DAVI ALCOLUMBRE: Operação Oxigênio
Usina produtora de Oxigênio chegou em Macapá.
Reinaldo Coelho
As tratativas do senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) junto à iniciativa privada para doação da usina produtora de oxigênio para Macapá foram concluídas nesta quinta-feira (25) e foi confirmada a doação e o envio da usina ainda nesse fim de semana.
“Uma grande empresa do setor financeiro, que já vem ajudando estados e municípios durante a pandemia, confirmou nesta segunda-feira (22) a doação, ao governo do Amapá, de uma usina produtora de oxigênio para Macapá, que eu havia solicitado no início do mês de março.”, declarou em suas redes sociais o senador amapaense.
Com a confirmação do embarque da usina o senador amapaense manifestou mais uma vez, sua alegria através de um vídeo postado nas suas redes sociais: “Saiu da fábrica em Curitiba, na noite de quinta-feira (25), a usina produtora de oxigênio, que será destinada a Macapá. Já nesta sexta-feira (26) o equipamento será transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e entregue ao governo do Amapá. Falta pouco para produzirmos oxigênio e salvar vidas.”, comunicou Davi Alcolumbre (DEM/Ap).
A Usina de Oxigênio deverá ser instalada no Centro Covid do Santa Inês, que é de responsabilidade da Prefeitura de Macapá.
Como a usina havia sido doada para o governo do Estado do Amapá, deverá ser feito um Termo de Cessão da Usina Produtora de Oxigênio para a prefeitura de Macapá.
“Por uma questão de estratégia de enfrentamento à Covid, tomei a decisão, junto com o governador Waldez Góes, de repassar o equipamento para o Centro Covid do Santa Inês, de responsabilidade da Prefeitura de Macapá. Já comunicamos ao prefeito Dr Furlan a decisão. Só com a união de todos venceremos a Covid-19.”, explicou o senador.
Como começou
O senador teve conhecimento da ameaça de colapso na oxigenação dos pacientes internados em Macapá no início de março através de um oficio da procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Cei, enviado ao governador do Amapá, Waldez Góes, e ao senador solicitando ajuda para a aquisição de usinas de oxigênio para o Amapá, dado o agravamento da pandemia de covid-19 causado por cepas ainda mais contagiosas.
E o parlamentar senatorial começou a conversar com setor privado sobre a possibilidade de doação do equipamento essencial ao combate da contaminação da Covid 19 nos amapaense.
“Expliquei o sério risco de o sistema de saúde ficar sem oxigênio para atender os doentes graves de Covid e a instituição, que já vem ajudando outros estados e prefeituras, entendeu a gravidade do momento, aceitou comprar a usina e fazer a doação.”, disse Davi.
E logo em seguida recebeu a confirmação, na última segunda-feira (22), de que uma grande empresa do setor financeiro, que já vem ajudando outros estados e pede que o seu nome não seja divulgado, doaria a usina produtora de oxigênio hospitalar para o governo do Estado do Amapá. O equipamento está orçado em R$ 1,2 milhão.
Com a confirmação e o embarque da Usina de Oxigênio em Curitiba (PR) com destino a capital amapaense, o senador Davi declarou que “Mais um passo foi dado para garantir a produção de oxigênio no Amapá. Amanhã, seguirei atuando junto ao governo federal para providenciar o transporte da usina”.
Com referência a logística para acelerar a chegada da usina até Macapá o senador Davi entrou em contato o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, para que a FAB faça o transporte da usina até Macapá já nesta sexta-feira (26). Todo o trâmite burocrático está sendo acompanhado pelo Ministério Público do Estado do Amapá junto à empresa privada doadora, o GEA e o mandato do senador Alcolumbre.
O senador Alcolumbre relembra que devido sua articulação, já estão instalados nos municípios fronteiriços do Amapá, Laranjal do Jari (Região Sul) e de Oiapoque (Região Norte). “O governo federal doou para o Amapá, através de nossa articulação, duas usinas de oxigênio. Uma para Laranjal e uma para o Oiapoque. Dessa vez, fui bater à porta da iniciativa privada e a usina chegará ao município de Macapá ainda esta semana, em nome de uma verdadeira força-tarefa que envolveu o governador Waldez Góes, Ministério Público do Amapá e a Procuradora Geral de Justiça do Amapá, Ivana Cei e o nosso mandato. Para que isso se concretize, inclusive, já iniciei tratativas com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, para disponibilizar, mais uma vez, um avião da FAB para transportar a usina até Macapá”, adiantou Alcolumbre.
O senador disse ainda que “diante da maior crise sanitária dos últimos 100 anos, é preciso construir parcerias, pedir o engajamento, e apelar para a solidariedade das empresas privadas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário