quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Governo do Amapá promove reencontro entre ex-alunos e ex-professores da escola Barão do Rio Branco

 Governo do Amapá promove reencontro entre ex-alunos e ex-professores da escola Barão do Rio Branco

O reencontro faz parte da programação de inauguração do novo prédio, que acontecerá no próximo sábado, 4.


 Foto: Maksuel Martins
“Esse colégio me preparou para a vida e hoje estou aqui pra contar essa história. Espero que as próximas gerações possam, conservar nosso patrimônio histórico”, destaca a professora aposentada, Odete Penafort.

Nesta terça-feira, 31, o Governo do Amapá, abriu as portas da tradicional Escola Estadual Barão do Rio Branco, e recebeu antigos professores e estudantes egressos, para uma visita às novas instalações que foram adaptadas e revitalizadas. O encontro reuniu 14 pessoas que fazem parte da história do Barão.

Odete Penafort, 73 anos, natural de Afuá, é professora aposentada, ex-aluna e ex-funcionária do Barão. Ela cursou o ensino primário no colégio na década de 50 e retornou na década de 70 como professora, onde lesionou por 10 anos contribuindo para a formação de muitos amapaenses até o ano de sua aposentadoria em 1989.  

“Toda vez que passava em frente ao Barão, me debruçava na grade e questionava quando o meu colégio amado seria reformado. Ao entrar aqui neste dia, senti um turbilhão de emoções, e lembranças doces de minha infância vieram à minha mente. Meus joelhos ralados de tanto correr por esses corredores, o sabor da sopa servida no lanche, a gargalhada de meus alunos e o convívio diário com meus amigos, enchem meu coração de alegria”, relembra Odete.

A professora ainda guarda com muito carinho o seu primeiro boletim, e recordou do curso de prendas que era ensinado exclusivamente para as meninas, onde elas aprendiam a bordar, guardanapos, toalhas de mesa e colcha de cama, que eram expostos para as famílias nas tradicionais mostras pedagógicas.

“É tão lindo ver quanto o nosso colégio evoluiu. Agora temos um ensino modernizado e mais estruturado. Cursos como os de prenda, são coisas da minha época que ficaram registrados na história do Barão. Eu fico tão feliz quando meus alunos, que hoje são médicos, economistas, advogados vêm até mim agradecendo pelos anos de ensino. Esse colégio me preparou para a vida e hoje estou aqui pra contar essa história. Espero que as próximas gerações possam conservar nosso patrimônio histórico”, finaliza Odete.

 

“A tradicional Escola Barão do Rio Branco ficou linda e está pronta para receber a comunidade escolar. Nela, aliamos a tradição e a modernidade, tudo isso para garantir que a nossa comunidade escolar se sinta acolhida e possa criar um belo futuro neste marco tão importante do nosso passado”, destaca o governador do Amapá, Waldez Góes.

A visita faz parte da programação de inauguração da escola, que passa pelos preparos finais para receber a comunidade escolar durante o retorno gradual e responsável das aulas presenciais, que estão previstas para iniciar em outubro. A inauguração oficial acontece no sábado, 4.

As obras contaram com o investimento de R$ 6.407.130,45 do tesouro estadual para restauração de toda infraestrutura do prédio. O valor destinado foi investido em reformas da fachada da escola, das salas administrativas, salas de aula, biblioteca, salas multimídias, laboratórios de ciências, laboratórios de informática, banheiros, cozinhas, refeitório, telhado completo, quadra poliesportiva, além de serviços de reparo total na parte elétrica e hidráulica da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...