segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cultura

AMAPÁ FESTEJADO NO SENADO

Na terça-feira (13), ao completar 68 anos de criação do Território Federal do Amapá, extinto em 1988, teve sua importância histórica, política, social e econômica reconhecida no Senado da República.
O Senador Randolfe Rodrigues (PSOL), foi o autor do requerimento, solicitando a sessão solene, para festejar mais um ano de criação do Território Amapaense. A festa foi completa. Uma comitiva de artistas amapaenses, de reconhecido talento, se deslocou até a Capital Federal , com o apoio da Assembléia Legislativa, da empresa Ecometals Manganês do Amapá e do gabinete do Senador Randolfe.
A sessão iniciou às 14h, e teve uma vasta programação cultural, com grupos folclóricos apresentando a dança do  marabaixo, e outros artistas, como Patrícia Bastos, que executou com sua voz maviosa, o Hino do Amapá.
O Senador Randolfe Rodrigues, com sua atitude pioneira, propiciou ao Amapá, pela primeira em  sua história.  um dia inesquecível, quando teve contado a  sua saga ao vivo, para todo o Brasil, através da TV e Rádio Senado.
Randolfe, falou do Amapá desde a navegação de Ianez Pinzon, passando por todos os conflitos territoriais ,  enfrentados pelo Amapá e superados pelo Inesquecível Barão do Rio Branco. O Amapaense,  é um povo que lutou para ser brasileiro. Enfrentou as invasões sucessivas dos franceses, holandeses e espanhóis e, com determinação e brio,  e garantiu essas terras a Coroa Portuguesa.
Paulo Lisboa, gerente da Ecometals no Amapá ,afirmou que a empresa sempre estará de portas abertas para apoiar projetos desta natureza. “Foi uma festa linda, sem precedentes. A festa do Amapá contagiou o plenário, e o cortejo do marabaixo, arrastou os senadores ao som inigualável das caixas do marabaixo e as músicas cantadas pelos nossos artistas, com o Jeito Tucujú de Joãozinho Gomes e Val Milhomem ,empolgaram  a todos. Foi um dia para ficar na memória  e  nas páginas da  história,  eternamente.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...