domingo, 27 de novembro de 2011

Governador participa da entrega do selo de Responsabilidade Social do programa Começar de Novo


Na noite desta sexta-feira, 25, o governador do Estado, Camilo Capiberibe, o representante do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e diretor da Escola Judicial do Amapá, desembargador Dôglas Evangelista Ramos e autoridades locais participaram da cerimônia que marcou a entrega do selo de Responsabilidade Social e assinaturas de novos convênios para o programa Começar de Novo, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenado pelos tribunais de justiça nas esferas estaduais.
O programa tem como objetivo sensibilizar os órgãos e empresas da iniciativa pública e privada, para que estes disponibilizem vagas de trabalho e cursos de capacitação voltados a presos e egressos do sistema carcerário. Além disso, o Começar de Novo vem para promover a cidadania e, posteriormente, a redução da reincidência de crimes.
Segundo o juiz de direito e coordenador do programa no estado do Espírito Santo, Alexandre Farina Lopes, o Começar de Novo é uma alternativa que o empresariado tem para reduzir investimento em segurança. "O programa é baseado no tripé educação, profissionalização e trabalho. Se não der oportunidade, o empresário poderá gastar mais dinheiro com investimento em segurança para seu estabelecimento", comentou.
O diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá (Iapen), Nixon Kennedy, também esteve presente na cerimônia e destacou o compromisso do governo com o sistema penitenciário amapaense. "Durante oito anos, o governo não construiu nada. Mas, logo no primeiro mês da nova gestão, já foram investidos R$ 12 milhões em obras, em andamento", enfatizou.
No decorrer da solenidade, dez selos de Responsabilidade Social foram entregues para empresas e entidades da iniciativa pública e privada. Além disso, o Tjap assinou três termos de cooperação, um deles com o Governo do Estado do Amapá.
Após a assinatura do acordo, Camilo Capiberibe destacou a importância do reconhecimento do esforço que o governo do Estado está tendo ao receber um dos selos entregues na noite. Além disso, o governador falou a respeito dos benefícios que o programa oferece para o Amapá.
"Se nós permitirmos que a falta de uma política de capacitação e apoio durante o exercício da pena perdure, nós teremos uma sociedade mais violenta, com índices de criminalidade mais elevados e com uma população temerosa dentro de suas residências. Nós mudaremos essa realidade com políticas públicas", disse.
Ao final da solenidade, o governador comentou sobre as atividades que estão sendo feitas para melhorar o sistema prisional amapaense. "Nós já melhoramos o Iapen e ainda temos que melhorar muito com a inauguração das obras e com a estruturação do sistema prisional. Avançamos e isso é visível, mas temos que avançar muito mais para podermos atingir o objetivo, que é um Amapá mais seguro, com uma população mais tranquila, todos em um ambiente de paz", enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...