sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Programa Jovens Embaixadores


Estudante de 18 anos representará o Amapá nos Estados Unidos
De John Pacheco
Da Reportagem/Estagiário

O Jovem Embaixador de 2012 amapaense  é Gabriel Rodrigues Fagundes, de 18 anos, aluno da Escola Alexandre Vaz Tavares. Ele foi selecionado para participar do Programa Jovem Embaixadores, que é promovido pela Embaixada Americana no Brasil, e tem o objetivo de beneficiar estudantes brasileiros da rede pública de ensino e  que se destacam em sua comunidade em várias qualidades como consciência, liderança, atitude, excelência acadêmica, além de conhecimento da língua inglesa.

No Amapá somente três candidatos participaram da seletiva, todos da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, Gabriel foi o vencedor. Ele declarou a reportagem que conheceu e se interessou pelo programa através de uma amiga e que rapidamente providenciou a documentação necessária para realizar as provas de seleção, que consistiam em uma prova teórica mais entrevista, feitas na Secretaria do Estado da Educação (SEED).

Um dos motivos para Gabriel conseguir integrar os Jovens Embaixadores, foi o fato de ter se adequado aos pré-requisitos do programa: “o que cada estudante deve ter para integrar o programa é já ter realizado trabalho voluntário, ser de baixa renda, ter boas notas e falar o inglês fluentemente, o que para mim não é nenhum problema, pois mesmo sem ter feito um curso de línguas eu domino o Inglês e a minha aprendizagem foi  aqui no escola”, afirmou Gabriel.  

Sobre a expectativa da viagem, Gabriel está apreensivo, mas vai com a esperança de representar bem o Amapá nos EUA, pois vai levar daqui à alegria do povo Tucuju. Além disso, ele corre atrás de patrocínio, pois a embaixada paga apenas os custos de alimentação, hospedagem e transporte, enquanto os gastos com passaporte e compras adicionais são de responsabilidade do jovem. Quem estiver interessado pode entrar em contato com ele faça através do seu telefone celular (96) 8121 0223.  

O que o programa oferecerá em 2012?
Os 25 selecionados irão cumprir as atividades do programa que ocorrerá no período de 6 a 29 de janeiro. Primeiramente os estudantes passarão uma semana na capital americana Washington, onde participarão de reuniões em organizações de diversos setores, tanto público quanto privado e com autoridades. Visitarão museus, monumentos históricos e outras organizações. Depois dessa semana serão divididos em subgrupos e cada um viajará para um estado diferente que poderá ser Carolina do Norte, Ohio, Oklahoma, Montana ou Washington. Lá serão hospedados por uma família americana, e haverá uma interação com jovens americanos e participarão ainda de atividades de Empreendorismo, responsabilidade social e eventos culturais. A experiência de ser um Jovem Embaixador oferecerá aos estudantes a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...