sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Carnaval 2012: Maracatu da Favela


Com o samba-enredo “Espelho, espelho, meu...” a verde e rosa da favela vem para 2012 com tudo em busca do seu décimo titulo de campeã do grupo especial do carnaval amapaense.
O samba composto por Nonato Soledade, Melque e Mexicano vai trazer para a avenida “um pouco da história da beleza e mostrar aos contempladores o que é realmente bonito, e cultuar que a beleza não está nos lugares, ela está apenas nos olhos de quem vê”, palavras do Mestre Riba, o comandante da bateria da Maracatu.


Mestre de Bateria

O mestre de bateria que tem a sua história inteiramente ligada com escola. Começou na Maracatu aos cinco anos, e aos 16 já estava como diretor de bateria e para virar mestre foi apenas um passo. E segundo ele a Maracatu “já faz parte da minha vida, eu a cada ano no período de carnaval, começo a me arrepiar por que sei que a verde e rosa vai arrasar na avenida, e entro na Ivaldo Veras sempre como se fosse meu último carnaval”, diz Riba. E ele afirma que para esse carnaval a escola deve bater um recorde de brincantes “já que a Maracatu tem todos os anos cerca de 2 mil  brincantes, e como não houve o carnaval esse ano, com certeza bateremos um novo recorde de foliões”. 


Segundo ele “bateria ainda não afinou”, mais ele falou calmo, pois como o samba da escola foi gravado na última terça-feira (20), e a partir da primeira semana de janeiro na quadra da escola no bairro Santa Rita, tamborins e repiques vão ser harmonizar com a melodia, “o samba para 2012 seria o mesmo desse ano que não houve desfile, mas a diretoria resolveu deveria se dar uma nova roupagem ao samba, e uma pequena alteração foi feita, mais a idéia original o título do samba foram mantidos.    

Rainha da Bateria
Pelo terceiro ano, a beleza à frente da bateria da Maracatu é a musa Nauva Alencar. Para ela estar como rainha da bateria é muito gratificante, pois para ela “além do conjunto do carnaval ser uma ópera popular, eu fico lisonjeada por estar ocupando o cargo que eu sempre almejei por ser a minha escola de coração, eu sou da favela mesmo! e não tenho problema nenhum em dizer, nasci no berço da escola lá na Presidente Vargas, e minha história da minha família se reflete toda na Maracatu da Favela. Começou com a minha mãe Jacira Alencar, a Baiana, uma das pioneiras da agremiação”, afirma Nauva.

Sobre o enredo “Espelho, espelho, meu...” ela afirma que se identifica muito com ele, pois para ela “uma rainha de bateria não é só beleza, tem que saber representar muito bem, e não somente naqueles 90 minutos do desfile. Como o samba da escola vai tentar passar ao apreciador do carnaval que a beleza não é somente o exterior, eu já me preparo o ano todo, porque para uma rainha é preciso também representar a escola fora da avenida, tem que saber falar, acompanhar o dia-a-dia da preparação, saber se portar a frente da bateria e se identificar com a história e as raízes da escola”, finaliza a rainha de bateria da Maracatu da Favela, Nauva Alencar.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...