sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Educadores físicos se reúnem para a criação do CREF



Abinoan Santiago
 @abinoanAP

Na última terça feira (01) ocorreu a reunião dos profissionais de educação do Estado do Amapá, o local escolhido foi o Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço. O objetivo da reunião era esclarecer os profissionais da área sobre a criação do Conselho Regional de Educação Física (CREF). Hoje o Amapá é dependente do CREF8.


Conselho Nacional de Educação Fisica (CONEF) divide os seus conselhos regionais em regiões, o Amapá participa da 8ª região que também é composto por Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Na reunião também foi discutido a inadimplência de 70% dos educadores físicos em relação ao CREF8, de acordo com Agostinho Lopes, membro da comissão de criação do conselho regional no Amapá, o descrédito e em conseqüência a inadimplência por parte dos contribuintes se deve o não retorno do dinheiro pago. Ou seja, eles pagavam e o CREF8 não dava a contrapartida para o Amapá. “O dinheiro ficava todo em Manaus, sede do conselho da 8ª região”, afirmou Agostinho.

A primeira reivindicação da comissão que é composta por 8 profissionais de Educação física, na qual trabalham de forma voluntária foi  para a criação de um conselho no Amapá  ou a implantação de uma instituição para representasse o CREF no Estado. A comissão também pediu o retorno de 60% do dinheiro pago pelos contribuintes amapaenses para poder ser investido no Estado, “em cursos, na parte logística e  comprar o mínimo para funcionar”, explica Agostinho. Atualmente a comissão se reúne na sede da Federação Amapaense de Basquetebol (FAB).

Outra medida tomada na reunião foi em relação a divida dos inadimplentes, pois um dos  objetivos da reunião era de explicar aos educadores físicos como a comissão lidará com as negociações perante o CREF8. Segundo Agostinho, a primeira coisa eles já fizeram, que era criação de uma comissão, “agora vamos trabalhar para estabelecer a nossa regularidade”, concluiu. O retorno dos profissionais de educação física foi visível, pois com nomes conhecidos, a comissão adquiriu respeito e credibilidade.

Profissionais irregulares

Uma questão importante colocada em pauta no centro de convenções do Estado  foi em relação aos profissionais de educação física que estão trabalhando de forma irregular, são os que não passaram pelas cadeiras universitárias para terem o conhecimento teórico - cientifico para exercer a função de educador físico. Segundo Agostinho, as academias são as instituições que mais possuem profissionais leigos, “isso pode causar problemas no corpo, pois a educação física é uma aérea que cuida da saúde”, disse. 

Com a instalação do conselho no Amapá, os fiscais irão visitar escolas públicas, particulares e academias para sondar os possíveis profissionais que atuam de forma irregular. “Antes iremos notificá-los, pois as academias também terão que ser registradas no conselho para poderem funcionar regularmente”, finalizou Agostinho.

A fiscalização só poderá ser feita com a criação do CREF no Amapá, pois assim ela terá legitimidade. Para a criação do CREF no Estado, o CONEF exige que estejam registrados no mínimo 2000 profissionais da área, de acordo com a comissão, o Amapá possui 1000 profissionais, mas com o incentivo às faculdades que oferecem o curso, esse número deverá subir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...