sexta-feira, 29 de julho de 2022

POSTURA “BEBE FELIZ” (ANANDA BALASANA) E A SAÚDE.

 

  POSTURA “BEBE FELIZ” (ANANDA  BALASANA) E A

 SAÚDE. 


Por Jarbas de Ataíde 

A postura bípede do homem jogou a carga e o peso do corpo na coluna e nos pés. O desequilíbrio corporal provoca distúrbios, as vezes sem sabermos que a origem está nas nossas posturas. Mas o que isso tem haver com a chamada postura do “bebe feliz”?  Muito antes dos mestres iogues, o bebe já nos ensina a relaxar e aliviar dores.

Essa posição assumida pelo bebe imita a postura quadrupede dos nossos ancestrais, que andavam apoiados nas pernas e braços. Assim a coluna ficava mais estável. A origem da Ananda Balasana, vem do hinduísmo ( ananda= feliz; bal= bebe; asana= pose).

Quando vemos uma criança pequena deitada de costas, observamos que ela assume essa posição institivamente, esticando as pernas, segurando os pés, flexionando as pernas sobre o peito e balançando o corpo de um lado para o outro, demonstrando bem-estar pelo sorriso.  Dificilmente um adulto costuma fazer essa postura invertida.

Imitando as crianças os iogues perceberam que tal postura causava benefícios para os praticantes, tanto que é um exercício inicial ou final nas práticas de Ioga.  Ele libera as tensões no início(cervical) e final coluna (sacro), realinhando e ajustando a coluna gradativamente, sem muito esforço.


Cotidianamente não assumimos posturas invertidas. Levantamos, pela manhã, sem alongarmos nossos músculos. Durante o dia ficamos com braços para baixo ou curvamos errado a coluna ao sentarmos, posições essas que duram horas. A obesidade inverte as curvaturas da coluna.  Com o passar dos anos vêm os incômodos, dores e distúrbios que exigem longa recuperação.

Os primeiros efeitos positivos da Ananda Balasana ou Happy Baby Pose ocorrem no aumento da flexibilidade e mobilidade dos membros, coluna, cintura escapular e pelve. Mas eles atingem atingem os órgãos internos, onde chegam as terminações nervosas e vasos que passam pela coluna:

·         TONIFICA   A MUSCULATURA DAS COXAS, QUADRRIL E VIRILHA;

·         REDUZ A DOR LOMBAR, REALINHA E ALONGA A COLUNA;

·         ALIVIA O ESTRESSE E ANSIEDADE;

·         MELHORA O CANSAÇO E A FÁDIGA;

·         ALONGA MUSCULOS E TENDÕES INFLAMADOS;

·         DIMINUI A FREQUENCIA CARDÍACA;

·         CAUSA REAÇÃO DE RELAXAMENTO (SIST. PARASSIMPÁTICO);

·          AMENIZAR A SÍNDROME METABÓLICA.

 

Quem imaginava que essa simples postura poderia melhorar a saúde e qualidade de vida, afetando a autonomia e independência, melhorando a mobilidade, acalmando as emoções, melhorando o sono, prevenindo distúrbios desde o começo da vida (ensinado pelos bebes)?

Os monges budistas e os iogues hindus têm razão em ficar horas em posições invertidas, o que repercute em sua longevidade, apesar da magreza de seus corpos e a fugacidade de sua alimentação.  

Mas para fazer essa postura temos que ter cuidado na sua execução, sem esforço ou técnica errada. Executam melhores os que não possuem doenças graves de coluna, pescoço, quadril ou tornozelo. Está contraindicada nas gestantes após o 1º trimestre.

Então, tire uma manha ensolarada, após um sono reparador, levante calmamente, tome um copo de água, faça uma breve oração, relaxe e faça uns alongamentos e flexões da coluna e cabeça. Deite na cama ou sobre um colchonete e excute esses passos:



Passo 1: Deite-se costas no chão ou num tapete;

Passo 2:  Apoiando a cabeça no tapete, dobre os joelhos em direção ao peito em um ângulo de 90º. Vire as solas dos pés em direção ao teto;

Passo 3:  Estendendo o braço, segure a parte interna ou externa dos pés. Afaste os joelhos, movendo-os para as axilas;

Passo 4: Flexione os calcanhares nas mãos e balance suavemente de um lado para o outro (como um bebe feliz). Permaneça nessa posição por várias respirações, respirando profundamente. É importante não tirar os ombros do chão o tempo todo. Se não conseguir segurar os pés, segure os tornozelos ou a canela.  JARBAS ATAÍDE, 18.07.2022.

 

  

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...