Faleceu o desembargador aposentado do TJAP , Manoel Brito.

Aposentado desde 2020 faleceu nesta segunda-feira (5), o desembargador Manoel Brito. Ele estava internado no Hospital São Camilo desde o último sábado (3), quanto foi submetido a uma cirurgia em decorrência de uma isquemia no intestino, mas não resistiu às complicações.
Foi procurador de Justiça e chegou ao desembargo em 2015. Amapaense, Manoel Brito ingressou na Carreira do Ministério Público do Amapá, em 1º de novembro de 1991, como Promotor de Justiça do I Concurso. Em 2 de junho de 1992, foi promovido a Procurador de Justiça. Antes Manoel Brito foi servidor público do extinto Território Federal do Amapá, como professor de Educação Física atuando em diversos escolas públicas de Macapá.
O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), João Guilherme Lages, concedeu aposentadoria voluntária por invalidez permanente ao desembargador Manoel Brito, de 69 anos, em 22 de janeiro de 2021.
Trajetória profissional
Com quase cinco décadas da vida dedicada ao Direito, sua carreira jurídica o habilitou, no ano de 1989, a assumir a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB-AP).
Promotor de Justiça aprovado no primeiro concurso do Ministério Público do Estado, em 1991, já em 02 de junho de 1992 ascendia ao cargo de Procurador de Justiça, nomeado em seguida como Procurador-Geral de Justiça do biênio 1993-1995 – cargo ao qual seria reconduzido no biênio seguinte (1995-1997).
Já no TJAP, como desembargador, chegou a exercer a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no biênio 2017-2019 – trabalho pelo qual recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Brito” durante o 75º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL) –, e também assumiu a Ouvidoria-Geral do TJAP no biênio 2019-2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário