sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Criança e Adolescente

Casa Abrigo Lar Ciã Katuá
Reinaldo Coelho
Da Reportagem

Você sabia que Ciã Katuá significa “ Menina Bonita” em tupi guarani? Pois é essa é a denominação dada a um dos abrigos que recebem crianças na faixa etária 0 a 12 anos. O Abrigo Casa Lar Ciã katuá com quase 20 anos de existência, atende crianças em situação de risco social. Atualmente, conta com 23 crianças internadas . São menores vítimas de abuso, violência e maus tratos encaminhados pela Promotoria da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar.
Segundo a diretora do abrigo, Karla Gisele, todas têm pais e ficam no Abrigo em caráter provisório, por até dois anos. Ela explica que o abrigo tem 40 servidores para atendimento aos abrigados. Entre as equipes de apoio e técnicos como psicólogos, nutricionistas, pedagogos, assistentes sociais, arte educadores, entre outros.
Ela ressalta que tem  duas equipes, uma  pela manhã, no regime de 6 horas e tarde entra outra. A equipe técnica é composta por 2 pedagogos, 3 assistentes sócias, 1 psicóloga e 1 arte educadora. Quanto a questão alimentar, existe duas cozinheiras que trabalham no regime de 12 horas, cada dia trabalha uma. O alimento é fornecido pelo governo estadual, tem uma nutricionista para guiar toda alimentação fornecida.
 “Eles aqui recebem atendimentos psicológicos e também atividades esportivas e lúdicas. Além da alimentação, que tem um cardápio para cada faixa etária, estabelecida pela nossa nutricionista. Antes de tudo tem o reforço escolar e atendimento médico.” Conta a diretora
A parte pedagógica é feita por dois pedagogos e dois educadores. A pedagoga Vangela da silva Oliveira explicou que inicialmente quando as crianças chegam é realizado uma verificação se elas estudam,  caso não freqüentem a escola, é providenciado a matricula em uma escola e quando eles não estão no horário escolar, é desenvolvido outras atividades pedagógicas e recreativas.
Quanto a aceitação dessas atividades monitoradas, Vangela detalha que existe  um pouco de dificuldade, por que elas são um pouco agitadas. “Na medida do possível, as crianças que estão aqui, elas vão bem melhores do que quando chegaram, temos uma equipe comprometida para o sucesso dessas recuperações. Todos aqui têm uma parcela de ajuda nesse processo.” Detalha.
Ela explica que as crianças quando saem ou ultrapassam a idade limite de permanência no abrigo são acompanhadas durante seis meses. “Depois que saem, raríssimas vezes voltam, acredito que a família ajude na recuperação. Muitas vão para outra parte do sistema por causa da faixa etária, não temos dados estatísticos, mais são poucos os que reincidem.”
Ajuda
Além do governo estadual através da  Fundação da Criança e do Adolescente  a casa de abrigo recebe ajudas de voluntários e na última semana o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), trouxe  a doação de materiais pedagógicos que ajudarão na realização das atividades dentro dos centros de internação e do Abrigo Casa Lar Ciã Katuá. A doação se deu a partir de uma visita realizada no mês de junho por representantes da Unicef nas instituições atendidas pela Fundação.
De acordo com informações da Fcria, o objetivo do Unicef era conhecer o trabalho desenvolvido pela Fundação e conhecer de que forma as crianças da Casa Abrigo Lar Ciã Katuá e os adolescentes em conflito com a lei, que estão nos centros de educação socioeducativa, estavam sendo atendidos, demonstrando um grande interesse em estabelecer parceria com a instituição.
O primeiro passo nesta parceria foi a doação de materiais pedagógicos, como papel A4, cartolinas, lápis de cor, dentre outros, que foram entregues à instituição. Para a diretora da Fundação, Dinete Regina, a parceria entre a Fcria e outras entidades é sempre importante, uma vez que contribui para a realização e, principalmente, para o desenvolvimento dos trabalhos da instituição.
UNICEF
 Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Fundada em 11 de dezembro de 1946, para ajudar crianças da Europa e que vivenciaram a 2ª Guerra Mundial, o Unicef é uma Agência das Nações Unidas que está presente hoje em 191 países e tem o objetivo de promover a defesa dos direitos das crianças, bem como atender as suas necessidades básicas, além de contribuir para o desenvolvimento das mesmas. Em paralelo, o Unicef apoia projetos concretos desenvolvidos por organizações não governamentais ou governamentais, que oferecem soluções locais ao problema. Projetos estes de atendimento direto a crianças e adolescentes em todas as regiões do mundo. (Fonte: Unicef).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...