sexta-feira, 12 de novembro de 2021

– Direito & Cidadania – Entidade eclesiástica produzirá o “Código de Direito Pastoral do Amapá”

   – Direito & Cidadania –  

Entidade eclesiástica produzirá o “Código de Direito Pastoral do Amapá”






Dr. Besaliel Rodrigues

A Convenção UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus no Amapá iniciará na próxima 5ª feira, 18.11 até 21.11.21 conclave anual quando, na oportunidade, instalará Estatuínte, que produzirá o “Código de Direito Pastoral do Amapá”.

  A referida Entidade é uma pessoa jurídica de direito privado especial, de natureza constitucional, categoria de organização religiosa, a qual representa em meio à sociedade civil organizada a classe dos/as ministros/as evangélicos/as (pastores/as e evangelistas) ligados/as à Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá.

  Na qualidade de corporação sacerdotal, a Convenção UFIADAP promove os direitos eclesiásticos dos evangélicos junto aos órgãos e às autoridades públicas e privadas e prima pela defesa das prerrogativas espirituais e jurídicas de seus integrantes.

  A UFIADAP foi fundada em 17 de outubro de 2009, pelo Pastor Oton Miranda de Alencar e um grande número de obreiros que resolveram se ombrear em prol da evangelização do Estado do Amapá até os confins da Terra.

É uma entidade sem fins econômicos, com duração por tempo indeterminado, com foro e sede nesta cidade de Macapá, que possui laços históricos indissolúveis com a 1ª Assembleia de Deus no Estado do Amapá (A Pioneira), cujos fundadores foram Clímaco Bueno Aza e José de Matos e que tem por ideal manter os mesmos propósitos e princípios que regem as Assembleias de Deus, desde sua fundação em terras tucujus, promovida pelo missionário Daniel Berg, da AD Igreja-Mãe de Belém do Pará.

  A UFIADAP começou com 80 (oitenta) convencionais. Hoje congrega entorno de 800 (oitocentos) membros.

Como organização eclesiástica, a cada três anos renova sua Diretoria. Nestes doze anos de existência, já teve três presidentes: 1º- Pastor Oton Miranda de Alencar; 2º- Pastor Obed Ferreira de Oliveira; e 3º- Pastor Besaliel de Oliveira Rodrigues, o atual presidente. O Pastor Oton Alencar, presidente da Igreja AD – A Pioneira, é o Presidente de Honra da Convenção.

Também junto à UFIADAP funciona a UFEMIADAP – União Feminina das Igrejas Assembleias de Deus no Amapá. Esta União Feminina, sempre presidida pela esposa do Pastor Presidente da Convenção, hoje, no caso, a Pastora Ester Farias da Silva, tendo como Presidente de Honra a Pastora Juracy de Almeida Alencar, 1ª Dama da Igreja, esposa do Pastor Oton Alencar.

  Neste ano de 2021, a referida Convenção estará promovendo sua 12ª AGO – Assembleia Geral Ordinária Anual, a partir da próxima 5ª feira, 18.11 até 21.11, domingo.

  A programação prevista para a citada AGO é a seguinte: 

  Dia 18.11.21, 5ª f., às 19h, Culto de Abertura e de Ações de Graças pelo “Jubileu dos Dez Anos” da Academia de Letras – ALEA. Preletor: Pastor Daniel Deusdete – Brasília/DF.

  Dia 19.11.21, 6ª f., pela manhã, das 7 às 8h: Coffee break; das 8 às 9h: Devocional - Preletoras da União Feminina – UFEMIADAP; das 9h ao meio dia: Despedida da Diretoria Atual, Eleição da nova Mesa Diretora e posse do Pastor Oton Alencar como Presidente Emérito da Convenção UFIADAP e da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira.

  À tarde, das 14 às 15h: Devocional. Preletor: Pastor Daniel Deusdete – Brasília/DF; das 15 às 18h: Sessão Convencional (privada), com instalação da Estatuínte Convencional, Apresentação dos Candidatos a Missionários e recebimento de Obreiros. 

  Às 19h: Culto público de consagração de Missionários e recebimento de Obreiros. Preletor: Apóstolo Órley Alencar.

  Dia 20.11.21, sábado, pela manhã, das 7 às 8h: Foto Oficial dos Convencionais e Coffee break; das 8 às 9h: Devocional. Preletoras da União Feminina – UFEMIADAP; das 9h ao Meio dia: Sessão Convencional (privada), com prestações de contas, apresentação dos novos candidatos a Evangelista e Pastor e outras temáticas da Convenção; de meio dia às 13h: Despedidas e agradecimentos.

  À tarde, das 14 às 18h: Período livre e de preparação para a programação da noite.

  Às 19h: Culto público de consagração de Evangelistas e ordenação de Pastores. Preletor: Pastor Falbert Sena.

  Dia 21.11.21, domingo, pela manhã, encerramento com Santa Ceia Convencional. Palavra Especial: Pastor Oton Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...