sexta-feira, 15 de julho de 2011

AL-AP empossa membros da comissão executiva

Abinoan Santiago
Da Reportagem/Estagiário
O Legislativo Amapaense está trabalhando nos assuntos que surgirão logo após o término da construção da ponte binacional entre o Brasil e Guiana Francesa, como a fiscalização, tráfego de veículos, entre outros. Uma das medidas adotadas foi a criação de uma comissão executiva do II Encontro Tranfronteiriço.
Na manhã da última terça-feira (12) foram empossados os cinco membros da comissão executiva do encontro, na sala da Interlegis, o ato foi realizado pelos deputados que fazem parte da Comissão Administrativa que dirige a casa no período das férias do legislativo estadual, com Edinho Duarte à frente e o presidente da Comissão de Assuntos Exteriores da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá (AL-AP), Deputado Paulo José.
Comissão executiva
A comissão é composta por cinco membros, Célia Brasão, que presidirá a comissão, o chefe da Casa Militar da AL, Abel Nascimento,  o ex-deputado federal Jurandil Juarez que foi indicado pelos empresários locais para tratar dos assuntos de comércio, a Dr. Liliane, técnica de comércio exterior e componente da secretaria de Indústria e Comércio de Mineração e o assessor internacional da AL-AP que mora em Caiena, Paulo Campos.
Em entrevista com a reportagem do Tribuna Amapaense, o deputado estadual Paulo José (PR) explicou que a comissão Executiva tem o objetivo de tratar das questões logísticas do II encontro, “Ela vai cuidar da questão médica, de transporte, da segurança, assim como do ambiente onde será realizado o evento”, explica Paulo José.
Na Guiana Francesa será criada outra comissão indicada pelos representantes franceses que junto com a comissão brasileira irão cuidar das questões práticas do evento. Paulo José afirma: “Juntos vamos cuidar desde a chegada das autoridades dos países, até as acomodações nos hotéis”.
II Encontro Internacional Transfronteiriço
O evento com o tema “As nações Transfronteiriças, suas Perspectivas e Consolidação Institucionais”, será realizado na cidade de Cayenne (Guiana Francesa), nos dias 15, 16 e 17 de setembro, onde é considerado o Parlamento Guianense, na Region Guyane.
O objetivo do encontro é tratar dos assuntos que envolvem e envolverão as nações do Platô das Guianas com o Brasil depois da construção da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque, assuntos como questões sanitárias, circulação de pessoas e veículos, fiscalizações, duanas e sobre a questão do Visa – autorização para permanecer em território francês - que será concedido em Macapá logo após a inauguração da ponte. “As questões do Amapá e do Platô não podem mais ser discutidas em Brasília e em Paris, elas tem que ser tratadas na região que são geradas”, disse Paulo José. A afirmação de PJ é em referência ao aviso do presidente francês Nicolas Sarkozy, sobre as pessoas ilegais em território francês.
A comissão de Assuntos Exteriores da AL-AP instalou o telefone 0800-096-7542, para que as pessoas dêem informações de parente ou amigos que estejam ilegalmente vivendo no Platô. O desejo é instalar uma agência francesa e um escritório o Itamaraty no Brasil para acelerar a emissão do Visa aos brasileiros que querem entrar na Guiana Francesa.
Além disso, o Amapá levará ao encontro a proposta de abertura de mercado com ênfase aos itens economia e negócios com os países ultramarinos e outros do continente, como Venezuela e Bolívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...