quinta-feira, 28 de julho de 2011

Colóquio - Metrópoles das Américas: Desigualdades, Conflitos e Governança


Diálogos Jacques Cartier 2011
EIXOS TEMÁTICOSConflitos urbanos, movimentos sociais e participação
ST1a. Conflitos urbanos, movimentos sociais e participação social no planejamentoO conflito urbano como chave de leitura da cidade. Conflitos urbanos e estudos comparados. Conflitos urbanos, movimentos sociais urbanos e políticas urbanas. Conflito, negociação, participação. As novas formas da violência de Estado nas Américas. Impactos sobre a governança dos movimentos da sociedade civil em luta contra a impunidade para as violações de direitos humanos.
Metrópoles, gestão pública e desigualdade.
ST2a. Dinâmica metropolitanaMundialização e dinâmica demográfica e econômica das metrópoles nas Américas do Norte e do Sul. Tendências dominantes da urbanização nas Américas.Novos papéis para as metrópoles nas escalas nacional e internacional.
ST2b. Grandes projetos urbanosOs grandes projetos urbanos como novo modelo de estruturação urbana. Os planos diretores e o planejamento por projeto. Dimensões econômicas, políticas, urbanísticas e simbólicas. Grandes projetos e aburgesamento urbano. Estado, mercado e parcerias público-privadas.
ST2c. Cidade, projetos e patrimônioQue patrimônio deve ser protegido? A patrimoniallização das cidades e o projeto arquitetônico e urbanístico. Os centros urbanos. O patrimônio e a democratização das cidades. O mercado cultural nacional e global.
Habitação, uso do solo e meio ambiente
ST3a. Riscos, desigualdades e adapatação ao meio ambienteOs conceitos de risco e de risco urbano. A cidade como recurso e como meio ambiente construído. Desigualdades no acesso aos recursos e na distribuição dos riscos.
ST3b. Espaços públicosOs espaços públicos estão ameaçados de desaparecimento ? Cidade espetáculo e cidade espaço da convivialidade. Inseguranças. Espaços projetados e espaços inventados. Urbanidade. O modelo da “tolerância zero” como disciplinarização dos espaços públicos.
ST3c. Apropriação, segregação e moradia nos bairros históricosOs projetos de requalificação dos bairros antigos ou bairros históricos estão concenados a operar processos de segregação e aburguesamento? Especiência de habitação social nos bairros requalificados. As condições de vida nos bairros antigos.
ST3d. Retórica verde, políticas urbanas e urbanismo
Cidades duráveis são possíveis?  Urbanismo verde? O meio ambiente ter-se-ia transformado em retórica multiuso para a implementação de projetos de renovação urbana? Justiça urbana e justiça ambiental.

Calendário
1o de abril de 2011:                              Data limite para submeter resumo de proposta de comunicação (500 a 1 000 palavras)
30 de maio de 2011:                             Divulgação das respostas às propostas de comunicação submetidas
14 de agosto de 2011:                          Data limite para envio do texto final da comunicação (cerca de 6 000 palavras)
1o de setembro de 2011:                     Data limite para inscrições com taxas reduzidas
3 e 4 de outrubro de 2011:                  Colóquio Metrópoles das Américas: desigualdades, conflitos e governança


MAIORES INFORMAÇÕES
https://securemp.sav.uqam.ca/metropoles/


--
Postado por JOSE ALBERTO TOSTES no JOSE ALBERTO TOSTES em 7/28/2011 03:42:00 PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...