domingo, 29 de janeiro de 2012

Eleições 2012
TRE na fiscalização para o cumprimento dos prazos do calendário eleitoral






De John Pacheco
Da Reportagem\Estagiário

Para o pleito deste ano, o TRE intensificará o acompanhamento junto aos movimentos políticos para atentar aos prazos do calendário das eleições de 2012, que faz parte do código eleitoral, que rege as regras para a condução das eleições em todo território nacional. O primeiro prazo cumprido foi o do dia 7 de outubro de 2011, um ano antes da votação, em que os partidos, que pretendem participar das eleições deste ano teriam que entregar o registro de seus estatutos e dos políticos que pretendem se candidatar nas eleições deste ano.
À hora da verdade
Entre os dias 10 e 30 de junho, o TRE designou para os partidos realizarem suas convenções destinadas à decisão sobre a escolha dos candidatos do partido ou fazer coligação, para  Prefeito e para Vereador. A partir desta data, também qualquer programa de rádio e televisão apresentado ou comentado por candidato não poderá ser transmitido ou realizado pelo político em eleição. E a partir do dia 1 a 5 de julho, não poderá ser exibida em emissoras de rádio e TV, qualquer propaganda política, seja ela gratuita ou paga, ou qualquer programa que faça alusão a algum candidato.     
Propaganda nas mídias
Para a propaganda política, o prazo do calendário é 6 de julho, a partir desta data estarão permitidas às mídias partidárias,  e a divulgação apenas com cartazes, placas, folders e carros de som, sendo que a propaganda política obrigatória no rádio e na televisão iniciará  no dia 21 de agosto. Quanto ao tempo de cada partido ou coligação nas mídias, ele será definido através da representação de cada legenda e sua distribuição nas assembléias e no congresso.
Atenção eleitor!
O dia 9 de Maio, é o último prazo para o eleitor tirar o título, o Assessor Técnico do TRE, Orlando Júnior, explica que estão aptos para tirar o documento, os jovens que irão completar 16 anos até a data da eleição, que irá ocorrer em 7 de outubro, mas ele lembra que entre 16 e 18 anos de idade o voto é facultativo. Este também é o prazo para que o eleitor se encaminhe até o TRE para mudar o domicílio eleitoral. Para os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, o dia 9 de maio está reservado para solicitar a transferência para uma Seção Eleitoral Especial, onde o deficiente poderá realizar o ato de cidadania com mais conforto e segurança.

Um alerta do TRE para a população, é não deixar os compromissos eleitorais para última hora, para evitar a formação de filas quilométricas, que causarão transtornos para ambos, já que o sistema de informação do Tribunal pode ficar sobrecarregado e sujeito a falhas, e a população que ficará o dia aguardando, este alerta também é destinado aos deficientes, já que mesmo no último no dia, a fila das prioridades pode estar com um grande número de pessoas.       
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...