sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

PODER DO VERDE CONTRA POLUIÇÃO E O ESTRESSE

PODER DO VERDE CONTRA POLUIÇÃO E O ESTRESSE




Por Jarbas de Ataíde

O estresse é uma reação de alerta cotidiana, natural, temporária e passageira, em que o corpo se prepara para enfrentar momentos de crise ou impacto físico-emocional. Para se contrapor a isso o organismo se vale de mecanismos de defesa, visando superar os efeitos negativos.   

        Vivemos envolvidos pelo estresse dos diversos poluentes. No artigo “Vivendo no sitio e qualidade de vida”, publicado em 07.11.2016, tratei dos recursos naturais da Amazônia, o verde das matas, os riachos, o ar puro, os rios, as corredeiras, que acumulam energias curativas. Vários desses recursos foram descritos e comentados na revista “Mente & Cérebro” (53, edição especial)

       Todos esses elementos naturais podem contribuir ao bem-estar, saúde e qualidade de vida. Andar e respirar o ar rico em O2 no interior de um bosque ou numa floresta, não só alimenta nossas células, mas relaxa e acalma nossas emoções e revigora nossas forças.

        O artigo da revista “Mente & Cérebro”,  “revela que entrar em contato com a natureza provoca alterações no humor, melhora a capacidade de concentração e ainda pode aumentar a expectativa de vida” (Klaus Wilheim).

           Experimentos comprovam essa constatação. Colocaram pacientes em um escâner de Ressonância Magnética. Para uns mostraram uma praia com som de ondas e, no outro, a de uma estrada movimentada, com ruído de veículos. Os que observaram e escutaram o ambiente natural, superam a claustrofobia do aparelho, conseguiram se concentrar no som e tiveram aumento marcante na atividade do córtex auditivo, responsável pela meditação, o que não foi observado no outro grupo. Isso mostra a extrema influência da natureza no cérebro humano.

          Isso comprova os efeitos curativos das florestas, matas e das plantas medicinais. Igual ao nosso sistema de defesa -- o sistema imunológico --, as plantas também desenvolveram um sistema de defesa, que as protegem das agressões. Entre essas substâncias temos os óleos essenciais e os flavonóides, que agem contra poluição (calor, frio, radiação, radicais livres).

           Mas de onde vem “o poder do verde” em nossa saúde?  Vem de nossa afinidade inata com as coisas vivas, de “experiências sensoriais que nos aproximem da terra e do verde, da mesma forma que necessitamos de relações sociais” (Iolanda Mass).

          As pesquisas comprovam os efeitos benéficos do sol. Nele está contido o maior elemento que dá motricidade à vida: os raios e energia solar.  Dele se valem as plantas, que captam a energia solar e elaboram o alimento delas e dos animais (Fotossíntese). Essa energia se incorpora nas células.

          Daí provém o poder curativo das plantas medicinais. A ação farmacológica dos flavonoides e de suas propriedades: a) ação sobre os capilares venosos; b) ação em distúrbios cardíacos e circulatórios; c) ação antiespasmódica.

          Muitas plantas amazônicas possuem propriedades medicinais já estudadas, tais como anti-inflamatórios, antibacterianos, antivirais, além das propriedades antioxidantes.  Também auxiliam como diuréticas, antiespasmódicas, estrogênicas, hipoglicemiantes, hemostáticas, adstringente, vasoconstritora e anti-inflamatórias.

           A Amazônia é a maior floresta e bacia fluvial, com destaque ao Rio Amazonas. Nossos rios trazem do fundo da terra a energia eletromagnética (energia telúrica) das rochas profundas e do centro da terra, que vão energizar e fornecer minerais que ajudam a estimular os órgãos, relaxar e desinflamar.

           Interagir e ingerir água de qualidade, potável e alcalina é capaz de prevenir e tratar doenças (Hidroterapia). Beber água regularmente previne câncer do intestino, dores reumáticas, dor de cabeça (enxaqueca), acidez gástrica (azia), pedra nos rins, pele ressequida, asma, obesidade e até mau humor (induz as endorfinas).

           O ambiente rural amazônico permite o cultivo orgânico de produtos e frutas frescas, que nos dão energia e disposição para o trabalho. Quando você sabe que dele sairá outro grande e poderoso remédio – o alimento saudável --,sentirá prazer em fazê-lo com alegria e satisfação.JARBAS ATAÍDE,5.12.2022.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...