segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Waldez defende projetos conjuntos para a Amazônia durante ação itinerante da Sudam no Amapá

 Waldez defende projetos conjuntos para a Amazônia durante ação itinerante da Sudam no Amapá

Ação é coordenada pela Sudam e percorre os estados da Amazônia Legal, visando dialogar com os gestores sobre os problemas e a busca de soluções.






 Foto: Marcelo Loureiro
Governador Waldez discursa no evento da Sudam

O Amapá sedia a ação itinerante Sudam nos Estados, nos dias 20 e 21 de setembro. O evento é coordenado pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e visa dialogar com os gestores dos noves estados que integram a Amazônia Legal sobre as problemáticas e soluções.

Nesta segunda-feira, 20, durante a abertura do evento no Palácio do Setentrião, o governador do Amapá, Waldez Góes, defendeu projetos conjuntos para desenvolvimento das cadeias produtivas regionalizadas.



O chefe do Executivo reforçou que os projetos integrados possuem mais capacidade de realização, desenvolvimento econômico dos estados e resultados como a geração de emprego e renda, crescimento econômico e qualidade de vida. Entre eles, o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia e o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA), no qual o estado possui uma carteira de projetos com 22 propostas.

"Temos um portfólio de projetos que dizem respeito não só ao Amapá, mas a todos os estados da Amazônia Legal com foco em cadeias produtivas da Amazônia, para que tenhamos maior representatividade no comércio nacional e internacional", afirmou o governador.

"Precisamos nos enxergar enquanto região para avançarmos mais, com um planejamento regional, escolher projetos fortes de desenvolvimento para que todo o esforço e financiamento, mercado, pesquisa e tecnologia sejam voltados nessa direção”, completou.

Entre as cadeias produtivas estão as agroflorestais e o manejo do açaí. A Superintende da Sudam, Louise Caroline, explicou que a ação é um momento de escuta para buscar soluções.

“O objetivo é ouvir os gestores e seus principais desafios, receber essas demandas e apresentar os instrumentos. Queremos união, objetivos em comum para tirar o melhor da Amazônia para oferecer ao restante do mundo e trabalhar em conjunto em prol da vida do povo que vive aqui”, afirmou a superintendente.

Participam do evento prefeitos e técnicos do setor econômico, pesquisadores e representantes da Embrapa, Sebrae, Universidade do Estado do Amapá e Universidade Federal do Amapá.

A prefeita de Pedra Branca, Beth Pelaes, que é vice-presidente da Associação dos Municípios do estado do Amapá-AMEAP, reforçou o compromisso dos municípios.

“Estamos entusiasmados com o desenvolvimento do estado e com esse momento para acessarmos as ferramentas, recursos, pois somos uma região tão rica”, disse a gestora municipal.

O evento segue até terça-feira, 22, com palestras sobre captação e gestão de recursos, mesa-redonda sobre desenvolvimento sustentável da Amazônia e oficinas para viabilização de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...