SAÚDE DA MULHER: AROMATERAPIA NA GRAVIDEZ
Por Jarbas de Ataíde
O mês de março é dedicado a reflexão sobre os problemas das mulheres. Na saúde, a mulher enfrenta certas particularidades inerentes à sua fisiologia, anatomia, metabolismo, comportamento e gravidez. Nesses aspectos, os óleos essenciais- OEs são uma ferramenta que a natureza oferece para que enfrentem as situações desconfortantes e também para o bem-estar, estética e beleza.
A Aromaterapia é uma terapêutica milenar que utiliza os OEs na busca da recuperação da saúde física, mental, equilíbrio emocional e manter sua empatia. Eles agem na forma de ingestão (oral), tópica (massagem externa) e via inalatória (aspiração ou no difusor). São absorvidos via digestiva/intestinal, pela pele e pela via olfativa.
Preparo para a gravidez, parto e puerpério; infertilidade; ansiedade e depressão pós-parto; menopausa e climatério; higiene intima; estimulo da libido; fadiga, cansaço, fadiga e excesso de tarefas profissionais. São algumas afecções e distúrbios próprios da mulher que podem ser auxiliados com o uso dos OEs.
AROMATERAPIA NA GRAVIDEZ
A gravidez é um momento que gera muitas expectativas, dúvidas, ansiedade e preocupações, porque a vida da mulher muda ou está prestes a mudar. Por isso, a Aromaterapia, visa preparar e dar confiança às grávidas e mães.
Você, mãe, com certeza, quer dar ao seu bebê o melhor e mais saudável início de vida. Tem o interesse de dar e selecionar as soluções mais seguras e menos invasivas. Tentar evitar toxinas e substâncias sintéticas, e usar as mais naturais possíveis. O auxílio dos OEs é uma ferramenta de saúde e bem-estar seguro, tanto para a mãe quanto para o recém-nascido.
Os OEs têm uma variedade de benefícios terapêuticos e são 50 a 70 vez mais poderosos que as ervas in natura ou droga vegetal (planta medicinal desidratada).
PASSO 1: SE PREPAR PARA GERAR CELULAS SAUDÁVEIS NO BEBÊ. Processo de desintoxicação para limpar as células, a fim de gerar células saudáveis e perfeitas no bebê. Isso pode ser estimulado pela nutrição do casal e uso de OEs. A cada 3 meses se recomenda eliminar lixo, toxinas e emoções negativas com uma Mistura de desintoxicação: alecrim, coentro, tangerina, junípero e gerânio (Zendocrine), em forma de massagem; Probióticos naturais, que melhoram a imunidade do intestino; Complexo enzimático, que regulam o intestino, construção e reparação de tecidos.
PASSO 2: SE MANTER SAUDAVEL. Evitar o enjoo matinal, que gera sofrimento e angustia. Uso oral de hortelã-pimenta (Peppermint ) ou mix digestivo( Zengest ); misturado os óleos e massageando a área do estômago, usando óleo carreador.
Relaxamento e Descanso. Para transmitir tranquilidade ao bebê e sentir-se emocionalmente bem, reduzir a ansiedade, recomenda-se o OE de Serenity/ Lavanda, pela inalação manual (1/2 gotas na mão em concha) ou no difusor. Se estiver com mente confusa, recomenda-se o uso tópico do Balance.
Dores, Feridas e Câimbras. Diluir um desses óleos com óleo de coco e aplicar no local (Depp Blue (mix), Geranio, Lavanda e Manjericão);
Estímulo à Imunidade. Melhorar as defesas de forma natural. Na forma de inalação no difusor, usando a Mistura protetora (On Guard) ou Mistura Respiratória (Breathe). Usar também massageando a sola dos pés, pulso e coluna.
Inchaço e Retenção de Líquido. Diluir com óleo de côco e massagear as pernas, mãos e pés com Lemon (limão), Grapefuit (toranja) ou Cipres (cipreste). Elevar as pernas toda manhã. O limão e toranja pode ser tomado (1/2 gotas) em um copo d’água.
Todos esses OEs vão lhe dar confiança e disposição para se sentir mais disposta e tranquila, onde seu corpo responderá adequadamente e sua mente estará apta a enfrentar a etapa mais importante que é o Trabalho de Parto e o Nascimento, que será abordado no artigo seguinte. JARBAS ATAÍDE. 15.03.2018
Nenhum comentário:
Postar um comentário