São reprovados 5 em cada 10 candidatos a motorista
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/Ap), mais da metade dos candidatos que tentam tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela primeira vez são reprovados na prova prática de direção.
O nervosismo é a causa mais comum entre os candidatos. Porém, pequenas distrações e o não cumprimento de normas da legislação de trânsito, também são fatores de reprovação.
O diretor-presidente do Detran/Ap, João Gomes, declarou que neste primeiro semestre de 2011, o numero de candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi de mais hum mil (1.000) pessoas. “Este número se refere a Macapá, e a média de reprovação nas provas teóricas foi de 60% e do numero que conseguiu chegar as provas praticas o índice de aprovação foi de 50%. A média nacional é de 30% de aprovação.”, detalhou
Mantendo os dados estáticos, o diretor mostrou que no mesmo período houve uma redução de 20% no numero de acidentes. Em 2010 (Janeiro a Julho) foram 1.989 e em 2011 aconteceram 17.32 acidentes.
Os problemas do transito são atribuídos a vários fatores, tais como, excesso de veículos nas ruas, falta de opções de transporte coletivo que levam os motoristas a tirarem seus veículos da garagem, chuvas, veículos com problemas mecânicos, acidentes com motos, etc.
Mais o que se observa, porém os que têm habilitação legal causam mais transtornos do que os problemas acima citados. Vamos aos fatos: realizam ultrapassagem pela direita; vacilo em atravessar a zona de conflito ou não respeitá-la, pois demonstra não saber seu significado; Sinais de transito simples não são obedecidos pelos motoristas; Não sabem o que fazer numa rotatória, dão passagem a quem está entrando nela, ou seja, embolando o bom andamento da mesma.
Quanto a essa situação o diretor acha que o problema é mesmo que acontece quando os candidatos são submetidos aos exames, o nervosismo ou problemas pisoclogiocos. “Tudo é questão de adpatação, pois o cidadão após se aprovado nos exames ele recebe um documento que o autoriza a dirigir por um ano, é um documento provisório, só após que o departamento o habilita.”.
Com referencia as duvidas de compras de CNH, João Gomes revelou que o Detran/AP tem parcerias com todos os Centros de Formação de Condutores. “Essa parceria começa desde a abertura do processo do candidato nas auto-escolas, quando são submetidos ao sistema de biometria, que os acompanhas até a realização dos exames finais. Isso retirou a fraude de se matricular e não participar das aulas ou não se submeter aos exames. Pretendemos colocar nos carros. Isso dá credibilidade ao CFC e ao Detran, pois demonstra que estamos colocando nas ruas, condutores devidamente habilitadas.” Esclarece o presidente.
O diretor-presidente do Detran/AP também mostrou que nas abordagens repressnivas o maior números de apreensão aconteceu com condutores ilegais, ou seja sem a devida carteira de habilitação.
Reivindicações
Os avaliadores em trânsito são taxativos ao afirmar que o alto índice de reprovação escancara falhas na formação dos candidatos a motorista. Não é descartada a hipótese de que exista uma cobrança exacerbada por parte dos avaliadores e que falte uma padronização nos exames.
O gestor do transito estadual destacou que o departamento de transito estadual, vem atendendo todas as reivindicações dentro da lei, e o caso do numero de examinadores que foram considerados poucos. “Fizemos contratação e aumentamos o numero de examinadores e do tempo do exame.”
Para o eles o mais importante que discutir a dificuldade de passar no exame é garantir que o motorista chegue às ruas preparadas para enfrentar o trânsito. “Assim que pega a carteira, o motorista pode trafegar legalmente. O carro tem que ser visto, hoje, como uma arma, pois pode matar”.
Os especialistas ainda cobram uma discussão mais ampla sobre o assunto, inclusive nas escolas. “Todas as pessoas usam e dependem do trânsito. Mesmo as crianças, pois são pedestres. A formação tem que começar na infância”.
O dirrtor João Gomes, afirma que o Detran tem trabalhado sobre a educação e divulgação. Os amapaenses não podem dizer que desconhecem a legislação e as regras de transito, pois principalmente Macapá, está sinalizada, o que acontece é a imprudência dos motoristas. Exemplificou fizemos uma semana de trabnalho educativo na Escola Santa Bartolomea, pois ali havia muitas infrações e o que aconteceu, na semana seguinte, em uma segunda feira, em uma ação repreensiva fizemos 50 registros de infração.Isso demonstra que os motoristas são imprudentes.”, decorre
Para aluno, culpa é dividida
Responsáveis por gerar as estatísticas, os candidatos a tirar a CNH ou aqueles que já conseguiram o documento atribuem a responsabilidade pela elevada taxa de reprovação ao Detran Minas e aos centros de formação de condutores. A bancária Fabiana Ribeiro Alves, 31 anos, só conseguiu a permissão para dirigir após cinco tentativas. Para ela, a duração do teste é muito curta para avaliar a pessoa.
“Tudo é feito em três minutos ou durante uma volta no quarteirão. Às vezes, por nervosismo, quem está ao volante erra. Mas isso não quer dizer que não saiba dirigir. Acho que os examinadores sejam implicantes”, diz.
Quem também faz avaliação negativa do Detran é a estudante Marina Costa Ribeiro, 25 anos. Reprovada pela segunda vez, admite que a falta de preparo dos candidatos e o nervosismo na hora da prova são os principais fatores a impedir a conquista da CNH.
Para outros candidatos ao CNH no primeiro teste de direção, criticam a falta de padronização dos avaliadores. “Parece que alguns são mais exigentes e intolerantes. Outros até ajudam”. Reclamam
Sinalização da cidade
As autoridades locais vem cumprindo sua parte. A prefeitura de Macapá tem realizado instalação de sinalizações verticais e horizontais. A cidade, agora, está repleta de semáforos; as ruas, por outro lado, vêm sendo sinalizadas com faixas de pedestres, preferenciais, etc.
O que falta é o condutor obedecer e conhecer essas sinalizações. São mil e uma desculpas que não justificam o resultado - acidentes uns graves que levam a óbito inúmeros seres humanos. Não há nada que justifique as transgressões - pressa do colégio, atraso ao trabalho etc;
Legendas – crédito das fotos Blog Karla Balieiro
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Boxe
Regras para tirar a CNH
Desde janeiro de 2009 foram estabelecidas as novas regras para tirar carteira de habilitação começaram a valer em todo o país. O número de horas/aula aumentou e, consequentemente, o preço dos cursos. O Sindicato das Auto e Moto Escolas do Estado Amapá estima que o valor vai subir de 20% a 30%.
Os candidatos a motorista terão que fazer 20 horas/aula de curso prático, e não mais 15. A duração das aulas teóricas passarão de 30 para 45. Os ensinamentos de direção defensiva deverão ser feitos em 16 horas/aula, em vez das oito determinadas anteriormente. As informações de legislação de trânsito deverão ser dadas em 18 horas/aula, no lugar de 12. O curso de direção veicular também será estendido de 15 para 20 horas/aula.
Entre as novidades ainda está a permissão para que motociclistas passem a fazer aulas práticas em vias públicas, desde que eles recebam as instruções antes em circuito fechado.
De acordo com nota divulgada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as mudanças têm o objetivo de melhorar a formação dos condutores e, conseqüentemente reduzir os acidentes. Por isso, continuarão a ser abordadas no curso teórico questões sobre direção em situações de risco, equipamentos de segurança do motociclista e mudanças no comportamento do motorista após consumo de álcool e outras substâncias psicoativas.
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