existem muitas falhas no atendimento do público, uns dos maiores problemas que estamos enfrentando é a a falta de leitos nos hospitais, isso é um reflexo que vem perpetuando a anos, por isso hoje temos uma rede pública de saúde sucateada.  

Quanto ao governo federal, sem comentários, estamos vivendo um total descaso em relação ao combate do coronavírus, com um presidente totalmente irresponsável e que não se preocupa com o bem estar dos Brasileiros, na minha opinião temos um dos piores Presidentes do Brasil. 

Quais os critérios necessários para que outros partidos e pessoas também estejam junto com você no seu projeto eleitoral/partidário? 

Luiz Pacheco - Que tenham somente a intenção de ajudar a crescer o trabalho e não querer vincular o nome e imagem para benefício próprio, pois essa não é a intenção dos projetos. 



Neste momento, qual a mensagem você gostaria de passar aos seus eleitores? 

Luiz Pacheco - Eu gostaria primeiramente de agradecer a todos que acreditaram na minha capacidade de representa-los e que tenho muito orgulho dos meus 44 votos que obtive, pois foram todos com muita luta e principalmente com honestidade. Gostaria de reafirmar que jamais irei desistir de lutar pelo nosso município e que estou aqui não só para esses 44 eleitores, mas sim para toda a população de Laranjal do Jari. 

Ao empreendedor social, quais serão suas ações a partir de agora? 

Luiz Pacheco – Minhas ações é colocar foco no novos e antigos projetos, à medida que as circunstâncias vão mudando, é necessário fazer ajustes em minhas metas para torna-las adaptáveis e condizentes com a nova realidade para que permaneçam alcançáveis e tangíveis.   



Qual o trabalho em prol da juventude foi mais relevante na sua vida profissional e política?  

Luiz Pacheco – Nos últimos anos, os jovens foram a parcela da população que mais perdeu renda no trabalho, com isso procurei parceria para a valorização dos jovens no meu município, como: 

realizando curso de informática. 

realizando curso de inglês. 

treinando suas habilidades de comunicação e inteligência emocional. 

aprendendo sobre vendas, independente da área de atuação. 

  

Como iniciaram os projetos sociais que você coordena e como são realizados os investimentos para eles continuarem funcionando? 

Luiz Pacheco - Os projetos são sem fins lucrativos, realizados através de campanhas solidarias para arrecadações das doações, buscando o desenvolvimento social de cada indivíduo envolvido, começou com a ideia de ajudar os mais necessitados do meu bairro, com o passar do tempo, conquistamos a confiança de parceiros e conseguimos expandir aos outros bairros vizinhos. 

Uma mensagem aos seus eleitores, aos beneficiados pelos projetos sociais e incentivo aos jovens que querem empreender socialmente? 

Luiz Pacheco - Aos meus eleitores, ainda temos muito trabalho pela frente e lhes garanto que ainda terão muito orgulho de terem depositado o seu voto de confiança em mim, pois mesmo sem mandato iremos continuar avançando com as nossas ideias. 

Aos beneficiários, continuarei trabalhando para atendê-los, enquanto vida estiver.  

Não precisamos de muito para fazer o bem, um pequeno ato de solidariedade que fazemos no dia-a-dia já é muito, se todo mundo fizesse a sua parte, não precisamos estar aqui hoje falando sobre ajudar o próximo. Essa é a mensagem que deixo para todos. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...