76 anos da Rádio Difusora de Macapá – A RÁDIO DO POVO
SALTO NO TEMPO de 70 ANOS
E neste domingo
(11), a Rádio Difusora de Macapá completa 76 anos. E para comemorar mais ano da
“Radio do Povo”, foi oferecido um café da manhã para todos os funcionários,
parceiros e amigos.
Roberto Gato,
diretor da Difusora, fala um pouco sobre a trajetória da rádio. “Essa
trajetória da difusora tem sido através de profissionais, radialistas, corpo
técnico, pessoal da administração, que vem durante essas sete décadas e seis anos, fazendo nosso papel e que as pessoas acompanhem o trabalho dessa
emissora”.
A Rádio Difusora
de Macapá foi a primeira emissora de rádio do Amapá. A ZYE 2 foi fundada em 11
de setembro de 1946 e pertencia ao Governo do Território Federal do Amapá. Em
1978, foi desativada e cedida para a Radiobrás. Nesse ano, o nome da emissora
foi transformado para Rádio Nacional de Macapá. Em 1988, no mesmo ano de
criação do Estado do Amapá, a emissora é comprada pelo governo estadual e volta
a se chamar Rádio Difusora. Opera, atualmente, na frequência 630 kHz (Onda
Média ou Amplitude Modulada) e 4915 kHz (Onda Tropical).
Tão logo assentado
o Poder Executivo Territorial em 25 de janeiro de 1944, o Governo do Amapá, sob
o comando de Janary Gentil Nunes, montou um Serviço de Imprensa e Propaganda,
destinado à divulgação de seu programa de ação e desenvolvimento. Um desses
órgãos de divulgação foi o Jornal Amapá – um semanário composto e impresso nas
oficinas da Imprensa Oficial - que circulou, em primeira edição, no dia 19 de
março de 1945.
Segundo registros
nas próprias páginas do Jornal Amapá, o embrião da Rádio Difusora de Macapá foi
o Serviço de Alto-Falantes que foi inaugurado em 25 de fevereiro de 1945, um
domingo, portanto um mês antes da circulação do Jornal Amapá. Esse serviço
destinava-se a irradiar música escolhida, noticiário e informações de interesse
público.
A partir de 2015 a
RDM, assumiu seu novo título A RÁDIO DO POVO e com uma nova dinâmica
administrativa e jornalística, sob o comando do jornalista Roberto Gato. “Mais
a atual gestão não deixou de acompanhar a evolução tecnológica aplicada ao
sistema de rádio e como é notório em todo o mundo, nunca perderá sua
importância e liderança nos meios de comunicação. “Em 2015 criamos o aplicativo
da RDM e na plataforma da Rádios Net somos primeiro lugar em audiência. Em 2017
criamos a Live da emissora, outra ferramenta que deu enorme visibilidade a
Difusora”, explicou Roberto Gato.
Uma determinação da direção da Difusora foi
levar a emissora ao encontro do povo e várias ações foram desenvolvidas nesse
sentido. Primeiramente a Difusora realizou dois aniversários da cidade de
Macapá em frente a emissora, que foi amplamente prestigiado pelas autoridades e
o público em geral.
Realizou eventos
nos bairros, denominados de Blitz Difusora e por fim os Show dos Bairros.
“Desta forma fomos reconquistando a credibilidade e audiência da emissora. Na
pesquisa realizada em 2017 ficou constatado que a difusora possui um percentual
de 68% dos ouvintes classe C, D e E. O
diretor afirma que todos têm orgulho da fatia de público que alcança”.
Mas o carro chefe da emissora é sem dúvida
nenhuma o ‘Jornal da Manhã’, apresentado pelo jornalista Roberto Gato e
coadjuvado pelos jornalistas Pedro Velleda, Mister Vado e Anibal Sérgio. Esse
programa matutino, com três horas de duração, mesclando notícias, comentários,
entrevistas e reportagens de rua, conquistou o prêmio de melhor Programa
Jornalístico do Rádio Amapaense em 2018.
Uma honra muito grande para a Difusora, tão
secundarizada por alguns, levantar um troféu que simboliza o reconhecimento do
público com o trabalho sério e comprometido que está realizado na emissora.
Tecnologia
Mais a atual
gestão não deixou de acompanhar a evolução tecnológica aplicada ao sistema de
rádio e como é notório em todo o mundo, nunca perderá sua importância e
liderança nos meios de comunicação. “Em 2015 criamos o aplicativo da RDM e na
plataforma da Rádios Net somos primeiro lugar em audiência. Em 2017 criamos a
Live da emissora, outra ferramenta que deu enorme visibilidade a Difusora”,
explicou Roberto Gato.
A atual
administração com sete anos e oito meses colocou a RDM na era tecnológica, quando passou a
levar seu sinal a todo planeta e fora dele, através da internet, levando assim
a sua programação a rede mundial de computadores e também a todos os dispositivos
móveis, como smartphone’s e tablet’s, que se conectarão online pelo seu
aplicativo (app) que estar disponibilizado para download, alcançando um número de
ouvintes jamais antes visto.
Um dos principais
objetivos, deste novo momento que a RDM vive, foi o de atingir uma massa muito
maior da população amapaense, que antes tinha em mente a total defasagem de
novas tecnologias e principalmente visões para o futuro, as quais imaginavam
estarem fadadas a sempre ser “a velha boa” e não mais a “nova gostosa”, fazendo
alusão ao prazer que é sintonizarem seus rádios na frequência 630 AM e se
deliciarem com a nova programação da Rádio Difusora de Macapá. Soma-se a esse
período a liberação do sinal de Frequência Modulada (FM).
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