sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e dá adeus ao sonho do hexa na Copa do Mundo

 

Brasil perde para a Croácia nos pênaltis e dá adeus ao sonho do hexa na Copa do Mundo

 



 

O Brasil empatou por 1 a 1 com a Croácia na prorrogação na tarde desta sexta-feira (9), e perdeu nos pênaltis no estádio Cidade da Educação. A partida valeu pelas quartas de final da Copa do Mundo.

 


Com esse resultado, a Seleção Brasileira, sob comando do técnico Tite, está fora da Copa do Mundo e o Brasil adia o sonho do hexa. Por sua vez, a Croácia, atual vice-campeã mundial, segue no torneio. Marquinhos e Rodrygo perderam os pênaltis para o Brasil.

Agora, a equipe classificada vai encarar o vencedor de Holanda e Argentina, que se enfrentam nesta tarde, a partir das 16h. Assim, a semifinal acontece no dia 13 de dezembro, próxima terça-feira, a partir das 16h, no estádio de Lusail.

Como foi o jogo do Brasil



Em campo, a primeira chegada ofensiva foi do Brasil. Assim, aos 4min, Vinny Junior recebeu na entrada da área e mandou em cima do goleiro, sem muito perigo.

No entanto, a Croácia não ficou apenas atrás e também foi para cima. Tanto é que, aos 12min, veio um cruzamento da direita, rasteiro, que passou por todo mundo e foi para fora, assustando.

Naquele momento, a Croácia passou a dominar a posse de bola, sem dar espaços para o Brasil atacar. E o jogo ficou perigoso, ainda mais pela qualidade do armador Luka Modric.



Apenas aos 20min o Brasil voltou a incomodar. Isso porque Neymar recebeu na área e finalizou para outra boa defesa de Livakovic.

Depois, aos 27min, a Croácia chegou com Perisic. No lance, ele pegou pela esquerda, livre, e mandou por cima do gol.

Mas as chances eram raras e escassas. Desse modo, o Brasil só voltou a assustar aos 41min, quando Neymar cobrou falta na entrada da área, a bola desviou na barreira e o goleiro fez defesa difícil. E o primeiro tempo ficou no 0 a 0.

Segundo tempo

Após o intervalo o Brasil voltou melhor e fez um bombardeio na defesa da Croácia. Logo aos 2min, teve uma checagem de pênalti, por toque de bola na mão do zagueiro croata. Mas o árbitro não marcou e confirmou impedimento.

Outra chance brasileira foi aos 9min, com Neymar. Ele escapou livre pela esquerda, na área, mas chutou em cima do goleiro.

Contudo, era raro o Brasil ter uma chegada assim. Depois, Tite colocou Antony no lugar de Raphinha e Rodrygo no lugar de Vinny Junior.

Então, aos 20min, em boa articulação ofensiva, veio a melhor chance do jogo. No lance, Lucas Paquetá apareceu na cara do gol e chutou para grande defesa de Livakovic.

Mais tarde, aos 30min, Neymar também avançou pela esquerda, finalizou, mas foi travado antes. Em seguida, aos 34min, Paquetá teve nova boa chance, quando recebeu de Neymar, no meio da área, e bateu forte para a defesa difícil do goleiro. Então, o jogo ficou no 0 a 0 e foi para o tempo extra.

Prorrogação



Agora, nos 30 minutos decisivos, o Brasil voltou ainda mais ofensivo, pressionando a saída de bola da Croácia. No entanto, encontrava muita dificuldade em penetrar na defesa adversária.

Depois, aos 12min do primeiro tempo extra, o Brasil levou um susto. Em rápido contra-ataque, Perisic recebeu livre na direita, mas mandou por cima do gol, fazendo a torcida brasileira respirar aliviada.

Contudo, no último lance, Neymar recebeu na área, em jogada rápida, driblou o goleiro e mandou para a rede: 1 a 0. Mas, não foi um gol qualquer, pois, segundo a Fifa, ele chega a 77 gols pelo Brasil e igualou Pelé.

No segundo tempo da prorrogação, a Croácia voltou mais ofensiva e o Brasil teve que se defender. Então, em ataque pela esquerda, a bola veio invertida para o meio da área e Petkovic finalizou no canto direito; a bola desviou em Marquinhos e entrou: 1 a 1, aos 11min.

Antes do final da prorrogação, Casemiro teve a bola do jogo, na pequena área, mas chutou em cima do goleiro. Assim, foi mais uma defesa espetacular. E, nos pênaltis, deu Croácia.

Ficha técnica

Gols: Neymar, aos 16min do 1º tempo da prorrogação; Petkovic aos 11min do 2º tempo da prorrogação. Árbitro: Michael Oliver. Local: Estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar. Cartões amarelos: Danilo, Casemiro, Marquinhos (B); Brozovic; Petkovic (C).

Brasil: Alison; Militão (Alex Sandro), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Vinny Junior (Rodrygo) e Richarlison (Pedro). Técnico: Tite.

Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Kovacic (Majer), Modric, Brozovic (Orsic), Perisic e Pasalic (Vlasic); Kramaric (Petkovic). Técnico: Zlatko Dalic.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...