Foto: Arquivo/Secom
O Museu Sacaca inicia nesta quarta-feira, 22, a programação local da 15ª edição da Primavera dos Museus. O circuito nacional é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e conta, no Amapá, com vasta programação de fortalecimento histórico e cultural.
O tema deste ano é “Museus: Perdas e Recomeços”. A diretora do Museu Sacaca, Eliane Oliveira, avaliou a importância desta temática na retomada das atividades durante a pandemia.
“Mesmo enquanto se precisou fechar as portas ao público, o trabalho interno, os investimentos, o cuidado com o acervo se mantiveram resilientes para o recomeço que logo viria”, ponderou.
Além da entrega de dois novos espaços no museu, a programação também conta com exposição de livros indígenas, exibições audiovisuais e de educação ambiental.
Novas ambientações
O complexo de exposições a céu aberto do Museu Sacaca abrirá duas novas ambientações, que tornarão o espaço ainda mais inclusivo e acolhedor.
Formado por uma trilha de diferentes materiais encontrados na natureza, o Jardim Sensorial foi criado especialmente para pessoas com deficiência, mas aberto à experimentação de todos os visitantes.
Já o Espaço Místico atende ao hábito dos visitantes que utilizam o museu para a prática da meditação.
“Ter a floresta no coração da cidade, de tão fácil acesso, é um convite para práticas contemplativas e de meditação. Esperamos, com o jardim e o espaço místico, tornar o museu ainda mais estimulante para o nosso público”, destacou a diretora.
Programação
22 a 24 de setembro (09h – 17h)
- Inauguração do Jardim Sensorial e do Espaço Místico (22/09, às 10h)
- Leitura coletiva e exposição de livros indígenas na casa de leitura
- Exposição audiovisual no Espaço de Educação Ambiental
- Contação de histórias no bosque do açaí
- Exibição de curta-metragem no Espaço Multimídia – 30 anos do IEPA
- Exposição em banner – Turé dos povos indígenas
- Exposição audiovisual – a fauna amazônica
- Exposição de taxidermia do IEPA
- Mesa redonda on-line, “Museus: Perdas e Recomeços”
- Roda de conversa – Povos Indígenas do Amapá: perdas e recomeços (24/09, das 14h às 17h)
Nenhum comentário:
Postar um comentário