SAÚDE DA MULHER: PARTO E NASCIMENTO
Por Jarbas de Ataíde
O mês de março é dedicado a reflexão sobre os problemas das mulheres. Na saúde, a mulher enfrenta certas particularidades inerentes à sua fisiologia, anatomia e na gravidez. Nesses aspectos, os óleos essenciais- OEs são uma ferramenta que a natureza oferece para que enfrentarem as situações desconfortantes e também para o bem-estar, estética e beleza.
A Aromaterapia é uma terapêutica milenar que utiliza os OEs na busca da recuperação da saúde física, mental, equilíbrio emocional e manter sua empatia. Eles agem na forma de ingestão (oral), tópica (massagem externa) e via inalatória (aspiração ou no difusor). São absorvidos via digestiva/intestinal, cutânea e pela via olfativa.
Depois de passar os meses de gravidez, ao chegar a proximidade do parto e do nascimento as expectativas aumentam. Nesses momentos tão esperados, a mulher precisa ter um suporte e apoio, o que pode ser dado pelos óleos essenciais (OEs) oriundos de produtos naturais. O parto exige concentração e relaxamento. E aqui os OEs agem muito bem.
CONFIANÇA E RELAXAMENTO NO TRABALHO DE PARTO: podemos usar um óleo isolado, como a Laranja selvagem (Will Orange) ou um mix, como o Balance, na forma de inalação no difusor, durante toda o trabalho de parto. Ajuda relaxar e se concentrar. Podem ser usados misturados na forma de massagem (rolon), na coluna, sola dos pés, para obter confiança.
O Wil Orange ou laranja selvagem ou brava ( Citrus sinesis ) atua como estimulante e energizante, mas também conferindo concentração e apoio para superar o medo, ansiedade e esgotamento emocional.
O mix equilibrador Balance, contém óleos que dão um sentimento de calma, paz e relaxamento, ajudando na tranquilidade na ocasião do pré-parto e durante o mesmo. São eles: abeto, catinga-de-mulata azul (tanaceto), Olíbano (Frankincense), camomila alemã.
CONFORTO E APOIO DAS COSTAS NO PARTO: podemos usar o mix ou rolon de Deep Blue, diluído com óleo de coco, massageando nas costas, tornozelos e no baixo ventre. Aplicar uma compressa morna, para ativar os óleos a agirem mais profundamente.
Essa mistura de OEs é formada de gaultéria ( Wintergreen), cânfora, hortelã, catinga-de-mulata azul, camomila e immortele (osmanthus), cuja sinergia ajuda nas dores musculares, contusões nas costas, tensão muscular, no pré e pós-parto. Não usar por via oral e nem por inalação.
APOIO AO PERÍNEO: misturar 15 gotas de Frankincense (olibano) e 15 gotas de Lavanda num frasco de 15 ml com óleo de coco. Colocar um sprey e pulverizar o períneo para limpar, proteger e apoiar os tecidos, durante o parto e após, para recuperação mais rápida. Eles agem como antissépticos e antinflamatórios.
ASSISTENCIA NO TRABALHO DE PARTO: para ajudar a laranja selvagem (Wil Orange) e o mix Balance, feitos por via inalatória, na sala de parto, usamos o Gerânio e o Clary Sage (Salvia sclorea) por via tópica, massageando coluna vertebral, tornozelos, planta dos pés e abdômen inferior. Nas mamas, para ativar a lactação.
RELAXAMENTO E CALMA NO PÓS-PARTO: na sala do pós-parto, com uso de difusor, colocamos Lavanda ou Serenity, para motivar um estado de calma e relaxamento dos músculos, sobrecarregos durante o parto.
Portanto, a Aromaterapia atinge todas as dimensões que precisam de apoio e ajuda no pré-parto, durante e no pós-parto: o relaxamento físico, a calma emocional e o conforto no controle da dor, que é o que gera maior angustia e sofrimento. No próximo artigo, vamos falar dos OEs na saúde do bebê, antes de sair da maternidade. JARBAS ATAÍDE, 22.03.2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário