Entenda como funciona o serviço de regulação na Rede Estadual de Saúde do Amapá
O serviço de regulação está ligado ao acesso de um usuário aos procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, o paciente é direcionado ao local mais adequado para o seu atendimento.
Desde março, o Governo do Amapá possui uma Central de Regulação que atua 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo maior agilidade e transparência para pacientes e órgãos de controle no acompanhamento das filas de espera, disponibilização de vagas e andamento dos processos.
O espaço funciona no prédio na Avenida Ceará, no Pacoval, zona norte de Macapá. Antes, o setor funcionava dentro do prédio da Secretaria de Saúde (Sesa), a alteração permitiu avanços, como a regulação de procedimentos cirúrgicos.
“O nosso papel é autorizar as transferências de pacientes leito a leito, transferências interestaduais e também procedimentos ambulatoriais, seja de emergência ou eletivo”, afirmou o coordenador da Central de Regulação, Controle e Avaliação, Jhon Everton.
O paciente que entra em qualquer unidade hospitalar do Estado passa pelas primeiras triagens, após isso, o médico solicita um procedimento que seja pertinente para a situação, assim, a Central de Regulação, com sua equipe de médicos e enfermeiros, autoriza e referencia o paciente para onde for necessário, como explica Jhon.
“Se o paciente der entrada no Hospital de Emergência, ele pode ser referenciado para o Hospital de Clínicas Alberto Lima que é o nosso maior hospital de especialidades e, se por acaso não tiver a especialidade desejada no Hcal, ele pode ser referenciado para o São Camilo, como no caso de procedimentos de cateterismo e arteriografia” , detalhou o coordenador.
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