sexta-feira, 22 de julho de 2011

Amapá é o novo destino de shoppings na Região Norte


O Estado do Amapá, figura como novo destino das grandes redes varejistas, de olho na renda crescente das famílias que vivem no Estrado. Esse fator tem direcionado muitos empreendimentos do seguimento a essa parte do País. Um deles, é o “Amapá Garden Shopping”, investimento de R$ 122 milhões, capitaneado pela construtora Tenco Realty, que será finalizado no segundo semestre de 2012. "A empresa tem o perfil de atuar em cidades afastadas dos grandes centros, onde é detectado aumento da renda da população local. Foi assim em cidades do Ceará e de Alagoas, e agora é em Macapá", diz Adriana Gribel, diretora da Tenco.construção de novos centros comerciais certamente mais varejistas vão investir por lá", diz.

Além de contar com lojas da Renner e Marisa, o empreendimento da Tenco, fechou contratos com franquias como Spatifilus (calçados), Skyler (vestuário masculino), Contém 1g (maquiagem e cosméticos), Arrazo (calçados femininos), entre outras. Na Praça de Alimentação, aparecem Giraffa's, Yong Xang, Cuia Comidas Típicas e a Icemellow. "Outras marcas de renome nacional, e até internacional, estão em fase final de
negociação. Em breve poderemos anunciar novas e importantes conquistas para a cidade", reforça o diretor Comercial da Tenco Realty, Roger Tonidandel.

Investidores
O grupo de empreendedores do Amapá Garden Shopping, é formado pelo Grupo Nutriama, Arcas Construtora e Incorporadora, Green Brasil Empreendimentos, e Grupo Seama. Finalizando, o grupo de empreendedores, integram-no ainda a Batur Empreendimento e Participações Ltda, empresa mineira coligada à Tenco Realty, e a Magus Investimentos, do Rio de Janeiro, empreendedora de shopping centers responsável, por exemplo, pelo Shopping Center Recife, que no ano passado completou 30 anos de sucesso. Já a mineira Tenco Realty, é a responsável por todo o desenvolvimento,  gerenciamento e a comercialização, e será responsável pela administração do shopping.

A empresa foi fundada em 1988,, em Belo Horizonte (MG), para atuar na construção de empreendimentos residenciais, comerciais e industriais, com o nome de Tenco Construções e Empreendimentos. Em 1995, a empresa buscou um novo foco para seu negócio e passou a atuar no mercado de shopping centers, passando a se chamar Tenco Realty.



Consta no projeto do shopping, área bruta locável de 29.508 metros quadrados, que abrigarão 150 lojas, entre as quais, estão: Casa do Pão de Queijo, Renner, Marisa e Riachuelo. Adriana conta que a empresa trabalha com uma taxa de retorno de investimento da obra (payback) de cerca de 10 anos. Entre as lojas estão cinco lojas-âncoras, 1 hipermercado, 9 mega lojas, 6 salas de cinema, de última geração, pelo menos uma das quais terá tecnologia 3D, e 1.418 vagas de estacionamento. Além disso, a diretora explica que a inserção de Macapá no setor varejista, permite que outras redes, que não atuam no norte do País, venham a investir na área. "Os investimentos ainda não eram relevantes na região, porque não existia uma grande cadeia de shoppings no norte e no nordeste. Com a
A escolha por atuar no setor, aconteceu quando os proprietários da Tenco resolveram investir na construção do primeiro shopping temático da capital mineira, voltado para decoração, o Ponteio Lar Shopping.

Casos
A entrada de novos players movimenta a indústria de shopping centers no Brasil, considerada um filé por empresas de capital externo, como a BR Malls, que lidera o setor junto de outra gigante, a Multiplan. De olho em uma fatia deste bilionário setor, grupos como o paulista Urbia, junto da Premium e da construtora WTorre, vêm se associando para explorar novos espaços, como a região do Pará. Elas brigam por um mercado que movimentou cerca de R$ 75,59 bilhões em vendas reais em 2009 e que deve crescer mais de dois dígitos até o fim de 2011.

No interior do Pará, a classe de maior poder aquisitivo está em franca expansão, que se deve à chegada de empresas como a  Vale à região - no caso, à cidade de Parauapebas, além  de Marabá, que também atraiu outra empresa com interesse em atuar no segmento de centros de compras: a Leolar, que administrará o Shopping Pátio Marabá, em 2012.

Em março deste ano, o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM, anunciou a construção do maior shopping center do norte e nordeste, o Rio Mar. Com investimento de R$ 500 milhões, o projeto tem inauguração prevista no fim de 2012. "O Recife voltou a pensar grande", afirmou o prefeito, ao avaliar que o empresário está antenado com a retomada econômica e com a expectativa de crescimento do estado. "O PIB de Pernambuco vai dobrar nos próximos dez anos", afirmou.



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