sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Autoridades confirmam presença no II Encontro Transfronteiriço

Regularização de brasileiros no exterior e acertos comerciais será pautada no evento.
Abinoan Santiago
Da Reportagem/Estagiário
O II Encontro Transfronteiriço que será realizado no dia 30 de Novembro e 1 e 2 de dezembro, na capital da Guiana Francesa, Caiena, tem tudo para ser um dos maiores eventos da América do Sul no ano de 2011. O encontro tem como objetivo principal a regularização dos brasileiros no Platô das Guianas. O evento reunirá membros das comissões de relações exteriores da Câmara Federal, Senado Federal e Assembléia Legislativa do Amapá, além de deputados e senadores do Estado amapaense, e embaixadores do Suriname, República da Guiana e Venezuela.
Para viabilizar o transporte dessas autoridades, o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembléia Legislativa, o deputado Paulo José (PJ) viajou no último dia 27/10 à Brasília com o intuito de conseguir o translado até Caiena. Na reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorin, o pedido do presidente da comissão foi deferido através de três aeronaves, um Boeing 707, com 150 lugares e dois Kasais. Cada um desses dois últimos aviões carrega 80 passageiros.
Na reunião também estiveram presentes: o deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), o Senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o também Senador Fernando Collor de Mello (PTB/AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, que confirmou presença no evento e o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota. Na oportunidade, PJ convidou o ministro para ser o presidente de honra do evento internacional que será realizado em Caiena. Dependo da agenda, o ministro garantiu a presença, caso contrário mandará o secretário geral do ministério.
II Encontro Transfronteiriço
No evento que contará com autoridades de cinco países – Brasil, Venezuela, República da Guiana, Suriname e Guiana Francesa, está quase tudo pronto, faltando apenas alguns acertos. As maiores autoridades do território ultramarino francês estão se articulando para receber as comitivas visitantes que vão a busca de participar dos debates. Antes do evento, PJ se prepara para receber Fabiane Mattory, prefeita de Saint Georges, cidade fronteira com Oiapoque. Ela vem para ultimar preparativos do II Encontro, pois sua cidade está na agenda do evento, para visitação das autoridades brasileiras e francesas, que residem e tem negócios na Guiana Francesa.
Além da regularização dos brasileiros no Platô, o evento também está pautado em cima de outros assuntos que estarão expostos no painel do encontro são eles: segurança social, turismo, comércio, questões aduaneiras, negócios, fiscalização civil e sanitária no tráfego de pessoas e veículos pela ponte binacional, que só deve ser inaugurada em 2012.
O Amapá deverá ser representado por 60 a 70 pessoas, a equipe é coordenada por Célia Brazão, ex-secretaria estadual do turismo e técnica do SEBRAE-AP, e ainda com os membros, Paulo Campos assessor técnico de assuntos internacionais da Assembléia, Lidiane Rodrigues Vieira, diretora de comércio exterior da secretaria estadual de Indústria, Comercio e Mineração (Seicom), coronel da Policia Militar Abel Nascimento, representando a Casa Militar da Assembléia e Jurandil Juarez, economista e ex-deputado federal pelo Amapá, que reuniu conhecimento nas comissões constituídas da Câmara Federal. O economista ainda pediu a inclusão nas pautas de discussões duas questões importantes: a navegação aérea, que deve piorar com a realização da Copa do Mundo, prevendo o aumento do trânsito de pessoas nos aeroportos da região amazônica. E a implantação de instituições financeiras como o Banco da Amazônia (BASA) e o Banco do Brasil nos países ultramarinos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...