sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Piloto amapaense fatura rally no Suriname

Treinamentos específicos foram uns dos principais motivos para o sucesso do jipeiro.
Abinoan Santiago
Da Reportagem
O Jeep Clube de Macapá enviou dois pilotos amapaenses para o tradicionalíssimo “Rally das Savanas”, realizado no Suriname há mais de 40 anos, com chegada na capital do país, Paramaribo. O rally “Off-Road” realizado no platô das guianas é considerado o mais importante e difícil do Caribe, com mais de 100 carros inscritos.
O experiente piloto, José Maria Esteves, o “Zé Maria”, triunfou na categoria “Internacional”. Em edições anteriores, os pilotos do Jeep Clube Macapá participaram como observadores. Desta vez a dupla amapaense foi para competir e conseqüentemente obtiveram sucesso na disputa.
Treinamentos específicos
O sucesso dos jipeiros amapaenses em competições fora do Estado se deve aos treinamentos que os associados receberam no 34° Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), unidade do Exercito Brasileiro em Macapá. Os treinamentos fizeram parte da política de qualificação dos jipeiros do Amapá, assim os representantes do Estado puderam ser mais competitivos e com a maior segurança possível em rallys que exigem pilotos gabaritados, como foi o caso do “Rally das Savanas”.
O Jeep Clube de Macapá e o 34° BIS ofereceram o curso “Navegação por GPS”. “A navegação por GPS é o que tem de mais moderno no esporte Off Road, e o Jeep Clube de Macapá está atento a essas inovações tecnológicas”, afirmou o presidente do Jeep Clube de Macapá, João Cruz. E Zé Maria afirmou a importância do GPS em entrevista a Rádio Difusora de Macapá logo após o término da competição no Suriname: "Lá é um rally propriamente dito, com as provas de regularidade, que valorizam a navegação e a orientação, daí a importância do trabalho do navegador", explica.
O treinamento foi ministrado por Militares do Exército Brasileiro, que cumpriram todas as exigências estabelecidas no curso e, ainda construíram uma rigorosa pista para aferir os conhecimentos dos jipeiros amapaenses. Montada na área do Clube Toca da Onça, que integra as instalações do Comando de Fronteira do Amapá e 34º BIS. O coronel Allan Fernando Quint, comandante da infantaria se mostrou satisfeito em ajudar os jipeiros: “para nós do Exército é sempre motivo de satisfação abrir as portas para segmentos da sociedade amapaense, especialmente o Jeep Clube, que realiza também inúmeras ações de cunho social”, disse.
No final do curso um dos instrutores, o capitão da infantaria Balczó afirmou a aptidão dos jipeiros amapaenses, “com o curso de GPS os pilotos amapaenses estão prontos a participar de competições internacionais. Além do emprego esportivo que os jipeiros poderão utilizar, a correta utilização do GPS permitirá, por exemplo, localizar objetivos e também armazenar informações valiosas em uma viagem ou expedição, como pontos de apoio, postos de abastecimento, hotéis, restaurantes, enfim, uma gama de informações valiosas para pilotos de rally”, finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...