quarta-feira, 3 de março de 2021

Amapá recebe mais 4,4 mil doses de vacina contra a Covid-19 e libera vacinação entre idosos com 75 anos ou mais

 Amapá recebe mais 4,4 mil doses de vacina contra a Covid-19 e libera vacinação entre idosos com 75 anos ou mais

 


 Carga chegou e o envio para os 16 municípios devem ocorrer ainda nesta quarta-feira (3).

 

O Ministério da Saúde enviou para o Amapá mais 4.400 doses da vacina contra a Covid-19 produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação, o Amapá já recebeu 57.600 doses de vacinas contra a Covid-19 – mais de 24 mil foram aplicadas até o dia 2 de março.

egundo o governo, os imunizantes devem ser repassados para os municípios até à noite. A intenção é que os planos de vacinação continuem atendendo indígenas, trabalhadores da saúde e idosos agora a partir dos 75 anos.

 Pelo país, foram mais de 2,5 milhões de doses distribuídas, sendo o Amapá com a menor quantidade de vacinas entre os estados.

Além de garantir a aplicação da 2ª dose de profissionais da saúde e indígenas, o estado autorizou que os municípios imunizem idosos de 75 anos ou mais. Até esta quarta-feira, a maioria tinha campanha voltada para quem tem 80 anos ou mais.



Na segunda-feira (1º), Laranjal do Jari já passou a ofertar imunizantes para a faixa etária de 70 anos ou mais. Nesta quarta-feira, Santana passou a vacinar quem tem 76 anos ou mais. A capital, Macapá, prevê começar a vacinar os idosos a partir de 80 anos só na sexta-feira (5).

Na terça-feira (2), o governo anunciou a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) — que discute o planejamento, negociação e implementação das políticas de saúde pública — autorizou a distribuição de 10 mil doses de vacinas que estavam como reserva técnica. Com isso, poderão ser imunizadas mais 5 mil pessoas.

 

Em vídeo, o governador Waldez Góes (PDT) orientou que, com as remessas, juntas, os municípios se mobilizem para avançar na imunização.

 

"Com as vacinas que temos de reserva e as vacinas que recebemos, nós vamos continuar aplicando a segunda dose no grupo indígena, no grupo da saúde e iniciar no grupo de idosos acima de 75 anos", declarou.

Além de vacinas, o governador anunciou que a Secretaria de Estado de Saúde do Amapá (Sesa) deve abrir em regime de urgência mais 7 leitos de UTI no Centro Covid-19 no Hospital Universitário, na Zona Sul da capital.

No total, a pasta recebeu, na última semana de fevereiro, 2.552.820 milhões de doses da Coronavac. Todos os estados e Distrito Federal começam a receber o imunizante de forma proporcional e igualitária, junto com as indicações do público-alvo de cada fase da campanha, segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o quatro Informe Técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) da pasta, a nova remessa de vacinas do Butantan corresponde à entrega de duas doses, sendo necessário que estados e municípios façam a reserva da segunda dose para garantir que o esquema vacinal seja completado no período recomendado de 2 a 4 semanas.

Com esse novo lote, o Ministério da Saúde já coordenou a distribuição de mais de 17,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 desde o dia 18 de janeiro, início da campanha de vacinação – mais de 7,5 milhões de doses já foram aplicadas em todo o Brasil. A pasta prevê o envio de mais de 200 mil doses até julho, vacinando, assim, 50% da população brasileira vacinável até a metade de 2021. A vacinação no País pode ser acompanhada pela plataforma LocalizaSUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...