Programação festiva comemora os 68 anos do Mercado Central
O local, que é ponto de encontro da cultura e do comércio tradicional da capital, comemora mais um ano de existência na segunda-feira (13).
A prefeitura de Macapá, por meio de parceria entre Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) e do senador Randolfe Rodrigues, preparou uma programação para comemorar os 68 anos do cartão postal e símbolo de cultura, história e tradição do município: o Mercado Central.
O local, que é ponto de encontro da cultura e do comércio tradicional da capital, comemora mais um ano de existência na segunda-feira (13).
O Mercado Central é o primeiro centro comercial de Macapá e foi o único ponto turístico que se manteve aberto durante a pandemia, mantendo as medidas sanitárias. Considerado um símbolo cultural da população amapaense, o espaço reúne fomento ao comércio local e histórias de personagens tradicionais da capital. Para o diretor-presidente do Macapatur, Benicio Pontes, a diversidade cultural do mercado estará em evidencia nessa comemoração.
“Para este aniversário do Mercado pensamos em diversificar as atividades que vão compor a festividade, que vai desde a parte cultural ao empreendedorismo, contemplando ainda a questão do esporte, como skate, já que o calçadão está sendo usado pelo público dessa modalidade”, destacou Pontes.
A programação iniciará pela manhã com alvorada festiva, plantação de uma muda e cápsula do tempo com os sonhos dos desbravadores e de crianças amapaenses, corte do bolo e anúncio da segunda etapa da obra do Mercado Central.
Durante o dia, a programação seguirá com o concurso de gastronomia Enchefs Brasil [seletiva estadual], exposição de carros antigos e campeonato de skate.
À noite, a programação se encerrará com o Baile do Mercado, que acontecerá com exclusividade nesta segunda-feira, ainda como parte do dia, em especial ao Mercado.
Alan Dias, de 26 anos, é professor de dança de salão no projeto Baile do Mercado, que reúne praticantes que adotaram o espaço para o lazer e atividade física através da dança. Para ele o Mercado é um elemento muito importante para história do nosso estado, e o convite para apresentação dos dançarinos do projeto é gratificante para todos, pois simboliza todo o carinho que eles têm pelo local, que é um dos principais cartões postais da cidade.
“O Baile é um movimento que surgiu com objetivo de reunir as pessoas para dançar e se divertir. Na segunda-feira o público será o mesmo que já participa das aulas, com certeza vai ser só alegria”, finalizou o professor.
Ampliação
Dr. Furlan e Randolfe Rodrigues assinam ordem de serviço para a construção da segunda etapa do Mercado Central. A obra será executada pela Secretaria Municipal de Obras com recursos enviados pelo senador no valor de R$ 1,3 milhão. Serão construídos 60 boxes divididos em 3 blocos com 20 boxes cada, que vão abrigar os empreendedores que ocupam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário