sexta-feira, 18 de novembro de 2011

XVI Semana do Músico

Com o tema “A educação musical no meio do mundo”, o evento promovido pela Escola Walkíria Lima, alem de proporcionar a integração entre os participantes através da música, promove debate sobre a implantação de um curso de graduação em música no Amapá.

De John Pacheco
Da Reportagem\Estagiário

O evento começou no último dia 15, com o objetivo de estudar, pesquisar e discutir a música como educação e diversidade cultural. Nesta semana, no período do dia foram oferecidas oficinas de linguagem musical, canto em coral, música e tecnologia, entre outras. E durante a noite a programação ocorreu em vários locais pela cidade como o Terminal Rodoviário de Macapá, o auditório da OAB-AP com apresentação de concertos musicais. E hoje a programação continua na Casa do Artesão a partir das 19h, com a apresentação de um Concerto Musical.

Nos dias 21 e 22 de novembro, no fechamento da Semana do Músico, ocorrerá no Centro Cultural Franco Amapaense o I Simpósio de Educação Musical, que tem bota em pauta a discussão sobre a possível implantação do Curso de Graduação em Música no estado do Amapá, este que já é uma necessidade no Estado, pelo fato de que o ensino de música se tornou obrigatório nas escolas e por aqui não têm o número de profissionais para suprir a demanda.

O debate é voltado para professores, músicos e alunos de música, e contará com a participação de profissionais da área renomados nacionalmente como: o Prof. Dr. Pedro Persone e o Prof. Dr. Claudio Esteves ambos da Universidade Federal de Santa Maria-RS, também contará com a presença dos Professores da Universidade Estadual do Pará: o Prof. Dr. Ruy Henderson e o Prof. Me. Cláudio Trindade, além de representantes da UNIFAP e UEAP e da Secretaria de Estado da Educação (SEED).    

Para Simone da Silva, membro da organização da Semana do Músico, essa discussão sobre a implantação de um curso de graduação em música no Amapá é muito importante e urgente: “A gente tem hoje no estado 400 escolas, e temos aqui no estado cerca 30 professores formados em música, e todos são de fora, o que claro, não chega nem perto da quantidade suficiente”. O evento encerra nesta terça-feira (22), com um concerto de encerramento no auditório do SESC.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...