sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ponte Binacional

Parlamentares discutem o impacto sobre o Rio Oiapoque
Em 15 de julho de 2005, os governos do Brasil e França firmaram acordo para a construção da ponte sobre o Rio Oiapoque, ligando a Guiana Francesa ao Estado do Amapá. Desde então, enquanto avançavam as obras da ponte em si (que já está pronta), bem como das condições de acesso rodoviário ao local, uma discussão permanente instalou-se no Estado: afinal, quais as vantagens e efeitos que essa integração trará para o Amapá?
Para pontuar essas vantagens e efeitos será realizado uma Audiência Pública em Brasília e um Seminário no Amapá. A iniciativa partiu da coordenadora da Bancada Federal, deputada Dalva Figueiredo (PT) que procurou o  presidente da AL, deputado Moisés Souza (PSC), que apoio a realização dos eventos e defendeu maior aproximação entre os paramentares amapaenses para evitar ações isoladas sobre o tema. Foi firmada na ocasião uma parceria com a Assembleia Legislativa do Amapá - AL para realização de seminário que debaterá os efeitos da ponte sobre o Rio Oiapoque.
O presidente da AL, Moisés Souza, assegurou apoio irrestrito da Casa. “Por muito tempo sentimos certo distanciamento dos parlamentares federais e estaduais. Um tema como esse requer envolvimento de todos os atores, e a coordenação da Bancada Federal pode contar com a nossa mobilização e estrutura”, assegurou.
Audiência Pública
A deputada Dalva é membro titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, e conseguiu que fosse aprovado requerimento, assinado em conjunto com a deputada federal Janete Pietá (PT/SP), para realização de uma audiência pública que ocorrerá em Brasília, em data a ser definida, e um seminário sobre o mesmo tema, esse a ser realizado no Amapá, no dia 23 de setembro. “Trata-se de um evento oficial da Comissão e pedimos apoio da AL para que todos os parlamentares, bem como dirigentes e lideranças comunitárias possam participar. Esse debate precisa ser o mais amplo possível”, considera a parlamentar.
Oiapoque
Oiapoque é o único município do Brasil, a ter, do ponto de vista físico, contato direto com a União Européia. Para a deputada, essa aproximação, que embora represente uma vantagem comparativa, permanece distante das perspectivas de crescimento econômico na região “Nossa condição geopolítica tem que servir ao desenvolvimento e a integração regional. Atualmente, as relações desenvolvidas entre brasileiros e franceses, nas cidades de Oiapoque no Brasil, Saint George e Caiena, na Guiana, são intensos, mas não passam por projetos incentivados ou coordenados de integração”, avalia.
Tanto o seminário no Amapá, quanto a audiência pública em Brasília estão sendo organizados com a finalidade de apresentar propostas capazes de transformar este cenário, atualmente gerador de conflitos e paralisia econômica, em contextos que vejam nesta potencialidade alternativa real de desenvolvimento.
O seminário trará ao Estado liderança políticas nacionais e internacionais, bem como representantes dos grupos sociais diretamente afetados. “A integração não pode ser restrita apenas à parte física da obra, mas engloba ações de ordem cultural, étnicos, tecnológicas, desenvolvimento regional e social, com intercambio acadêmico de cooperação, especialmente no controle de doenças, migração e gestão ambiental. Todos esses aspectos serão contemplados no evento”, finaliza Dalva.
Serviço:
- O Seminário Ponte sobre o rio Oiapoque, impactos Econômicos e Sociais ocorrerá no dia 23 de setembro no plenário da Assembléia Legislativa do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...