sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PPA do Amapá- 2012/2015
Plano será encaminhado para a Assembleia Legislativa
Lançado no fim do mês de abril pelo governador Camilo Capiberibe, o Plano Plurianual Participativo (PPA), e depois de passar por diversas etapas, tais como: a escuta popular nos 16 municípios amapaense, realização de Audiência Pública Regionais, realização das Conferências Regionais de Priorização o governador realizou a Assembleia Estadual de Referendo, que formalizou o Plano para o encaminhamento do projeto de lei à Assembleia Legislativa.
As prioridades escolhidas pela população que participou das conferências nos municípios serão apresentadas em dois dias, na quarta (24) e quinta-feira (25), o governador Camilo Capiberibe, gestores estaduais e os delegados selecionados nas conferências regionais nos municípios participaram da abertura da Assembleia.
Segundo o governador, o PPA foi à junção de três etapas; a eleição do programa de governo escolhido pela população, o planejamento estratégico que a equipe técnica do governo formulou para que o povo tenha um serviço público de qualidade e a audição da população, fundamental para a implementação do modelo de gestão participativa e democrática atual.
“Percorremos todo o Amapá. Ouvimos e dialogamos com o cidadão, um trabalho exaustivo, mas extremamente importante para fortalecer os laços, os compromissos do governo com a sociedade e dar voz ao povo. Não fomos somente desenvolver um trabalho técnico, mas também para escutar, sem críticas, o cidadão. Entendemos a importância desse processo e que a população quer nos ajudar a construir um Estado melhor para todos“, afirmou Camilo Capiberibe.
Tramite na AL
Camilo Capiberibe destacou que 15 prefeitos, vereadores e diversos cidadãos colaboraram para a construção do Plano 2012/2015. “O próximo passo agora é fazer com que o PPA tramite na Assembleia Legislativa. Foi uma maneira de dar voz à população em um trabalho que fortaleceu os laços do governo com a sociedade. Não foi apenas um processo técnico, mas sim um trabalho de escuta popular em cada um dos 16 municípios”, declarou o governador.
Nas conferências realizadas nas regiões foram unânimes os destaques dos munícipes para a agricultura e a pesca. Esses participantes destacaram itens que, no final, foram conceituados como prioridades e necessidades regionais. O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan), Juliano Del Castilo, disse que a plenária é o início de dois dias de finalização do trabalho realizado. “Pretendemos entregar o PPA no dia 31 deste mês, naquela casa de lei, para analise dos parlamentares. Fazer o planejamento nestes dois dias de plenária é um desafio grande, pois será a finalização de um vasto trabalho desenvolvido nos municípios visitados”, finaliza Juliano
O que é o PPA
O Plano Plurianual Participativo é uma exigência legal que definirá como o Poder Executivo trabalhará em benefício da população e para o desenvolvimento socioeconômico do Estado nos quatro anos da gestão de Camilo Capiberibe. A Assembleia contou com a presença de 200 delegados, das cinco regiões do Estado em que o Amapá foi dividido pelo PPA, eleitos durante as Escutas Populares nos municípios. Eles terão a missão de fiscalizar a execução das ações em benefícios de suas respectivas comunidades e cobrar, no caso das ações não forem efetuadas.
O PPA consiste no debate de diretrizes do poder executivo, gestão, articulações e ação, de acordo com a demanda da sociedade, em todos os setores dos 16 municípios do Amapá, por meio da escuta popular. O objetivo da medida é melhorar a atuação dos órgãos de todo o governo, através da participação do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...