sexta-feira, 8 de julho de 2011

Afinal, para que fim vivemos?

Aline Colares
Da Reportagem

“Nascer, crescer, trabalho, casar (ou não), morrer!”, a vida resume-se a isso? Você já deve ter-se perguntado em algum momento da vida isso. Talvez nunca tenha tido uma resposta satisfatória, lhe levando a pensar que sendo a vida assim “tão curta”, é direito então aproveitá-la da maneira que melhor apraz. Certo? Errado.
“Qual o fim principal do homem? Honrar a Deus e gozá-lo para sempre” (Confissão de Westminster). Logo, o viver é muito mais do que aproveitar todas as coisas boas desta vida. Abro um parêntese para dizer que não fomos criados para um fim sem propósito ou como já ouvir dizerem “criados e, agora, esquecidos por Deus”. Entretanto, o nosso viver deve ser para agradar o nosso Deus. Aquele que sustenta eu e você, que nos guarda no trânsito, que lhe dá condições de poder ter um almoço, em poder estudar, ter uma cama ou uma rede gostosa para dormir. Enfim, pense e reflita em tudo o que você fez durante o dia. Nada teria acontecido se Deus não estivesse no controle e que da Sua vontade fosse.
Foi baseado na “Glória de Deus” que a 13ª Conferência Reformada ARPAV/Os Puritanos nos dias 30 de Junho a 03 de Julho, na Igreja Presbiteriana Central de Belém, desenvolveu os tão edificantes e maravilhosos estudos bíblicos. Sempre contando com a presença de preletores reformados, este ano não foi diferente, o Pr. Daniel Hyde, ministro da Oceanside United Reformed Church, na Califórnia - USA e o Pr. Tiago Baía, da Igreja Presbiteriana de Teresina – BRA, os quais inspirados pelo Espírito Santo fizeram pregações maravilhosas. Estas foram transmitidas ao vivo no site http://www.ipcpa.org.br/ e o Presbítero Manoel Canuto foi quem dirigiu.
Impossível conseguir relatar o que em três dias foi exposto, mas tentarei na medida do possível compartilhar em um modo geral. O Pr. Daniel Hyde surpreendeu a todos com a sua pregação. Concentrou-se no livro de Êxodo, mostrando toda a Glória de Deus na saída do povo de Israel do Egito até a terra prometida. Como aplicação às nossas vidas, aprendemos que o Senhor guiou o povo não pelo caminho mais curto, mas escolheu o mais longo, devido a toda sua incredulidade. Muitas vezes, a forma como o Senhor nos conduz, parece não ter sabedoria alguma, mas o que Ele deseja é que retrocedamos um pouco e enxerguemos a Sua Glória.
Deus revela a Sua glória porque é Ele quem toma a iniciativa para relacionar-se com pecadores, assim como a aliança feita com Adão no jardim do Éden e também com Noé depois do dilúvio. O Senhor é Soberano em estabelecer alianças, pois apesar do homem ter caído em pecado, Ele mesmo “retorna” e faz mais alianças com pecadores.
Complementando a pregação de Hyde, recebemos com surpresa o Pr. Tiago Baía, que iniciou a sua pregação com perguntas muito questionadoras, que não posso deixar de citá-las: “Se Deus é bom por que coisas ruins acontecem? Isso de uma forma não tira a Glória dEle sobre o mundo?” A partir destas desenvolveu-se a sua pregação no primeiro dia.
O Senhor condena qualquer prática do mal, mas se esta ocorre não é porque foge do Seu controle, pelo contrário, Ele tem tudo debaixo dos Seus olhos. Nós somos responsáveis por nossos atos, o mandamento de Deus nunca muda, são as pessoas que se recusam ouvir, virando às costas ao Deus, como disse lá no início, que os sustenta.
Ter um talento ou um dom, não significa necessariamente o resultado de uma comunhão com Ele. Explico. Você pode ser o mais envolvido na igreja, fazer parte dos “eventos”, promover isso e aquilo, mas nada valerá se tudo não estiver sendo feito para a Glória de Deus. Difícil, não? Mas é o mínimo que podemos fazer como forma de gratidão. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 10: 31).
O Pr. Tiago Baía admoestou aos presentes no congresso que imaginassem o seu maior medo. E faço a mesma aos meus Leitores, qual é o seu? Não casar? Fracasso profissional? Perder o amor da sua vida? Perder seus pais ou seus filhos? Imagine. Pois bem, Cristo libertou você do seu maior medo!  Ele morreu por esse seu pesadelo, então você não tem porque temer, confie no Senhor, descanse nEle.
Por fim, eu lhes pergunto, quem é o pastor da sua vida? Será o Cristo Ressurreto? Você vive mais para as coisas deste mundo ou para a glória de Deus? O que você está sacrificando para santificar-se?  Você já começou a manifestar sua gratidão a Deus por todo sacrifício feito por Ele pelo seu pecado? O coração do homem ainda carece da verdadeira vida que vem do Senhor, por isso dedique todos os dias da sua vida a Ele e a Sua Palavra. Termino, portanto, com a pergunta a qual iniciei este texto, mas agora com uma resposta: Nascer, crescer, trabalho, casar (ou não), morrer! A vida resume-se a isso? Nada disso. “O fim principal do homem é honrar a Deus e gozá-Lo para sempre”.
Obs.: Para você que deseja conhecer a igreja, se encontra na Trav. Enéas Pinheiro (Itororó), 1752 – Marco. Entre as Av. 25 de Setembro e Duque de Caxias – Fone: (091) 3246-3293.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...