sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vicente Cruz: Camilo e o “mito do bom filho”

O Governador Camilo Capiberibe tem revelado uma virtude não tão bem explorada em suas campanhas políticas: a de ser um bom filho. É certo que essa virtude não ajuda muito no marketing socialista pela óbvia razão de limitar os dogmas da esquerda. Todavia, é um bálsamo para as famílias tradicionais cujo domingo não é só reservado ao Senhor é, também, dia de reunir a parentalha. O problema é que essa virtude do Governador Camilo aflorou  em hora inadequada e lhe trouxe problemas éticos irrespondíveis.

A primeira ação pública do Governador Camilo que lhe confere a virtude do bom filho veio à tona após matéria publicada no “Estadão”. Lá ficou consignado que o Senador ainda não empossado João Capiberibe fora beneficiário da “farra das passagens” da execrável (para o Senador) Assembléia Legislativa. A tal (ou tais?) passagem era da cota do então Deputado Camilo Capiberibe que sabia que as passagens eram para ser utilizadas em trabalho da atividade parlamentar, mas, como bom filho, sacou um ticket e mandou “paipai” para o destino que escolhera sem qualquer nexo com a atividade do parlamento. Se do ponto de vista ético a ação merece reprimenda do ponto de vista paterno-filial a ação é elogiável, pois revela que o Governador não mede conseqüências quando é para dar uma mãozinha ao chefe da prole.
A segunda ação que confere ao Governador a virtude de ser um bom filho veio esta semana. A rua Glicério Figueiredo que fica no bairro Jardim II ganhou grossa e generosa camada de asfalto em ação benfazeja e inesperada da SEINF e da SETRAP, órgãos governamentais. Lá, não por coincidência, mora o Senador João Alberto Capiberibe. A rua ainda não havia recebido  ação da prefeitura e não havia expectativa que fosse realizada pelo Governo do Estado porque o Governador Camilo, por empecilhos políticos, se recusa a estabelecer parceria para asfaltamento da cidade. Aliás, o governador Camilo chegou a afirmar que asfaltamento era atribuição da prefeitura de Macapá e não fora eleito prefeito. Estava certo. Mas quando se trata das necessidades de “paipai” há de se ignorar qualquer empecilho ideológico, político, ético ou de gestão. O asfalto está lá feito pelo governo do Estado sem qualquer parceria, tudo em nome do amor paternal. Lindo!
O amor de Camilo Capiberibe por seu pai do ponto de vista religioso é algo sublime. Sob a ótica social é qualidade invejável.  Sob a perspectiva política, contudo, nem sempre é um bom negócio. É o caso. Para revelar seu extremado amor filial Camilo Capiberibe usou os instrumentos errados e incompatíveis com a ética e destrutivos de sua imagem socialista construída com acirrados combates contra aqueles que reputava desdenhar da moralidade ajudando amigos e parentes com a máquina pública e esbanjando dinheiro do contribuinte.
Camilo Capiberibe fora algoz dos que usaram ou eram suspeitos de usar inadequadamente os recursos públicos em prol de interesses individuais e escusos, mas seu amor filial destruiu seu discurso e lhe tornou comparsa dos adversários. A prática lhe reservou uma igualdade com os desafetos que era impossível de se imaginar. Pobre de nós. Ficamos sem o político ético, combativo e irredutível com os inimigos do povo. Porém, nem tudo esta perdido, ganhamos a imagem de um bom filho capaz de qualquer ação para agradar o pai, inclusive sacrificar a biografia recrudescendo o “mito do bom filho” e  a entender a música que Fabio Júnior dedicou aos pais cujo refrão é um hino e reforça nosso amor filial: “Pai, você foi meu herói, meu...bom!!!   
RABISCOS
Quando é para agradar “paipai” Governador Camilo não economiza. Passagem e um “asfaltozinho” entram bacana no cardápio. Isso é socialismo e liberdade... ///O asfaltamento da Rua Glicério Figueiredo foi um gesto quase perfeito. Poderia revelar o início do investimento do Estado no munícipe macapaense. A idéia, contudo, não era essa, era agradar “paipai”, pode Juvenal?////A Expofeira terminou bem apesar do susto. Só dará errado quando o gestor pensar só no resultado político. Tá dito//// os twiteiros amarelinhos deram choque com a missão “Expo48”, tinham que fazer mídia positiva, só que não estavam treinados, como diz o Caxias, olha eu vou te falar!!!////A Expo48 terminou sem uma cara. Faltou gestão de marketing. Fizeram o desenho mais político que negócio de entretenimento. Aí é roça, meu caro. Eitsha....///Escolas de Samba esperando o fomento do carnaval. Tomara que não politizem. Sonha logo...!!!!//// Agora quem faz buraco asfaltado é a CAESA e a ADAP, coisas do PAC (pronúncia bem homo, por favor!).  Prefeito, mais uma vez, mande essa turma tapar os buracos. Mas tapar muito, como diz o “meliante” que frauda carnaval e foi o primeiro a andar no asfalto novo da Glicério Figueiredo...//// Prefeito Roberto anuncia nova incursão na política habitacional. Revela que encontrou o viés de seu governo. Tentará diminuir o déficit habitacional. Mais uma vez: É isso Prefeito, política habitacional deve ser prioridade sempre/// Alberto Góes compondo equipe de assessores do Prefeito. Tem disposição!!!////Socialistas de vala, querem fazer da feira palanque político. A feira é evento, meus caros e tem outra finalidade. Governador sabe disso!!!///////Fernando Canto nervoso com a aproximação do carnaval. Ser enredo da Nação Negra da calafrio até para os mais experientes. Calma poeta!!!. A propósito, o que achas da música de Fábio Júnior “Pai Herói”?////Boêmios já nos trabalhos para o carnaval 2012. Desempenando os ferros///E a imprensa PINK, aquela que bajula até os talos, lê meia página do almanaque abril e se acha, como vai? Alguma menção sobre o asfaltamento da Rua Glicério Figueiredo? Nem pimbas!!!///Deputado Moises Souza continua azeitando o rifle. Por enquanto, construindo pontes políticas. Aguardar....////Roberto Góes me pergunta pela Rua Glicério Figueiredo. Um brinco, meu caro, “asfaltadinha da silva”, tudo por “paipai”....////bye

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...