domingo, 31 de julho de 2022

O Amapá estar de luto! Faleceu o pioneiro, farmacêutico, musico e criador da MPA - Hernani Vitor Guedes – 98 anos - (1924 – 2022)

HOMENAGEM PÓSTUMA

O Amapá estar de luto!

Faleceu o pioneiro, farmacêutico, musico e

criador da MPA - Hernani Vitor Guedes – 98

anos -  (1924 – 2022)


 


O renomado músico, de muitos méritos, é natural de Cametá - Pará e farmacêutico de profissão. Não tinha homenagem maior para o mestre Hernani Vitor Guedes,  do que deixar esse plano físico,   no dia em que o  Bloco  "A Banda",  caminha pelas ruas de Macapá. Sua partida deixa um vazio enorme na cultura  do Amapá. Seu legado permanecerá  eternamente.  Sua fé e  sua genialidade servem de exemplo  para todos nós. Vai brilhar no céu com o seu talento.



O farmacêutico Hernani Guedes nasceu em Belém, no dia 12 de abril de 1924. Seu Hernani Vitor Guedes, e seu inseparável violino, em uma das primeiras apresentações do Conservatório Amapaense de Música em 1953, em Macapá, com o maestro Altino Pimenta, primeiro diretor do conservatório.



Hernani chegou ao Amapá em 1950, aos 26 anos, para trabalhar no Hospital Geral de Macapá, carregando consigo seu inseparável violino. Antes disso, já tinha conhecido o marabaixo, em viagens que fizera ao então Território Federal do Amapá desde 1946. Nas horas de folga, ajudava seu pai - o farmaceutico Bruno - na Farmácia Macapá, localizada na rua São José, entre as avenidas Presidente Vargas e Coriolano Jucá.


Em dois de julho de 1950, ao assumir a direção da Farmácia Zagury, estava com vinte e seis anos de idade. A farmácia foi montada por Hernani Vitor Guedes, que havia concluído o curso superior na Escola de Farmácia do Pará, que posteriormente foi transformada em Faculdade. O curso feito pelo Hernani tinha a duração de três anos, mas assegurava ao aluno concluinte, as mesmas prerrogativas que depois se deu aos farmacêuticos bioquímicos. Hernani era o único funcionário e o responsável técnico do estabelecimento. Quando houve a necessidade de contratação de outro funcionário, a escolha recaiu inicialmente em Dulcinéia Guedes, Irmã do Hernani. Posteriormente, foram admitidos Francisco Quintela do Carmo e Bruno Gonçalves Guedes, pai do dirigente. Seu Bruno tinha trabalhado como atendente em farmácias de Belém.


Em 1963, em decorrência do fechamento da Sorveteria Macapá, que também pertencia à família Zagury, a farmácia passou a funcionar no prédio disponível, erigido na esquina da Rua Cândido Mendes com a Av. Siqueira Campos, hoje rotulada como Mário Cruz. Neste local, ingressou na firma a jovem Iracilda. Hernani Guedes era a alma da Farmácia Zagury. Seu conhecimento técnico assegurava o atendimento preciso dos fregueses

Ao desligar-se da firma Sarah Zagury, Hernani decidiu criar sua própria empresa. Tornou realidade seu intuito no dia 17 de novembro de 1982, quando instituiu a firma Hernani Vitor Guedes & Cia Ltda, cuja atividade principal era o com comércio atacadista de medicamentos e drogas. O nome de fantasia ficou sobejamente conhecido – Farmácia Cristo Rei.

Além de ter sido um brilhante empresário, Hernani devotou-se a música, despontando como autêntico mago tocando violino.

 


LADO MUSICAL



Por volta de 1963, formou o grupo “Os Mocambos”. Em 1968 o grupo gravou um LP com 6 músicas autorais e 6 marabaixos. Após inúmeras negociações, deu-se então a gravação das 12 músicas, numa sala improvisada como estúdio, na residência do professor e fotógrafo Alberto de Andrade Uchôa, na Av. Pe. Julio Maria Lombaerd.

A prensagem do disco foi feita em Recife, pela gravadora Rozenblit.  Hernani Vitor, é integrante como primeiro violino da Orquestra Primavera e realizava apresentações em shows institucionais e particulares. Seu Hernani mostrava  em seus shows, talento e um estilo próprio e único desse artista erudito para tocar a música brasileiramente Amapaense.



Em 1963, criou o conjunto musical “Os Mocambos”. Até pouco tempo, integrou a Orquestra Primavera. Ele completou 98 anos de idade no dia 12 de abril de 2021 e permanece ativo no seio de sua família, sob os cuidados da esposa Marly Carrera e dos filhos.

Em 6 de julho de 2022 o casal Hernani e Marly Carrera fizeram  60 anos de casados, que vida a dois linda. Um casamento com muito amor e respeito. Nesses anos já passaram por muitas coisas boas e ruins, mas o amor e fé superam tudo. Eles são exemplos a serem seguidos.

Para Ronaldo Serra O seu Hernani tem uma importância fundamental na música da Amazônia. Foi uma das primeiras pessoas a “sacar” a importância da sonoridade do Marabaixo e do Batuque, tendo tido a ousadia de gravar pela primeira vez, no Conjunto “Os Mocambos”, no início dos anos 70, esses ritmos maravilhosos.



Uma homenageia inédita e merecida foi dada ao nosso grande Hernani Vitor Guedes em 16 de junho de 2016  ele recebeu a Tocha Olímpica que passou por Macapá.  Seu Hernani Vitor Guedes, 92anos, juiz classista e farmacêutico aposentado grande musico e avô de meus filhos teve a honra em ser um dos condutores do maior símbolo olímpico. Thalis Rudá Dantas Ynaoê Mayê GueDan Haji Guedes Nivito Guedes Lourdes Maria Carrera Guedes Nelci Lopes Ribeiro Januário CKstore Cks LUIZ guedes Neruna Guedes Crotti e amigos do MFC e Rotary foram viver esse grande momento

 


 

Homenagens

FENANDO FRANÇA, Jornalista

“Hernani Vitor Guedes é tão importante para a música amapaense, como a água é para o peixe. Foi um dos precursores do que hoje chamamos de MPA - Música Popular Amapaense. É para nossa cultura um ícone tão importante que desencarnou num dia de Banda. Siga em paz meu querido”.

 

(Fonte: Coluna Nilson Montoril E Portal Porta Retrato)

LUTO, ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO E REAÇÃO DE RELAXAMENTO

 LUTO, ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO E REAÇÃO DE

 RELAXAMENTO




Por Jarbas de Ataíde


        Quando apenas escrevemos sobre as diferentes reações e dores que sofremos é muito fácil teorizar. Mas quando estamos passando´, pessoalmente, por essa situação não é fácil escrever e externar nossas emoções.  O tema do luto é complexo, pois envolve a realidade da inexoralidade da morte. 

       Em artigos de 2019 e 2020 dei pistas e refleti sobre “as chagas e feridas que não estão no corpo”, das nossas decepções, dores da alma e angustias que sofremos e como tentar conviver ou superá-las.

       Passados 2 anos, estou experimentando essas mesmas situações e vou contar como estou superando a angustia do luto do meu filho mais velho.

       O trauma emocional pela perda pode nos levar ao que os estudiosos chamam de “estresse pós-traumático” (TEPT). Ele pode anteceder a dificuldade em superara fase de luto. Perdas traumáticas e abruptas podem prejudicar gravemente os sobreviventes por anos, conforme Kristin Glad, do Centro Norueguês p/ Estudos de Violência e Estresse Traumático.

     Foi observado que os portadores de sintomas de TEPT eram propensos a desenvolver sintomas de luto complicado, ou seja, “anseio intenso e persistente, saudade e tristeza, geralmente acompanhados por pensamentos ou imagens insistentes do falecido e um sentimento de descrença ou incapacidade de aceitar a dolorosa realidade da morte da pessoa”. 

     Desenvolver estratégias, maneiras e caminhos para evitar ou se contrapor a essas sensações dolorosas, é a função de uma equipe multidisciplinar, que envolve primeiramente o apoio familiar e em seguida os profissionais qualificados.

     Sensações de julgamento, culpa, remorso, revolta e até de autopunição são muito comuns num estado de luto complicado.  Mas a aceitação da realidade da morte, não passa apenas pelos conselhos e técnicas profissionais. Ela envolve questões éticas, religiosas e espirituais, que, às vezes, são omitidas. Não é só uma questão de sublimar a dor emocional.

     O luto prolongado ou complicado pode extrapolar o campo emocional e se instalar no corpo, causando sintomas e distúrbios que vão configurar um estado permanente de TEPT, com complicações orgânicas por desequilíbrio do sistema nervoso autônomo ( parassimpático):

·        Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados);

·        Distúrbios gástricos e intestinais (azia, diarreia, vômitos);

·        Reações alérgicas na pele (descamação, seborreia, prurido);

·        Sensação de febre;

·        Redução da concentração e memória;

·        Choro desmotivado;

·        Fadiga, cansaço e desmotivação diante da lembrança.

Em media um estado de TEPT pode durar em torno de 1 mês, após a fase aguda do luto. Mas quando essas alterações se prolongam por anos, de maneira persistente, sem resolução ou superação, o organismo vai sofrer as consequências do estresse crônico.

Quando isso acontece, as patologias preexistentes ou comorbidades se agravam ou pioram

     

 

 

sexta-feira, 29 de julho de 2022

POSTURA “BEBE FELIZ” (ANANDA BALASANA) E A SAÚDE.

 

  POSTURA “BEBE FELIZ” (ANANDA  BALASANA) E A

 SAÚDE. 


Por Jarbas de Ataíde 

A postura bípede do homem jogou a carga e o peso do corpo na coluna e nos pés. O desequilíbrio corporal provoca distúrbios, as vezes sem sabermos que a origem está nas nossas posturas. Mas o que isso tem haver com a chamada postura do “bebe feliz”?  Muito antes dos mestres iogues, o bebe já nos ensina a relaxar e aliviar dores.

Essa posição assumida pelo bebe imita a postura quadrupede dos nossos ancestrais, que andavam apoiados nas pernas e braços. Assim a coluna ficava mais estável. A origem da Ananda Balasana, vem do hinduísmo ( ananda= feliz; bal= bebe; asana= pose).

Quando vemos uma criança pequena deitada de costas, observamos que ela assume essa posição institivamente, esticando as pernas, segurando os pés, flexionando as pernas sobre o peito e balançando o corpo de um lado para o outro, demonstrando bem-estar pelo sorriso.  Dificilmente um adulto costuma fazer essa postura invertida.

Imitando as crianças os iogues perceberam que tal postura causava benefícios para os praticantes, tanto que é um exercício inicial ou final nas práticas de Ioga.  Ele libera as tensões no início(cervical) e final coluna (sacro), realinhando e ajustando a coluna gradativamente, sem muito esforço.


Cotidianamente não assumimos posturas invertidas. Levantamos, pela manhã, sem alongarmos nossos músculos. Durante o dia ficamos com braços para baixo ou curvamos errado a coluna ao sentarmos, posições essas que duram horas. A obesidade inverte as curvaturas da coluna.  Com o passar dos anos vêm os incômodos, dores e distúrbios que exigem longa recuperação.

Os primeiros efeitos positivos da Ananda Balasana ou Happy Baby Pose ocorrem no aumento da flexibilidade e mobilidade dos membros, coluna, cintura escapular e pelve. Mas eles atingem atingem os órgãos internos, onde chegam as terminações nervosas e vasos que passam pela coluna:

·         TONIFICA   A MUSCULATURA DAS COXAS, QUADRRIL E VIRILHA;

·         REDUZ A DOR LOMBAR, REALINHA E ALONGA A COLUNA;

·         ALIVIA O ESTRESSE E ANSIEDADE;

·         MELHORA O CANSAÇO E A FÁDIGA;

·         ALONGA MUSCULOS E TENDÕES INFLAMADOS;

·         DIMINUI A FREQUENCIA CARDÍACA;

·         CAUSA REAÇÃO DE RELAXAMENTO (SIST. PARASSIMPÁTICO);

·          AMENIZAR A SÍNDROME METABÓLICA.

 

Quem imaginava que essa simples postura poderia melhorar a saúde e qualidade de vida, afetando a autonomia e independência, melhorando a mobilidade, acalmando as emoções, melhorando o sono, prevenindo distúrbios desde o começo da vida (ensinado pelos bebes)?

Os monges budistas e os iogues hindus têm razão em ficar horas em posições invertidas, o que repercute em sua longevidade, apesar da magreza de seus corpos e a fugacidade de sua alimentação.  

Mas para fazer essa postura temos que ter cuidado na sua execução, sem esforço ou técnica errada. Executam melhores os que não possuem doenças graves de coluna, pescoço, quadril ou tornozelo. Está contraindicada nas gestantes após o 1º trimestre.

Então, tire uma manha ensolarada, após um sono reparador, levante calmamente, tome um copo de água, faça uma breve oração, relaxe e faça uns alongamentos e flexões da coluna e cabeça. Deite na cama ou sobre um colchonete e excute esses passos:



Passo 1: Deite-se costas no chão ou num tapete;

Passo 2:  Apoiando a cabeça no tapete, dobre os joelhos em direção ao peito em um ângulo de 90º. Vire as solas dos pés em direção ao teto;

Passo 3:  Estendendo o braço, segure a parte interna ou externa dos pés. Afaste os joelhos, movendo-os para as axilas;

Passo 4: Flexione os calcanhares nas mãos e balance suavemente de um lado para o outro (como um bebe feliz). Permaneça nessa posição por várias respirações, respirando profundamente. É importante não tirar os ombros do chão o tempo todo. Se não conseguir segurar os pés, segure os tornozelos ou a canela.  JARBAS ATAÍDE, 18.07.2022.

 

  

 

 

 

quarta-feira, 27 de julho de 2022

– Direito & Cidadania – Calendário Eleitoral do mês de agosto de 2022 – 1ª quinzena

 

 – Direito & Cidadania – 

Calendário Eleitoral do mês de agosto de 2022 – 1ª quinzena

 



Dr. Besaliel Rodrigues

         Os eventos eleitorais que acontecerão no mês de agosto de 2022, de acordo com as normas eleitorais brasileiras – Res. TSE nº 23.674/2021, serão os seguintes:

         Dia 03.08, 4ª feira (60 dias antes):

a) Prioridade postal: A partir deste dia é assegurada aos partidos políticos e às federações de partidos preferência postal para a remessa de material de propaganda;

b) Mesários: Último dia para a nomeação de mesários e da composição das mesas receptoras no Brasil e no exterior e dos(as) convocados(as) para apoio logístico, para o primeiro e segundo turnos;

c) Voto em trânsito e justificativas: Último dia para publicação dos locais designados para o funcionamento das mesas receptoras de votos, inclusive para o voto em trânsito, e de justificativas;

d) Juntas eleitorais: Último dia para o(a) presidente do TRE nomear as membras e os membros das juntas eleitorais para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.

         Dia 05.08, 6ª feira:

a) Fim das Convenções: Último dia para a realização de convenções pelos partidos políticos e pelas federações destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatas e candidatos;

b) Regularização junto ao TSE: Último dia para partidos e federações estejam com sua documentação regular junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

         Dia 06.08, sábado:

Proibição para rádios e TVs: Data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e de televisão, em sua programação normal e em seu noticiário:

a) Opinião prejudicada: transmitir opinião identificada ou manipulada de eleitor;

b) Não pode: veicular propaganda política;

c) Acepção: dar tratamento privilegiado a participantes do pleito;

d) Dissimulação: veicular ou divulgar programação, mesmo que dissimulada, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;

e) Propaganda indireta: divulgar nome de programa que faça alusão a candidatos etc.

         Dia 08.08, 2ª feira:

a) Escusas de mesários: Último dia para os(as) convocados(as) para compor as mesas receptoras e para atuar como apoio logístico apresentarem recusa à nomeação, salvo casos supervenientes;

b) Reclamações de nomeações e de locais: Último dia para os partidos políticos e federações de partidos reclamarem da nomeação das mesas receptoras e do apoio logístico, salvo superveniências, e de locais de votação.

         Dia 10.08, 4ª feira:

a) Conclusão de julgamentos: Último dia para justiça eleitoral decidir sobre as reclamações relativas à composição das mesas receptoras e locais de votação.

         Dia 12.08, 6ª feira:

a) Divisão de tempo de propaganda: Data-limite para que o Tribunal Superior Eleitoral publique a tabela com a representatividade da Câmara dos Deputados e do Congresso Nacional, decorrente de eventuais novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais efetivadas até 20 de julho de 2022, para fins de divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e para a realização de debates.

         Dia 15.08, 2ª feira:

a) Registro final: Último dia para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatas e candidatos;

b) Transportes de apoio oficial: Último dia para as repartições, órgãos e unidades do serviço público oficiarem ao juízo eleitoral, informando o número, a espécie e a lotação dos veículos e embarcações de que dispõem;

c) Decisões finais: Último dia para os tribunais regionais eleitorais decidirem sobre os recursos interpostos contra a nomeação das mesas receptoras e das pessoas convocadas para apoio logístico dos locais de votação e sobre locais de votação;

d) Contas rejeitadas: Último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral relação daqueles(as) que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente;

e) Plantão eleitoral: Data a partir da qual as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados;

f) Contagem de prazos eleitorais: Data a partir da qual os prazos processuais relativos aos feitos das eleições de 2022, salvo os submetidos ao procedimento do art. 22 da Lei Complementar nº 64/1990, serão contados, conforme o caso, em cartório ou secretaria ou no PJe, de forma contínua e não serão prorrogados quando se vencerem aos sábados, domingos e feriados;

g) Mural eletrônico: Data a partir da qual, até 19 de dezembro de 2022, o mural eletrônico, mensagens instantâneas e mensagens eletrônicas serão utilizados para as comunicações da Justiça Eleitoral nos processos de registro de candidatura, nas representações. Observação: Ficam ressalvadas do Mural Eletrônico aquelas ações submetidas ao procedimento do art. 22 da LC 64/90, nas reclamações, nos pedidos de direito de resposta e nas prestações de contas, observadas as regras específicas das resoluções respectivas (Res. TSE nº 23.607/2019, art. 98, Res. TSE nº 23.608/2019, art. 12 e Res. TSE nº 23.609/2019, art. 38);

h) MP custus legis: Data a partir da qual, até 19 de dezembro de 2022, o Ministério Público será intimado das decisões e dos despachos por meio eletrônico, e dos acórdãos, em sessão de julgamento, quando nela forem publicados;

i) Plano de mídia: Data a partir da qual, até 21 de agosto de 2022, os tribunais eleitorais convocarão os partidos políticos, as federações e a representação das emissoras de televisão e de rádio para a elaboração de plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito;

j) Horário de rádio e TV dos TSE/TREs: Último dia para o Tribunal Superior Eleitoral divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado, em até 10 (dez) minutos diários requisitados das emissoras de rádio e de televisão, contínuos ou não;

k) Contas bancárias: Último dia para que os partidos políticos e as federações de partidos providenciem a abertura de conta bancária específica destinada ao recebimento de doações de pessoas físicas para a campanha eleitoral;

l) Critérios para distribuição: Último dia para os partidos políticos encaminharem ao Tribunal Superior Eleitoral os critérios definidos pelos órgãos de direção nacional para utilização, nas campanhas eleitorais, das doações recebidas;

m ) Proibição de enquetes: Data a partir da qual não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral e caberá o exercício do poder de polícia contra a sua divulgação. Continuaremos na próxima oportunidade.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Rock and roll forever (a poesia marginal do Régis Sanches) #DiaMundialDoRock

 

#DiaMundialDoRock

 Rock and roll forever (a poesia marginal do Régis Sanches) 

Rock and roll forever

John Bonham!
Você mergulhou
Para flutuar com Brian Jones
No fundo da piscina.
Não sei, por que razão?
Às vezes,
Também faço coisas
Que ninguém imagina.

Jimi Hendrix!
Você quiz voar
Com o “Rei Lagarto”
Nos céus de Paris.
Embarcaram em uma nave
Que “bad trip”!
Com Janis Joplin
E Elis.

Um dia, eu também quiz voar
Num mergulho sem fim
Abro as asas sobre o mar.
Mas, veja, eu não desisti
Estou aqui,
Mil histórias prá contar.

Kurt Cobain!
Você fugiu para o Nirvana
E o Himalaia é logo aqui
Cássia Eller!
Você não me engana.

Estou na selva
Dias negros, noites obscuras
Eu vou nas ruas
Com meu skate esfarelado
Veja, o meu corpo suado
Minha cabeça
Vomita versos delirantes
Minha guitarra-flamejante
Vou lapidando diamantes
Veja, a luz nos olhos meus
Aquela velha chama
Nunca se apagou
Rock and roll.

Régis Sanches – Jornalista e guitarrista

segunda-feira, 11 de julho de 2022

HOMENAGEM PÓSTUMA PROFESSOR BERNARDO RODRIGUES

 HOMENAGEM PÓSTUMA 

PROFESSOR BERNARDO RODRIGUES

 

Professor Bernardo: Um Pioneiro da Educação do Amapá


(Foto: Reprodução / Jornal Tribuna Amapaense)

 

EDUCAÇÃO E CONTABILIDADE DO AMAPÁ ESTÃO DE LUTO

 

Pioneira na luta pela educação profissional em Contabilidade, Bernardo Rodrigues morreu aos 82 anos nesta segunda-feira, dia 11 de julho, em Macapá. Um profissional contábil que representou o Amapá no Conselho Federal de Contabilidade e ocupou diversos cargos no Poder Público Amapaense, desportista foi Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá.  Solidarizamos com a família enlutada e aos amigos nesse momento de dor.

Esse texto foi feito em 2012 e estar nos arquivos de memórias dos Pioneiros do Amapá do Jornal Tribuna Amapaense. 



Bernardo Rodrigues de Souza, 72 anos, mais conhecido como professor Bernardo, é natural no Estado do Piauí. Migrou para o Amapá ainda cedo, em 1953, quando tinha 13 anos, junto com seus pais e irmãos,  cresceu, estudou e constituiu sua família.

Professor Bernardo não pretende sair do Amapá.

Ele é esposo da também professora Maria Nazaré Pacheco de Souza, com quem se casou em 1967; tiveram quatro filhos e posteriormente adotaram mais duas filhas.

Professor Bernardo estudou, inicialmente, na Escola Industrial de Macapá, onde fez o Curso Ginasial. Naquela época a escola tinha o ensino industrial básico. Depois foi para Colégio Comercial do Amapá, cursar o segundo grau. Posteriormente estudou o terceiro grau se formando em História. Ele é historiador. Professor Bernardo mostra, com orgulho, homenagem recebida por representar o Amapá durante quase 12 anos no Congresso Federal de Contabilidade.

"Fui professor de várias disciplinas, lecionei para três gerações e muitos dos profissionais que hoje estão atuando no Amapá foram meus alunos,... Isso muito me orgulha, me faz feliz, e mesmo com 72 anos eu não estou parado, pelo contrário, continuo trabalhando", completa.

Representante do Estado do Amapá no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) há quase 12 anos, professor Bernardo comenta que está no terceiro mandato consecutivo e que recebeu um prêmio por sua atuação na área.

Sobre a carreira como docente, o professor lembra muito bem dos anos em que estudou e formou-se. "Fui professor de Educação Moral e Cívica, Introdução à Sociologia e tive a felicidade de ser professor no antigo Ginásio de Macapá, onde estudei e depois fui professor e diretor. A mesma coisa aconteceu no Colégio Comercial do Amapá, onde fui aluno e depois professor e diretor. Também lecionei no Colégio Amapaense e Santina Rioli. Quando me aposentei tinha mais de 30 anos em sala de aula, isto é, três décadas de magistério. Fui professor-fundador do Centro de Ensino do Amapá (CEAP), onde fui professor, aluno de pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e vice-diretor dessa mesma faculdade. Estive na Universidade Federal do Amapá (Unifap) também como professor da cadeira de História, embora num período de tempo muito curto".

Um fato interessante na vida do professor Bernardo foi o grande salto que deu quando ainda estava se formando: de trabalhador braçal, professor Bernardo tornou-se governador do Ex-Território Federal do Amapá. "Entrei na vida pública em 1960, como trabalhador braçal nível um. E de lá fui sendo promovido, e ao mesmo tempo em que trabalhava eu estudava, até chegar ao nível que cheguei", relata.

Passando por diversas secretarias da época, como a de Educação onde ficou por quase 30 anos, depois a Secretaria de Fazenda e posteriormente na Secretaria de Finanças do Município. Professor Bernardo conta que foi "um dos funcionários dessa época que teve a felicidade de ser Secretário de Finanças do Município e do ex-Território Federal do Amapá, durante a transição, no ano de 1989 a 1990, quando o Amapá elegeu o seu primeiro governador depois da transformação em Estado".

Como Secretário de Fazenda da época, durante muitos anos exerceu o cargo de governador substituto quando o então governador Dr. Jorge Nova da Costa viajava.

Professor Bernardo atualmente também é auditor do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-AP)

Exercendo o magistério e tendo uma carreira política que somam 60 anos de vida, professor Bernardo é um cidadão amapaense de coração, com uma larga folha de serviços prestados ao Amapá e ao seu povo.

 

Fonte: Entrevista concedida a Gabriel Fagundes e publicada no Jornal Tribuna Amapaense, em outubro de 2012


ARTIGO DO REI Padre Paulo Roberto completa 31 anos de Ordenação Sacerdotal.

 ARTIGO DO REI

Padre Paulo Roberto completa  31 anos de  Ordenação Sacerdotal.

Padre Paulo Roberto Matias, hoje louvamos e agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, de quem a Providência Divina se serviu a fim de nos permitir estar aqui para agradecer mais um ano de sua ordenação sacerdotal. Na vida há acontecimentos e datas que não podemos esquecer e no que diz respeito à sua vocação, muito mais se torna importante fazer memória, principalmente como atitude de ação de graças pelo dom recebido

A Diocese de Macapá e o IJOMA são abençoada pela sua presença e pelo seu trabalho, sua sabedoria pastoral e também os seus conselhos que sempre direcionam para o caminho certo. Padre Paulo festejar mais um ano de ordenação sacerdotal é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, ensinar novas lições, sorrir novos motivos, amar mais ao próximo, dar cada vez mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes, é também amadurecer um pouco mais e olhar a sua missão de lançar as redes como uma dádiva de Deus.
Hoje  compreendemos um pouco a vocação para o sacerdócio como sendo um dom divinal, um dom para o qual é preciso abrir mão de muitas coisas essenciais na vida como a família, o conforto, os amigos, a liberdade, um verdadeiro despojar-se de si mesmo, para que no fim, se obtenha o tudo ofertado pelas mãos de Deus. É ser grato, estar disposto, muitas vezes não é compreendido, é ser forte, destemido mesmo que o coração esteja partido pela dor, é ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo.


Podemos afirmar Pe. Paulo que comemorar o aniversário de ordenação é comemorar a vida, pois o sacerdote não é apenas o homem da liturgia, mas, aquele que faz da sua vida um culto litúrgico, identificando-se com a realidade da cruz, que é doação, amor e entrega aos irmãos e à Igreja, fazendo da sua vida um sacramento intenso e fecundo.
Dia 05 de julho é um dia festivo e abençoado para todos nós, mas é, principalmente para Deus, pois ele recebeu há 31 anos o seu SIM. Por tudo isto, Padre Paulo Roberto agradecemos pelo seu contínuo esforço, zelo e dedicação e principalmente, por ser este fiel amigo e pai espiritual que conduz, amorosamente, os passos em direção a Deus de seus paroquianos e ajuda as pessoas doentes pelo câncer do corpo e da alama e são recebidas pelo IJOMA e pelo seu coração.

Saiba que somos muito felizes e sentimo-nos agraciados por tê-lo em nosso meio. Nós lhe parabenizamos e pedimos as bênçãos de Deus e que a Virgem Mãe Santíssima o cubra e proteja com Seu Manto Celestial, estando à frente de todas as dificuldades e obstáculos que se puserem em seu caminho.

A Ordenação Sacerdotal é um momento marcante e significativo para a Igreja, pois reafirma a aliança de Deus com a humanidade. Não estamos sós. Cristo caminha conosco pela intercessão das mãos consagradas do Padre, que em cada celebração Eucarística o coloca vivo entre nós; pleno de misericórdia, perdão e amor. Parabéns ao senhor neste dia tão grandioso e novamente que Maria, mãe da Igreja plena do Espírito Santo lhe impulsione cada vez mais a assumir sua vida sacerdotal.

PARABÉNS! E FIQUE CERTO PRECISAMOS MUITO DE VOCÊ NO NOSSO MEIO

quinta-feira, 7 de julho de 2022

MP-AP participa de workshop “Tribunal de Contas e as perspectivas de novos modelos de administração pública”

MP-AP participa de workshop “Tribunal de Contas e as perspectivas de novos modelos de administração pública”




Nesta quinta-feira (7), o chefe de Gabinete, em exercício, da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, representou a procuradora-geral, Ivana Cei, no workshop “Tribunal de Contas e as perspectivas de novos modelos de administração pública”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP).

O evento, realizado no plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), contou com a participação de integrantes 17 Tribunais de Contas do Brasil, bem como de chefes e servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, gestores da administração pública direta e indireta, profissionais liberais, estudantes e sociedade civil interessada.


Entre os palestrantes do workshop, estavam a procuradora do Estado, Jeane Martins Paiva, que discorreu sobre “Centralização das compras públicas como estratégia de planejamento e eficiência”; o coordenador de Auditoria e Controle Interno do Governo do Amapá, Marcelo da Costa Farias, que abordou o tema “Administração pública no século XXI”; o pós-doutor em Direito Público pela Universidad Complutense de Madrid, advogado e parecerista, Rodrigo Pironti, que ministrou sobre “Governança pública, compliance, gestão de riscos e previsibilidade”; e o conselheiro do TCE Amapá, Reginaldo Ennes, que coordenou o painel para esclarecimentos dos presentes.


Segundo o chefe de Gabinete da PGJ, eventos como este universalizam as trocas de experiências e promovem o aprimoramento da gestão pública. Paulo Celso Ramos elogiou a iniciativa e em nome da procuradora-geral, Ivana Cei, reafirmou o compromisso do MP-AP no trabalho conjunto com o TCE/AP em prol da sociedade amapaense.

"Parabenizo o Tribunal de Contas do Amapá pela iniciativa, ressaltando a importância do evento para o Estado, uma vez que reuniu integrantes de outros Tribunais de Contas da Federação, servidores estaduais e municipais, para discutirem temas relativos aos novos modelos de Administração Pública. É essencial a interação e integração entre os órgãos da administração para a execução das atividades públicas e realização do bem comum”, pontuou Paulo Celso Ramos.

Também participaram do evento pelo MP-AP, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Rodinei Paixão; o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas, Roberto Bastos; a diretora do Departamento de Apoio Administrativo da instituição, Silvéria Reis; e a assessora técnica Juliana Coutinho.

Sobre o TCE

O TCE/AP fiscaliza o uso de recursos públicos em todas as esferas de poder do Estado e nos 16 municípios amapaenses. Seu objetivo é assegurar que o erário seja bem aplicado, evitar irregularidades como fraudes, desvios, desperdício e atos de corrupção.

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...