sexta-feira, 18 de novembro de 2011

PMM limpa e a comunidade não ajuda o Meio Ambiente


As lixeiras viciadas estão em todos os bairros da periferia e do centro da cidade.


Áreas verdes, terrenos baldios e locais onde o carro de coleta de lixo não tem acesso, como becos e margens de igarapés, são os pontos onde mais se joga lixo de forma irregular. Segundo a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística de Macapá (Semub), existem centenas de  pontos em Macapá chamados de ‘lixeiras viciadas’ e lixões a céu aberto que estão espalhados por toda cidade.

As lixeiras viciadas estão em todos os bairros da cidade. A maioria delas na zona norte, seguido pela zona leste  e zona sul . As zonas com o menor número de lixões a céu aberto são a centro-oeste  e centro-sul.

Além do lixo doméstico, o mau costume da população está em descartar sofás, geladeiras, aparelhos eletroeletrônicos como TVs, resto de construção e  galhos de árvores de forma incorreta.

Na lateral do Estádio Zerão, além de lixo domestico e de eletrodoméstico, está sendo descartados ossadas de animais abatidos clandestinamente assim como sobra de açougues, o que vem causando mal cheiro e a proliferação de animais nocivos a saúde humana.

Diariamente, centenas de funcionários atuam em todas as regiões da cidade, através de equipes da limpeza para manter a cidade limpa. O município também mantém regular coleta de lixo domiciliar, além de atender às solicitações feitas pelos moradores. Apesar de todos esses serviços, algumas pessoas insistem em jogar lixo em locais impróprios. Como forma de reprimir essa prática, a prefeitura passou a notificar e multar os infratores.

Essa decisão foi tomada em maio deste ano, e de acordo com o secretario Eraldo Trindade, as ações já ocorreram, chegando a ser registrado BO contra o infrator.

Os órgãos municipais envolvidos  nessa ação  são as secretarias municipais de manutenção urbanística, desenvolvimento urbano e grupamento ambiental da Guarda Municipal, para executarem uma ação de fiscalização contra os que desrespeitam as normas de limpeza urbana previstas no Código de Postura do Município e depositam resíduos domésticos, entulhos e vegetação em locais não permitidos.
Ação municipal

Fiscais da Semur, Semdur e GMM tem notificado e autuado pessoas flagradas jogando lixo em vias e áreas públicas. Locais como as proximidades das escolas, canais do Beirol, Perpétuo Socorro, Nova Esperança, praças e outros pontos que foram monitorados. A partir de agora, quem jogar lixo em local proibido será notificado pela prefeitura e o mesmo poderá ser acionado pela promotoria pública ou encaminhado ao Ciosp.

Eraldo Trindade ressalta que não deveria ser preciso esta ação, mas quem insistir em criar lixões na cidade ficará sujeito a notificação e multa. “Na verdade, gostaríamos que isso não fosse necessário. Ninguém gosta de sujeira, mas é preciso que todos entendam que manter a cidade limpa é algo que depende tanto do poder público como da própria população. As pessoas que não concordam com os sujões também devem ajudar na conscientização dessas pessoas”, diz o secretário.
No Bairro do Perpetuo Socorro, mais precisamente no Canal do Igarapé das Mulheres,  há uma lixeira permanente, pois a equipe da limpeza urbana retira carradas de lixo e no mesmo dia lá está o lixo domestico.
As medidas punitivas ao cidadão que jogar lixo na frente das suas casas, é não limpar sujeira produzida por ela mesma, visa evitar a proliferação das lixeiras viciadas que somam centenas por toda cidade de Macapá sob epidemia sem precedentes de dengue.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...