sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Há cinco passos do mandato

Roberto Gato
Da Superintendência
João Alberto Rodrigues Capiberibe ultrapassou na segunda-feira (13) a penúltima barreira que lhe separa do mandato de senador da República. De posse do diploma ele se apressou a protocolizar na Secretaria Geral do Senado o documento, dando ciência aos seus pares do feito do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. 
Agora o que resta para a confirmação da posse são cinco sessões regimentais que o senador Gilvan Borges terá para despedir-se do mandato que exerceu por um ano, nesta legislatura.
Durante a diplomação platéia e imprensa assistiram a um Capiberibe mais suave, disparando parábolas e frases de efeito para justificar seu retorno ao senado e seu distanciamento daquela Casa de Leis.
Capi recebeu o diploma e falou aos presentes que está ávido para arregaçar as mangas e trabalhar em prol do povo. Lembrou do compromisso com a Orla e Porto de Santana. Com relação à Macapá as prioridades são os canais das pedrinhas, do Jandiá. “Quero transformar os canais da capital em canais navegáveis, tenho impressão que isso vai marcar Macapá.” Capiberibe não descartou seus projetos para o interior do Estado e afirmou que vai trabalhar para o desenvolvimento rural do Amapá.
Mais apesar de todas as amenidades no ato da diplomação, Capiberibe deixou claro que vê uma necessidade imperiosa de melhorar a justiça brasileira. “A justiça é a última instância a que se recorre e que por isso ela deve satisfazer o cidadão com uma decisão sábia e justa. Vamos lutar para reduzir os instrumentos de recursos no judiciário, os ricos nunca vão pra cadeia porque tem dinheiro para pagar bons advogados que usam as filigranas da lei para retardar o processo e isso, infelizmente no Brasil funciona.”
Contradição
Com relação à Companhia de Eletricidade do Amapá, o Senador Capiberibe afirmou que vai levar a situação da companhia para o plenário do Senado, numa clara alusão de irá buscar de forma incisiva uma solução para a caótica situação da CEA junto ao governo federal. Quando foi governador o senador Capiberibe propôs a privatização da Companhia, posição hoje que o governador Camilo rechaça de forma veemente.
 Ministério
Outro assunto abordado pelo senador foi sua possível ida para o Ministério do Meio Ambiente. Capiberibe afirmou de maneira firme que foi eleito para defender o interesse do Estado do Amapá no Senado e que não abrirá mão de sua prerrogativa de legislador. “Vou propor novas leis para o Brasil, a exemplo da Lei 131, que estabeleceu regras de finanças públicas e controle de gastos públicos. Quero dar sequência a novas leis nessa direção, que possibilitem que a sociedade tenha esses instrumentos de controles nas mãos. Vejo as instituições muitos desgastadas e desacreditadas então é preciso o cidadão controlar o gasto dos recursos públicos, oriundos de nossas contribuições.”
O que não resta dúvida no cenário político local é que o Partido Socialista Brasileiro que ascendeu ao governo com a eleição de Camilo Capiberibe, se fortalece com a presença do Senador João Alberto Capiberibe no Senado da República.
A família Capiberibe agora está no governo do Estado, na Câmara Federal e no Senado. A pergunta que não quer calar é: como vem o partido para eleições do município?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...